As Aventuras de Poliana (2018) – A festa de 50 ANOS da Escola Ruth Goulart: Parte 1



O primeiro beijo.
E QUE FESTA CHEIA DE ACONTECIMENTOS! A Escola Ruth Goulart está comemorando 50 anos e, para isso, temos uma festa com o tema de época, explorado nos figurinos tão lindos que o elenco está usando… para que o momento seja emocionante e marcante na história de “As Aventuras de Poliana”, vários acontecimentos e verdades vêm à tona no evento, alguns referentes às CÁPSULAS DO TEMPO, enterradas ao longo dos anos (Débora rouba a de 1998, por puro despeito), mas nem todos… afinal de contas, também temos alguns momentos bem românticos entre Guilherme e Quel, e finalmente o casal dá um passo adiante em cenas que foram emocionantes e muito críveis! Talvez o SBT esteja, enfim, aprendendo a fazer romances que não pareçam absurdamente infantis ou distantes. Mas nesse caso também há a revelação de uma verdade…
Raquel está de castigo por causa da balada a que foi sem a autorização do pai, e que só pôde entrar com uma identidade que não era dela, porque era “só para maiores”. Agora, ela tem que limpar a padaria e não pode se arrumar ou ir para a festa da escola enquanto não terminar, e a Mirela foi uma PÉSSIMA amiga (como geralmente é) ao se recusar a ajudá-la porque “precisa fazer as unhas”. Durval é rigoroso (embora ele tivesse mesmo que ser, nessa situação), e não adianta Lorena tentar interceder pela irmã: ela está de castigo e só pode ir à festa quando terminar todo o serviço. Mas isso, na verdade, FOI O MELHOR – já que ela fica sozinha para limpar tudo, quem aparece para ajudá-la é o Guilherme, e foi muito fofo da parte dele fazer isso. O sorriso dela foi lindo, e então os dois, juntos, terminam os serviços muito mais rápidos.
E podem ir à festa…
Quel está fantasiada de “Bonequinha de Luxo”, o filme de 1961, e Guilherme fica fascinado por sua beleza. O grande momento do beijo, no entanto, é guardado para mais tarde, em uma construção bastante bonita. Enquanto isso, a festa começa, e eu estava fascinado olhando os figurinos! A Poliana estava bem hippie, usando as coisas da mãe, a Lorena estava fofa, e até a Dona Branca, que foi aluna da primeira turma da Ruth Goulart, resolve ir à festa… agora temos que falar sobre a pessoa mais linda dessa novela festa: O MARCELO! O Murilo Cezar é UM HOMÃO, sem dúvida, e embora ele seja sempre gatíssimo, ele estava ainda mais lindo que nunca nesse figurino de “50 anos atrás”. Valorizou seus ombros, valorizou seu pescoço e clavícula, ele ficou parecendo maior e mais forte… totalmente irresistível. E isso quase me distraiu de voltar a prestar atenção nos demais.
Mas vamos encerrar os comentários sobre Raquel e Guilherme… a apresentação da banda na festa começa como um desastre, pelo menos até que ele pegue o microfone e comece a cantar “O que é, o que é?”, uma das músicas mais clássicas do povo brasileiro, e logo todos estão cantando juntos, e aquilo alegra a festa lindamente… pelo menos até que o Guilherme cometa a gafe de levantar a máscara para limpar o suor e revele para o Roger que é ele cantando no palco. O pai, como sempre, fica furioso, dá uma bronca tremenda, o humilha, e Raquel escuta tudo – mas é um momento importante porque é quando Guilherme pode finalmente se abrir e dizer o que sente, dizer quem é (neto de Glória e irmão da Filipa), e o porquê de mentir, por não querer ser visto apenas pelo seu sobrenome, pela roupa que usa… não querer que pessoas se aproximem dele por causa de status, dinheiro ou interesse.
Ele só quer que gostem dele pelo o que ele é!
Digo que é um momento muito importante porque Guilherme e Raquel agora se conhecem melhor do que nunca… ele pede segredo, e ela promete guardá-lo, e ele até chega a pedir um “beijo”, meio que na brincadeira, e depois completa: “Mas eu sei que não pode. Mas nada te proíbe de dançar comigo”. Assim, eles dançam de forma bem romântica, enquanto Mirela assiste e sai com raiva, porque “tudo deu errado para ela”. Talvez se transformando em uma vilã (?), ela chama Raquel de falsa e traíra e diz que “ela não vai ficar com o Guilherme”, mas eu acho que quem vai ajudar Mirela a superar isso tudo é o Vinícius, é claro, sempre um fofo e presente, e a Dona Branca, que é uma avó e tanto falando com ela e a aconselhando! “Não se esqueça nunca, Mirela, que você é uma menina linda e muito especial!” Por enquanto não adianta…
Mas quem sabe depois?
Por fim, quando Marcelo deixa a sua câmera com o Guilherme para ir abrir a cápsula da sua turma, o garoto aproveita para tirar uma foto da Raquel, e depois pergunta se “ela quer ver como ficou”. A cena é bem clichê, mas nem por isso menos bonita. Guilherme revela a foto, diz que ela está linda, “e não podia ser diferente”, e então ELES SE BEIJAM… e eu fiquei surpreso em acreditar no beijo, que não é como os beijos ridículos e fracos do SBT, tampouco um beijo exagerado… mas um beijo na medida certa para ser sincero, apaixonado e não apenas uma “bitoquinha”. Mas sabendo que algo está acontecendo entre eles, Mirela surta, a acusa de um monte de coisas, e felizmente a Quel é sábia o suficiente para devolver, voltando ao castigo na padaria e dizendo que “o Guilherme só fez o que qualquer amigo de verdade faria”, por exemplo. Mas Mirela está furiosa e promete: “Se você roubar o Guilherme de mim, a nossa amizade acaba. Pra sempre!”
Uhm.
Talvez Raquel não precise de alguém como a Mirela em sua vida mesmo…

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário