The 100 5x12 – Damocles, Parte I



“My brother, my responsibility”
Uma característica fortíssima em “The 100” é o fato de todos esses personagens serem falhos. Se paramos para pensar na história de cada um desde o início da série, conseguimos ver claramente o quanto já torcemos por eles, o quanto já os admiramos e, em outros momentos, o quanto os odiamos. Essa imperfeição oscilando entre o certo e o errado os torna muito humanos, mas nesse episódio eu percebi, também, que estava tendo dificuldade para me importar. Sem torcer muito para nenhum dos lados, não sei o que sentir enquanto assisto aos episódios, além de raiva e falta de paciência com a Clarke, por exemplo, que estava bem babaca “protegendo” a Madi, e celebrei duas mortes que podem nem se concretizar. Quer dizer, uma delas já foi impedida, mas eu estava ansioso para ver a Octavia morrer. Não aconteceu. Espero que pelo menos o Kane tenha ido de verdade!
Quando vai a Abby?
A GUERRA COMEÇOU, aquela guerra que, independente do que ela diga ou pense, Octavia iniciou, e Wonkru não tem a vantagem que esperava – assim, um grande número dos seus já é morto e precisam se retirar. Octavia e Bellamy ficam para trás, caídos depois de um tiro poderoso que os desnorteia, presos ao chão durante todo o dia, porque a qualquer sinal de movimento, eles serão assassinados. Enquanto isso, Clarke tenta convencer Madi de que essa foi a escolha certa, “porque Octavia as teria matado”, mas eu gosto muito de como Madi não se rende às imposições de Clarke sem lutar. Ela tem opiniões e vai lutar pelo que acredita! “I’m not a child anymore, I’m a Commander. And my people are dying”. Clarke, no entanto, é capaz das piores atrocidades, pautada em um discurso de “proteção” que parece totalmente descabido e revoltante.
Também já é tarde demais para se render e dividir o Shadow Valley – McCreary nunca aceitaria isso. Mesmo assim, caídos no chão, Bellamy diz a Octavia que isso tudo é culpa dela, por ser insensata e teimosa, e que aquelas pessoas morreram POR SUA CAUSA. E morreram mesmo! As cenas ainda ganham um drama extra quando Bellamy e Octavia, durante a noite, tentam escapar esquivando-se das luzes dos faróis, mas encontram Indra, ainda viva, e Gaia que, embora esteja viva, está perto da morte. Com essa complicação a mais e sem saber o que fazer, o grupo fica escondido atrás de uma pedra, enquanto esperam que Wonkru venha ajudá-los. Mas eles não vêm ainda. Quem está tentando fazer algo é o grupo de Echo, Raven e Shaw, que vão até Madi para libertá-la e levá-la com eles, como Comandante, porque é disso que eles precisam agora.
Mas Clarke não vai permitir.
Clarke estava totalmente DESPREZÍVEL nesse episódio. Sua teimosia era tão grande quanto a de Octavia, e embora Madi lute e se imponha, dizendo a Clarke que ela vai com eles, Clarke tem tudo planejado, e deixa o microfone ligado, fazendo com que os homens de McCreary venham prendê-los antes que possam escapar. Então Clarke devolve Shaw e os mísseis a McCreary, praticamente, como uma traidora babaca e arrogante, e ela só muda sua atitude quando Madi fala como uma COMANDANTE, dizendo as coisas que Lexa gostaria de ter lhe dito… como se arrepende de tê-la traído em Mount Weather, por exemplo, e como deseja que Clarke não cometa os mesmos erros. Foi uma cena bem forte, e então Clarke chora, se volta contra os homens de McCreary e ajuda os antigos amigos a escapar, inclusive Echo – a fala de “despedida” com Madi foi linda, como o abraço.
Então, os núcleos se chocam. Quando a vida de Octavia corre perigo e ela pergunta a Bellamy “por que ele se importa se ela morrer, se não era isso que ele queria”, ele diz que era, e isso é o suficiente, por ora, para causar uma impressão em Octavia e fazê-la mudar sua atitude. Assim, como um deles precisa se entregar para que os demais consigam fugir levando Gaia, ela decide fazê-lo: “My brother, my responsibility”. Mas é claro que Octavia NÃO se sacrifica. Ela atira enquanto pode, grita a sua frase (sobre Wonkru e escolher e tudo o mais), e então espera a morte de braços abertos, mas ela não vem. No último minuto, aumentando a carga dramática do episódio (mas a minha raiva, porque eu queria que Octavia morresse!), Octavia é salva não por Wonkru, mas pelo grupo formado por Murphy, Emori e Echo… com Madi, a Comandante, no volante.
Talvez agora ela aprenda.

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários

  1. Boa noite. Adoro vir aqui ler suas análises e refletir sobre os episódios.
    Concordo que está bem difícil se importar com a grande maioria dos personagens, pois só nos importamos quando nos identificamos com eles, com o que passam ou suas escolhas, e não tem sido tão fácil nessa temporada.
    Contudo, confesso que estou torcendo pelo Kane. Principalmente por adorar a atuação do ator Henry Ian e querer que ele continue na série por mais tempo. Apesar de entender porque a grande maioria está com raiva do personagem nesta temporada devido a essa trama em que ele está traindo seu povo, eu confesso que consigo entender, compreender, pois me identifico com essa decisão. Trair o seu líder não é nem nunca foi algo bonito, mas em certas situações, quando esses líderes não são o melhor para o seu povo, ou pelo menos você realmente acredita que não, isso pode ter de acontecer. E chamo a atenção para o fato de que o Kane tem estado desde a temporada 3 tentando inspirar a Octavia, quando o Lincoln morreu, ele não queria deixar ela ir por esse caminho de vingança e autodestruição. Na temporada 4 ele a impediu de matar Illian da mesma forma que o Pike assassinou Lincoln, e isso com certeza foi uma maneira de tentar salvar ela de sua escuridão. Durante o conclave ele esteve ao lado dela, apoiando, tendo fé de que ela venceria, enquanto Jaha e Clarcke estavam conspirando para trancar o bunker sem nem esperar pela Octavia. E depois Kane teve de apagar seu próprio povo com o gás sonífero para evitar que eles se rebelassem e gerassem um massacre lá dentro. Mais uma vez, decisão tomada por confiar que Octavia era a pessoa certa para guiá-los e liderá-los. Ele teve de sacrificar a maioria, e você vê na atuação de Henry o quanto isso foi difícil para o Kane, no momento em que ele chora e diz "This is how we save our people".
    E nessa temporada 5, pudemos ver que ele estava tentando nos 6 anos no bunker apoiar ela, inspirá-la a fazer o bem. Do meu ponto de vista, o momento em que ele cedeu para esse sentimento de traição foi após as lutas na arena, que é um problema por ter se tornado uma "diversão" para quem estava lá assistir. Já é ruim ter que matar os inimigos de Wonkru, kane entende essa necessidade, que faz todos os outros seguirem a Octavia e não se rebelarem. Porém essas lutas na Arena se tornaram uma diversão, as pessoas olhavam e torciam, e o Kane não conseguiu aceitar essa selvageria. E claro, o momento derradeiro foi o canibalismo no episódio 11 que, por mais que fosse vital para garantir a sobrevivência no bunker, não deveria deixar de ser uma escolha de cada pessoa. Porque não se trata apenas de comer ou não comer, como uma salada que você não gosta. Se trata de comer outras pessoas, que tu conviveu, conheceu. É uma forma de perder sua alma para a escuridão. Curisiodade: Sabia que ator Henry Ian é vegano? Ele não come carne mesmo, por isso aquele cubo que ele comeu para gravar o episódio era vegetariano, nada de carne. Isso tornou a atuação dele na cena ainda mais forte, pois o próprio ator confessou que não foi nada agradável gravar aquilo.
    E por fim, quando a Octavia então começou a matar as pessoas que não comeram a carne humana, o Kane foi obrigado a ir contra suas crenças, a engolir seu orgulho, e comer também, para inspirar os demais e salvá-los de Octavia. Esse é um momento importante pois é aqui, nesse momento, em que ele de fato perdeu a fé nela, perdeu a esperança de que ela poderia ser salva. E mesmo assim, no episódio 4, quando ele luta na arena, antes de ir para a segunda luta, ele ainda tenta, uma última vez, alcançar a humanidade dela, convencê-la de que não é tarde demais para fazer a coisa certa. Então é por isso que entendo e me identifico com o personagem e torço por ele. Não é um santo, não é um herói. Ele é só uma pessoa que já não acredita que Octavia tenha salvação, e que não é o melhor mais para as pessoas ali.
    Desculpe por ter me estendido, mas queria compartilhar essa visão que tenho do personagem que, embora odiado por muitos devido a traição, compreendido por mim pelos fatores acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno! MUITO OBRIGADO pelo comentário, e fico muito feliz em saber que você gosta de vir e ler sobre The 100. Sobre o Henry Ian Cusick, eu também estava muito fadado a gostar dele desde o início de The 100 por causa de "Lost", eu adorava o Desmond! No entanto, realmente está difícil nessa temporada, tanto ele como Abby (essa há algum tempo maior!), mas a sua leitura é realmente memorável! Eu não tinha parado para pensar na relação de Kane e Octavia ao longo das últimas temporadas, e é algo importante a ser levado em consideração... não se "desculpa por ter se estendido", é um máximo discutir o episódio, é em parte por isso que posto também! Quero saber opiniões, ter essas discussões, adorei saber sua opinião, porque isso aprofundou minha ideia de Kane de forma importante! E o que você pensa sobre Abby? Porque ela teve uma participação fortíssima nesse horror todo do canibalismo, mas ninguém parece levar isso em consideração... o próprio Kane segue acreditando nela, confiando nela, e isso me incomoda. Mas pode ser birra com a Abby, faz tempo que eu não gosto dela mesmo!

      Volte sempre! Quero ver suas opiniões sobre o último episódio! :D

      Excluir

Postar um comentário