Quando Nos Conhecemos (When We First Met, 2018)



“All he needs is a second chance”
Viajar no tempo é um sonho INTRIGANTE. Como vocês bem sabem, a partir de zilhões de textos aqui no Parada Temporal, eu sou apaixonado pela linha da ficção científica que se dedica às viagens no tempo, e em parte eu seria como Noah Ashby ao notar, pela primeira vez, que tinha voltado no tempo: ESTARIA CANTANDO “BACK IN TIME”, e eu acho que essa é uma das referências mais bonitas de “Quando Nos Conhecemos”, que não podia deixar passar o momento Marty McFly, de “De Volta Para o Futuro”, quando Noah percebe a data em um jornal. O filme é uma deliciosa comédia romântica com um toque de “Efeito Borboleta”, mas sem as consequências catastróficas ou o lado mais pesado daquele filme (que eu adoro!). Muito mais leve e divertido, o filme conta a história de um cara apaixonado que faz de tudo para estar com a mulher que ama.
Mesmo que nunca dê certo…
O filme começa no dia 01 de Novembro de 2017, no noivado de Avery com Ethan, enquanto Noah se embebeda, incapaz de se conformar com ter perdido a mulher por quem se apaixonou há 3 anos e um dia, no dia 31 de Outubro de 2014, em uma Festa de Halloween pra um cara alto, lindo, gente boa e bem-sucedido que ela conheceu no dia seguinte. Através de suas memórias, revemos a primeira noite perfeita, quando eles se conheceram durante a festa por causa do “Hulk Esmaga”, falaram sobre um filme que ele adorava, sobre jazz e jogaram pebolim na casa dela… para ele, ele estava se apaixonando; para ela, ela estava conhecendo o seu melhor amigo. E foi isso. Eles nunca estiveram juntos nem nada, mas Noah alimentou essa paixão secreta por todo esse tempo, e agora está lá, vomitando no banheiro da casa dela, roubando um prato com a foto de Avery e Ethan, e sendo levado embora pela melhor amiga dela, Carrie.
Deprimente.
Então Noah retorna ao bar de jazz e à cabine fotográfica em que tirou fotos com Avery naquela primeira noite, e deseja, mais do que tudo, que tivesse uma segunda chance. Então, ao acionar a cabine fotográfica/máquina do tempo, ele desperta na manhã do dia 31 de Outubro de 2014, DE VOLTA NO TEMPO (!), e ganha a segunda chance que tanto queria… embora a estrague lindamente. Ali, ele conhece Carrie tirando fotos do lado de fora do escritório de Max, vai à festa fantasiado de James Bond, mas não é nada sutil ao já saber tudo sobre Avery. Seu drink favorito, o fato de ser filha de militar, gostar de jazz e um monte de coisas… tanto que ele é tachado como um “stalker”, e eu RI MUITO quando Carrie o atacou com uma árvore (!) em defesa da amiga… mesma coisa que acontece três anos depois, quando ele acorda novamente no dia 01 de Novembro de 2017, na manhã antes da festa de noivado de Avery e Ethan…
Mas ninguém se lembra dele.
Desse modo, Noah agora tem o poder de voltar no tempo, através daquela cabine fotográfica, mas ele precisa pensar bem no que está fazendo. Afinal de contas, depois de mudar a história, ele desperta três anos depois, tendo que lidar com as consequências de suas ações, numa vibe bem “Efeito Borboleta” mesmo. Na próxima vez em que volta no tempo, de volta à festa de Halloween, ele convida Max, seu melhor amigo, para ir com ele, e ele dá uns conselhos um tanto quanto duvidosos. Mas, surpreendentemente, o lance de “ser arrogante, mas de leve” dá resultados… é totalmente diferente de qualquer outra tentativa, Avery não dá muita atenção para ele inicialmente, mas existe certa atração pela nova personalidade bad boy do Noah, e então eles acabam caindo na piscina e se tornam o casal que se beija na piscina, ao invés do Sexy Waldo.
Okay.
Quando acorda três anos depois, Noah está deitado seminu ao lado de Avery na cama, e acredita que deu tudo certo. Mas não, ainda não. Ela acha estranho que ele tenha ficado até amanhecer, ou que a esteja “abraçando de conchinha” agora, porque, basicamente, ele virou um babaca completo ao longo desses três anos. Apenas alguém com quem Avery tem sexo casual e que a impede de conhecer um cara decente. O Ethan, na verdade. Mas o Ethan está ali, presente, saindo para correr com ela e Carrie, também com Noah, naquela manhã em específico, ao menos. E quando Noah se machuca, os caminhos de Avery e Ethan se aproximam novamente, enquanto Carrie fica para trás para “cuidar” de Noah e, pela primeira vez, eles têm uma conversa significativa, em que ele se abre sobre estar apaixonado por Avery, e ela lhe dá muito bons conselhos.
O amor é mais sobre “coisas intangíveis”.
Mas Noah está fixado em “fazer isso dar certo”, e retorna mais uma vez a 2014, disposto a, dessa vez, “dar a Avery o que Ethan tem e ele não”: UM FUTURO. Assim, ele assume responsabilidades, compartilha momentos até fofos com Avery naquela noite de 31 de Outubro de 2014, e quando acorda em 2017, percebe que, naquela noite, a festa de noivado é dos dois. Ele é um homem bem-sucedido, rico, tem uma casa linda, acaba de ganhar um cargo importante, mas não é feliz. Avery tampouco é feliz. Ele tem um zilhão de responsabilidades, até chega atrasado no próprio noivado, e ela só desejava que “as coisas fossem diferentes”. É doloroso quando ele percebe que as situações se inverteram, que dessa vez Ethan é o cara se embebedando na festa de noivado, vomitando no banheiro e roubando um prato de decoração, mas é muito mais triste quando ele percebe que Avery não o ama (Essa sequência toda tem uma vibe meio "Click").
Então, ele decide fazer o que é certo: COLOCAR AVERY E ETHAN JUNTOS!
Assim, ele volta para 2014 no que deveria ser a última vez. Dessa vez, ele vai à festa como CUPIDO, e leva Ethan com ele, buscando-o em casa e dizendo que está “prestes a mudar a sua vida”. E Ethan e Avery realmente parecem se entender desde o primeiro momento, mesmo que o encontro seja diferente, e não na manhã seguinte, no mercado, quando ele aparece todo lindo e irresistível. Vendo os dois se aproximarem, Noah curiosamente se aproxima de Carrie, a melhor amiga de Noah, E QUE MOMENTOS MÁGICOS. Ele conversa com ela, se diverte, se conectam – e ele percebe que o destino sempre esteve aproximando Avery de Ethan, e ele de Carrie, mas ele não deu atenção para isso. Agora, no bar de jazz, ele descobre que tudo o que o fazia pensar que “Avery era a mulher perfeita para ele” era, na verdade, coisas de Carrie. O filme. O jazz. O pebolim.
Dessa vez, OS QUATRO TIRAM FOTOS JUNTOS na cabine.
E é meu momento favorito do filme.
Mas ainda não é o suficiente. 01 de Novembro de 2017, e Noah vai atrás de Carrie em um daqueles momentos arrebatadores de filmes românticos, em que ele diz que percebeu que era ela o tempo todo, e a beija na porta de sua casa… mas as coisas não são assim. Afinal de contas, ela acabou voltando com o seu ex, e embora ela tenha pensado nele algumas vezes, não pode simplesmente largar tudo e estar com ele – PORQUE AS COISAS NÃO SÃO ASSIM. Então, finalmente Noah entende o que precisa ser feito: ele precisa voltar a 31 de Outubro de 2014 pela última vez e, dessa vez, não mudar nada. Porque, no fim das contas, a Avery estava destinada a ficar com o Ethan, e ele estava destinado a ficar com Carrie, mas eles precisavam da Avery para se aproximarem. Assim, embora a relação deles não fosse romântica, ele precisava daquela amizade.
Assim, ele volta a 2014, e faz tudo exatamente como foi da primeira vez. As conversas, a cena na beira da piscina, a música no bar de jazz, as fotos na cabine fotográfica… tudo. Felizmente, no entanto, ele consegue retornar a 2017 antes do papelão de se embebedar e vomitar no banheiro de Avery, porque isso não faz mais sentido: ele percebeu que não a ama, e que deveria estar com Carrie. Por isso, ele deixa as coisas serem como sempre deveriam ter sido, e conversa com ela durante a festa de noivado, tirando-a dali mais cedo, para que eles possam viver sua vida. E SEREM FELIZES. Foi um final lindo, com uma lição incrível, e super romântico – e todos ficaram felizes. Destaque para os créditos repletos de fotos de Noah ao lado de Carrie! Um filme leve, divertido, uma fofíssima comédia romântica com um toque de “Feitiço do Tempo”, que eu ADORO.
<3


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários