Power Rangers Turbo



Não tinha como ser diferente: “SHIFT INTO TURBO!”
Algumas pessoas podem não gostar tanto assim de “Power Rangers Turbo”, mas todos devem concordar que essa é a temporada que REVOLUCIONA a franquia de “Power Rangers”. Vínhamos em algo bem linear e parecido até então, e aqui as coisas se separam de vez. Além de ser a primeira temporada a reformar totalmente a equipe de Power Rangers, também é a temporada em que Zordon e Alpha 5 vão embora, deixando Dimitria como mentora dos Rangers, com Alpha 6, além de termos deixado a frase “It’s morphin’ time!” para trás. Não é que eu não gostasse da frase, porque ela é o cúmulo da nostalgia, mas eu gosto de ver as coisas MUDAREM. A série ainda não mudou a ponto de ter equipes e histórias independentes a cada ano, como é o caso no original Super Sentai, mas “Power Rangers” começa a empreender essas pequenas mudanças até que chegue lá.
Confesso que não sou um grande fã da primeira parte da temporada. Sim, temos alguns episódios divertidos como “Honey, I Shrunk the Kids”, de que eu gosto bastante, mas o fim da jornada de Tommy, Tanya, Kat e Adam não figura entre os melhores episódios de “Power Rangers”. Mas as coisas mudam bastante quando a nova equipe assume o manto de Turbo Rangers ao lado de Justin, sendo eles Cassie, T. J., Carlos e Ashley… com vigor renovado, eles protagonizam uma nova leva de episódios a partir de “Passing the Torch”, e eu gosto do trabalho do roteiro que, agora, trabalha com uma trama mais elaborada que dura por episódios a fio, ainda que tenhamos vários episódios independentes e que seguem a fórmula padrão da franquia. Não é mais apenas “encontrar o detonador de Divatox”, e tem de fato uma trama a ser desenvolvida.
Vemos isso pela grande finalização da temporada, também. Ao longo de episódios, a história da temporada é construída e os Rangers precisam enfrentar Evil Zords, por exemplo, o que culmina em uma grande e última batalha dos Turbo Rangers contra Goldgoyle, o monstro que consegue destruir os dois Megazords da temporada antes de ser ele mesmo derrotado. Com essa fraqueza adquirida, e sem Dimitria e Alpha 6, que foram para Eltar ajudar Zordon, uma vez que o planeta está sendo atacado, os Rangers estão mais vulneráveis que nunca, e o Season Finale traz bem um gostinho de CLÍMAX e de finalização épica. Eles lutam bravamente enquanto Divatox e todo um exército de monstros e piranhatrons invadem a Câmara do Poder, o que, por sua vez, inteligentemente conecta a trama ao que veremos no ano seguinte, em “Power Rangers in Space”.
É sensacional! \o/
A temporada, de 45 episódios, foi ao ar entre 19 de Abril e 24 de Novembro de 1997, com uma pausa no meio antes que os antigos Turbo Rangers passassem a “tocha” para a mais nova equipe de Rangers. Na transferência de poder, apenas Justin Stewart mantém-se como o Turbo Ranger Azul, e ele é a primeira criança a se tornar um POWER RANGER. Quando éramos crianças, nós todos meio que invejávamos o Justin, embora fosse um pouquinho bizarro como ele “crescia” para o tamanho adulto quando se tornava um Power Ranger. É diferente do caso de Kotaro, em “Uchuu Sentai Kyuranger”, também um kyuranger criança, mas ele mantém o tamanho infantil quando está lutando, o que é bem bacana. De todo modo, Justin é um bom Ranger Azul cuja trama principal envolve o desejo de que seu pai possa estar junto dele, e não mais trabalhando em outras cidades.
No meio da temporada, ainda tivemos a ajuda de outros personagens. Dentre eles, temos os Robot Rangers, que aparecem em apenas um episódio da temporada e não são mais mencionados, embora eles pudessem ser de muita ajuda em momentos importantes como o Season Finale desesperador. Também temos o Phantom Ranger, um Ranger misterioso e sem rosto que aparece para ajudar os Turbo Rangers como um amigo, mas sempre desaparece sem que eles saibam se ele tem uma identidade por baixo de seu uniforme ou não. Ao que tudo indica, não. Mesmo assim, ele desperta a paixão de Cassie, e é uma trama bem bacana que, infelizmente, não é bem aproveitada. E, falando nisso, também temos a trama de Dimitria e Divatox possivelmente serem irmãs gêmeas, mas isso nunca chega a ser realmente desenvolvido nos episódios.
Algumas filmagens da QUINTA TEMPORADA de “Power Rangers” são reaproveitadas das filmagens originais da 20ª Temporada do “Super Sentai”, “Gekisou Sentai Carranger”, de 1996, mas nessa época os Estados Unidos já faziam várias filmagens originais para completar as que já vinham prontas do Japão, como todas as cenas em que os Turbo Rangers aparecem sem seus capacetes, ou até uma vez em que eles apareceram no Youth Center para ajudar a salvar o emprego de Bulk e Skull! É uma temporada bem interessante na história de “Power Rangers”, e eu sou apaixonado pelo seu uniforme, bem simples, mas muito bonito, com os principais detalhes, automobilísticos, colocados nos capacetes. Uma pena que eles não usem as luzes dos capacetes com mais frequência, como chegaram a usar no filme que deu início à temporada. Depois de “Turbo”, é hora de ir para o ESPAÇO!


Para mais postagens de Power Rangers Turbo, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários