The Promised Neverland 2x08

“Eu vou fazer todos vocês morrerem”

Esse é o melhor episódio da segunda temporada de “The Promised Neverland”, e ainda assim eu não acho que seja um episódio perfeito – mas isso em parte por causa da expectativa que criei com a história graças à primeira temporada… a cada episódio que passa eu tenho mais vontade de ir para o mangá para poder me aprofundar em histórias que a temporada parece estar escolhendo ignorar, ou apresentar de forma tão breve que é quase incompreensível. Eu gostei dos 6 minutos que foram dedicados ao Norman no início do episódio, mas, preciso dizer: SÓ 6 MINUTOS? Desde o retorno de Norman que estou esperando um flashback que nos mostrasse o que aconteceu com ele desde que foi levado de Grace Field, e agora sinto que Lambda 7214 tinha muita coisa a oferecer e tudo foi desnecessariamente corrido para chegar a outra parte “mais ágil” da história.

Sei lá, eu gosto da ação… mas eu também gostava da pegada inteligente da primeira temporada.

O início do episódio, então, mostra o que há muito tempo queríamos ver: como Norman sobreviveu depois de ser levado por Isabela. Do lado de fora da fazenda, ele conhece o Sr. Ratri, um homem misterioso que o leva para outro lugar, para “ajudá-lo em suas pesquisas”, e então conhecemos, de passagem, Lambda 7214, um lugar onde Norman era submetido a uma série de testes… os testes propriamente ditos, os personagens novos que estavam ali, os espaços que compunham o novo cenário e mesmo as motivações dos vilões não ficam claros o suficiente nessa parte toda de Lambda 7214, infelizmente. Em determinado momento, temos flashes aparentemente REPLETOS de possibilidades que renderiam boas histórias e que foram deixados de lado… no lugar, vemos apenas o Norman ficando doente e armando um plano de fuga para acabar com Lambda.

Então, já estamos de volta onde estávamos da última vez.

Sinceramente, eu não me empolguei nada em acompanhar a jornada de Emma, Ray, Don e Gilda – eles estão andando pela floresta, fantasiados de demônio, procurando por Mujika e Sonju na esperança ingênua de Emma de poder impedir o massacre proposto por Norman e, quem sabe, fazer com que humanos e demônios coexistam… na jornada deles, eles precisam enfrentar demônios selvagens, e até mesmo essa parte, que é mais voltada para a ação, parece extremamente corrida, porque subitamente eles são salvos por Mujika e Sonju… a única parte de que gostei de verdade foi ver o Ray todo fodão salvando a Emma quando um demônio estava quase a atacando! Agora, o grupo está reunido com Mujika e Sonju, e eles vão pedir sua ajuda, embora eu não ache que seja do interesse dos dois demônios ir encontrar o cara que quer acabar com todos eles.

Em paralelo, enquanto Emma e os demais estão longe, Norman planeja levar seu plano a cabo e matar todos os demônios – e é um verdadeiro massacre genocida comandado por um adolescente que, no fundo, não passa de um garotinho assustado (como Emma o vê no fim do episódio). É uma sequência bizarra de explosões, destruição, demônios se degenerando e Norman está no meio disso tudo, sanguinário e buscando vingança, enquanto demônios choram por outros demônios que perderam suas vidas… é assustador. Só tem um momento muito bem concebido em que Norman hesita, quando uma garotinha chamada Emma chama pelo avô demônio, e eles se abraçam quando se encontram… não que isso o impeça de tentar matar o avô da garota, quando descobre que ele tem o “sangue amaldiçoado” como o de Mujika e Sonju. Mas é nesse momento que Emma e os demais aparecem, assustados com as ações de Norman, mas talvez tarde demais para impedi-lo ou salvá-lo.

Vamos ver o que “The Promised Neverland” nos trará em seguida!

Qual plano será levado adiante, afinal?

 

Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.

 

Comentários