Amy, a Menina da Mochila Azul – Amy em San Felipe

As injustiças da vida…

Eu estou numa fase de “Amy, a Menina da Mochila Azul” em que eu estou sentindo tanta raiva que não é normal para uma novela infantil! Acontece que Minerva finalmente conseguiu o que queria, e levou Amy para San Felipe… agora, ela tem que viver um verdadeiro inferno ao lado de outras crianças maltratadas naquele lugar, tudo porque não quis entregar o “amigo” Gato – coloco a palavra entre aspas porque me recuso a dizer que Gato é amigo de Amy, tendo feito o que ele fez; ele agiu deliberadamente, foi egoísta e, mesmo sabendo que podia ferrar a Amy, ele seguiu em frente e é só por culpa dele que ela foi enviada para San Felipe. Enquanto Amy está sofrendo horrores, então, Gato se torna “Adrián Betancourt”, o filho que Leonora encontrou para Octávio… então, Adrián condenou Amy a San Felipe enquanto assumiu uma vida que não é dele onde ganha tudo do bom e do melhor.

A maior ironia é que a verdadeira filha de Octávio é a Amy.

Isso tudo é muito injusto.

Octávio é um homem desesperado e previsível – Leonora sabe que, se entregar para ele “o filho que ele tanto procura”, ele estará nas suas mãos. O plano de Leonora, agora, é manipular Octávio através de “Adrián Betancourt”, inclusive instruindo o Gato, agora Adrián, a fazer com que Octávio termine o seu namoro com Emília… tudo é bem injusto. Octávio fica felicíssimo e emocionado, enquanto Adrián explora a casa, o seu quarto e toda a boa vida que terá de agora em diante… e ele pode dizer o que quiser, mas é visível que ele está gostando daquilo tudo… por mais que seja uma mentira insensível – e eu tenho uma raiva profunda do Gato, porque ele está brincando com os sentimentos de Octávio (não importa se manipulado por Leonora e Cláudio ou não) e tendo uma vida perfeita, depois do que fez com Amy, que está em San Felipe por sua causa.

Também percebemos de imediato que Octávio não sabe ser pai – e acredito que não saberia mesmo. Ele tem algumas crenças equivocadas e um desejo infinito de “compensar o tempo perdido”, das piores maneiras possíveis. Ele vai mimar o Adrián e fazer todas as suas vontades, dando aos empregados ordens absurdas como 1) que o quarto sempre esteja cheio dos doces de que Adrián mais gosta; e 2) que a cozinha sempre tenha três sobremesas diferentes para que ele escolha qual quer. Sinceramente, Octávio está preparado para criar um monstro. Feliz, Octávio agradece Leonora, diz que isso tudo é graças a ela… e é interessante como a edição da novela faz um paralelo usando as mesmas falas enquanto Leonora apresenta a Adrián “sua nova casa” e Minerva apresenta a Amy “sua nova casa”. Ou a marca de nascença, falsa em Adrián, verdadeira em Amy.

E Minerva a esfrega e tenta tirá-la, como se fosse sujeira.

Amy vai passar por maus bocados agora, em San Felipe – o lugar é um inferno e as cenas são fortíssimas, exageradas e tristes. Ela toma um banho, tem o cabelo preso em um rabo de cavalo apertado e coloca um uniforme como das outras crianças; Carlota, então, manda Minerva jogar fora suas coisas: a mochila azul e o telescópio que ganhou de Raúl. Amy até tenta desafiar a bruxa (“Não me importa que me castigue, mas as minhas coisas você não vai jogar no lixo, você não tem o direito. São minhas e eu vou ficar com elas!”), e chega a mordê-la, mas ela acaba sendo castigada, presa a uma espécie de cadeira de tortura, e Carlota diz que vai queimar a sua mochila, na frente de todos, para que eles aprendam uma lição… é excessivamente cruel e doloroso, e as lágrimas de Amy parecem nos atingir, então é uma sequência difícil de se assistir, de verdade!

Carlota grita o tempo todo, Amy chora o tempo todo…

À noite, sozinha numa cozinha escura e lavando toda a louça do jantar, Amy escuta a voz de uma criança chamando seu nome e pedindo ajuda – mais tarde, ela descobre que é “o fantasma da torre”, como as crianças o chamam. Na hora de dormir, Carlota faz as crianças (e Minerva) recitarem as rigorosas e absurdas regras do internato para que Amy as conheça, e aquele lugar é uma mistura doentia de exploração e tortura. Antes de dormir, ela conta sua história às meninas, e então diz que pretende recuperar suas coisas, de qualquer maneira: são a única lembrança que ela tem do lado de fora. Enquanto Amy sofre e arma planos, por mais arriscados que seja, para recuperar suas coisas, o povoado inteiro sente a sua falta… Raúl está arrasado, chorando sentado à janela, olhando para as estrelas e pensando em Amy. Matías, por sua vez, chega a ficar doente e ir para o hospital.

Não sei se ele vai suportar.

E isso está tudo muito triste!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários