Sítio do Picapau Amarelo (2004) – D.A.N.C.E.: Parte 5

“Sem esse amor não tenho nada, te entreguei meu coração…”

Estamos encerrando “D.A.N.C.E.” e é uma história de 2004 que deixa saudades… bem melhor que “A Menina da Selva”, embora eu ainda não ache melhor que “A Dama dos Pés de Cabra”, “D.A.N.C.E.” é leve, divertida e engrena no final quando temos um monte de histórias diferentes acontecendo, com direito a uma poção de envelhecimento, o tempo parado, um antídoto feito pelo Visconde e uma vingança da Cuca… é uma ótima história, por fim! Recentemente, Elvira bancou a bruxa da Branca de Neve e deu uma goiaba envenenada para a Diana, com uma poção de envelhecimento preparada pela Cuca, e a Diana começou a envelhecer tão depressa que a Emília precisou parar o tempo no Arraial dos Tucanos enquanto o Visconde estudava a goiaba envenenada e buscava um antídoto para o feitiço – um antídoto que, ele descobre, depende do Quindim!

Na confusão toda, o Rabicó é pego pelo Pesadelo e quase vira leitão assado, mas ele acaba sendo ajudado pelo próprio Quindim, que ouve os seus pedidos de socorro, e então o Pedrinho acaba sendo capturado pela Cuca quando vai atrás do Rabicó! Então, a Cuca está preparada para colocar o Pedrinho no caldeirão naquele dia… eu fico com dó do Pedrinho, mas o João Vitor era tão fofinho que eu acabo rindo dele dentro do caldeirão da Cuca, tentando convencer a jacaroa de que a sua carne é dura demais para comer… então, ele consegue enrolar a Cuca por um tempo, mesmo que ela esteja com um martelo de bater bife na mão e, depois, ameaça cortá-lo em fatias primeiro para depois amaciar a carne. Enquanto o Pedrinho está amarrado na mesa da Cuca, prestes a virar bife, ele acaba sendo ajudado pelo seu amigo Saci e tudo fica bem!

Então, agora todos podem se concentrar em salvar a Diana do envelhecimento acelerado. Quindim corre para o Sítio do Picapau Amarelo para ajudar o Visconde, e eu fiquei com dó do rinoceronte tendo o seu chifre ralado pelo sabugo de milho, mas o antídoto fica pronto! Um antídoto que o Zé leva voando (literalmente) para o Arraial dos Tucanos – E ENTÃO A DIANA VOLTA AO NORMAL. Quando ela acorda, ela nem se lembra do que aconteceu, e é a Emília e o restante do pessoal que precisam explicar para ela sobre o plano da Elvira e como ela virou uma velhinha. Pelo menos agora ninguém mais vai duvidar da Emília quando ela diz que a “Ervilha” não presta. E Geninho convence Elvira a fugir, porque todo mundo deve estar atrás dela a uma hora dessas, então é melhor eles se afastarem um pouco se não quiserem ir para a cadeia.

Mas eles voltarão!

As coisas não ficam bem para a Diana por muito tempo, porque logo que ela acorda, Iara aparece no seu quarto na pensão para “buscar o que é seu”: o Elvis McCartney. Iara não entende o que está acontecendo, e novamente é a bonequinha de pano que tem que explicar tudo – como Iara está com o seu coração, mas isso não significa que ele esteja apaixonado por ela nem nada assim. Elvis fica lá no fundo do riacho, cheirando a peixe já, até que Pedrinho resolva ir pessoalmente salvar o amigo. Então, o garoto corajoso provoca a Iara até que ela decida transformá-lo em pedra, e usa um truque antigo, mas perfeitamente eficaz: quando Iara lança o feitiço contra ele, ele o rebate com um espelho e quem vira uma estátua é a própria Iara… como o Pedrinho explica: isso funcionou com o Perseu antes, por que não funcionaria de novo?

Assim, o Pedrinho salva o Elvis!

Com a poção do envelhecimento dela não funcionando contra a Diana, Cuca fica FURIOSA, e aqui temos uma das melhores sequências que já vimos da Cuca – a Cuca é maravilhosa, icônica, um meme ambulante, e ela estava mais “má, perversa e ruim” do que nunca planejando a sua vingança, com a caverna toda escura, dramática como nunca… o seu plano é transformar todo mundo no Sítio em cachorros, e ela faz uma poção que joga no poço do Sítio… o Tio Barnabé acaba vendo ela e o Pesadelo por ali, mas ao invés de ficar quieto e correr para avisar o pessoal do Sítio, ele decide confrontar os monstros e acaba sendo atacado por eles, que o deixam desacordado no meio da mata… segundo a Cuca, quando ele acordar, já vai ser tarde demais. Porque logo, logo as pessoas do Sítio terão todos virado cachorrinhos com a água do poço.

Cuca assiste a tudo da sua bola de cristal. As primeiras pessoas a tomarem água do poço são Dona Benta, Narizinho e Emília, e as três viram cachorrinhas… a Emília-cachorrinha, inclusive, tem uma fitinha verde na cabeça. Assustada com aquilo tudo, a Tia Nastácia é a próxima a “tomar um copo de água”, e também vira um cachorro. O Zé Carijó, por sua vez, toma direto do poço mesmo, e tudo vai dando certo, ao que a Cuca celebra DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. Eu tive que pegar esse vídeo para compartilhar com vocês, porque EU RI TANTO ASSISTINDO A ISSO! A Cuca fazendo a sua “dancinha da vitória”, que coisa mais maravilhosa… mas ainda temos um mistério: o fato de o Tio Barnabé ter bebido a água do poço, também, mas não ter virado um cachorro… por que não funcionou com ele se funcionou para todos os outros moradores do Sítio?

 

 

E é isso o que acaba salvando os demais… Pedrinho e Elvis, ao chegar e ver a galera transformada em cachorro, quase bebem água para “se acalmar”, mas o Tio Barnabé chega bem a tempo de impedi-los. Então, o trio vai até a caverna da Cuca para prender a bruxa e obrigá-la a desfazer o feitiço… chegando lá, os dois prendem o Pesadelo, que acaba contando como eles podem desfazer o feitiço da jacaroa: eles precisam fazer com que ela tome a poção. Então, quando a jacaroa aparece, Pedrinho, Elvis e o Tio Barnabé jogam a bruxa dentro do caldeirão, e ela acaba tomando a própria poção e se transforma em um fofinho cachorrinho verde com rabo de jacaré e tudo… assim, essa parte da história chega ao fim. E o Visconde joga certa luz ao mistério da não-transformação do Tio Barnabé: aparentemente, era um feitiço para transformar bípedes em cachorros.

E, ao que tudo indica, a bengala do Tio Barnabé conta como uma terceira perna!

Agora, resta ainda o reencontro de Diana e Elvis, porque ela não sabe que ele foi resgatado da toca da Iara ainda! Durante os ensaios para o show no Arraial, Diana está tão triste que ela não sabe se vai conseguir cantar… ela está com uma dor insuportável no coração. E fica ainda pior quando ela começa a cantar uma música romântica que ele escreveu para ela… ao som de “Filme de Amor”, o Elvis volta para o seu grande amor e é um momento TÃO BONITINHO, TÃO FOFO. Diana está cantando “Filme de Amor” quando Elvis aparece cantando “Oh, Diana”, E AQUILO FICOU TÃO LEGAL. Então, podemos finalmente curtir um último show da banda D.A.N.C.E., ao som de “O Amor Não Deixa”, mas é claro que Elvira ainda vai voltar com uma última maldade, um último plano: uma bomba-relógio embaixo do palco para enviar a Diana PELOS ARES.

E quase funciona… mas a Emília e as crianças conseguem se livrar da bomba, da Elvira e da Iara tudo de uma vez. A Iara retorna ao Arraial, furiosa, para levar o Elvis de volta, e Emília e os demais encontram a bomba que Elvira escondeu embaixo do palco… quando Iara exige o Elvis de volta, Emília a engana oferecendo uma “máquina de beleza”, e a Iara é tão ingênua e vaidosa que é sempre muito fácil de enganá-la… assim, Emília consegue se livrar da Iara, que estava atrás do Elvis, e da bomba-relógio de uma só vez. De quebra, Emília diz que a “máquina de beleza” foi um presente da Elvira, então, depois da explosão, Iara não vai atrás do pessoal do Sítio, mas atrás da Elvira e do Geninho, que estão tentando fugir para estar bem longe do Arraial na hora da explosão – e a mãe d’água acaba transformando os dois em peixinhos dourados e os colocando num aquário.

Assim, tudo acaba bem em “D.A.N.C.E.”

E nós curtimos um delicioso show com o repertório da Wanessa Camargo, E ISSO É TÃO NOSTÁLGICO, NÉ?! O show é legal demais, dá para ver como as pessoas estavam se divertindo de verdade (amei o João Vitor cantando as músicas e a Isabelle Drummond dançando animadamente), e nós ainda temos um momento muito legal no qual Diana chama a Tia Nastácia para o palco, para cantar com ela. Dhu Moraes é mesmo cantora, tem uma voz linda, e então a ouvimos cantar “O Amor Não Deixa” com a Wanessa, e é muito legal – nesse momento, se você prestar atenção no vídeo, parece que a Isabelle Drummond estava emocionada, além de seu personagem… mas pode ser coisa minha. De qualquer maneira, o dueto é emocionante, bonito, e eu amei! E, para finalizar, “Diana” canta a música que mais fez sucesso nessa história: “Me Engana Que Eu Gosto”, e todo mundo se diverte.

É UM SHOW TÃO CONTAGIANTE, AMEI!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários