Primeiro Capítulo de “BIA” (24 de Junho de 2019)

“Contigo até o fim do mundo eu iria…”

MEU DEUS, A FORÇA DE “SI VUELVO A NACER” ME ARREBATOU! Eu estava amando a estreia de “Bia”, e amando como tudo parecia fresco, tudo parecia novo… os personagens são interessantes, o ritmo do capítulo é ágil, os cenários são bonitos – e parece que “Bia” vai se aventurar em tratar assuntos sérios e trazer umas discussões bacanas. Eu estava amando isso tudo, encantado com o capítulo (e com a química de Bia e Manuel, que mal contracenam no primeiro capítulo, mas cuja tensão podemos sentir claramente), mas quando, no fim do capítulo, Bia canta “Si Vuelvo a Nacer”, relembrando a irmã, eu me arrepiei todo… naquele momento, eu declarei amor a “Bia”. E as séries do gênero são marcadas pela música, e a música faz com que sintamos tudo com mais intensidade, então “Bia” fez um excelente uso de uma ótima música para conquistar seu público já de cara!

Durante todo o primeiro capítulo, eu estava avaliando cada detalhe, esperançoso… eu amo “Violetta”, não acho que “Soy Luna” tenha conseguido se igualar, ao pretender demais e fazer de menos, não tendo o mesmo carisma que sua antecessora, mas eu acho que “Bia” deve ser o avanço do estúdio – não podemos ficar presos ao passado, a fórmulas prontas e a sempre as mesmas histórias (e a forma de contá-las), então eu estou preparado para INOVAÇÕES. E são pequenas, a princípio, mas notáveis… desde a abertura, ágil, colorida e sem o nome dos atores, percebemos que “Bia” é uma nova série, com nova roupagem, e a direção do primeiro capítulo me mostrou isso o tempo todo, mesmo que tenhamos os clássicos da Disney, e até um pouquinho de “Camp Rock” na forma como Manuel se apaixona pela voz de Bia… mas o frescor está lá, é notável.

A introdução já é bela. Aqui, conhecemos Bia, desenhando, andando de bicicleta, vendo o mundo do seu jeito… eu amei tudo naquela sequência, amei ver o mundo através dos olhos de Bia. Tudo fica mais colorido, mais interessante, mais divertido. E como eu sou bairrista, eu também fiquei muito feliz em vê-la chegando em casa e cumprimentando a mãe com um “Bom dia”, em português. Bia, interpretada pela brasileira Isabela Souza, é filha de mãe brasileira e pai argentino, e ela diz que “ela é um pouquinho de cada”. A história da família de Bia tem uma tragédia, que aconteceu há 10 anos, um acidente no qual Bia perdeu a sua irmã mais velha… a irmã com quem ela adorava andar de bicicleta, com quem ela cantava. Com ela, tudo era “música e diversão”… agora, no entanto, ela já não está mais. Desde então, Bia não voltou a cantar.

Cantar é sua forma de falar com Helena.

Em paralelo, conhecemos o fofo do Manuel, e o seu convencido primo, Alex. Gosto de ver o Manuel ao teclado, compondo, gosto de ouvi-lo falar (sua voz grossa, seu sotaque espanhol), e começamos a série já torcendo o nariz para o Alex, que é bastante egoísta e adora impor a sua vontade… ele tira o Manuel do teclado, por exemplo, porque “precisa de sua ajuda para seu novo vídeo”. Tudo tem que ser sobre ele, um YouTuber fútil que quer sucesso a qualquer custo. Alex, inclusive, não parece se importar muito com o irmão, que se recusa a sair do quarto. A mãe pede que ele vá falar com ele (Manuel diz que ele pode fazê-lo, mas ela o ignora), para convencê-lo a sair, mas o acidente está completando 10 anos, e ele não está bem… o mesmo acidente que supostamente levou Helena, a irmã de Bia, também levou o Lucas e deixou Victor, o irmão de Alex, na cadeira de rodas.

EU ADOREI A INTRODUÇÃO DA TRAMA!

Há tanto a se explorar! \o/

Outros personagens apresentados ao longo do capítulo são Carmín, uma influencer famosa do Laix, que é bastante irritante, condescendente e dissimulada – ela interpreta a boazinha, faz dramas e manipula, enquanto é uma estrela fingida que passa o tempo todo vivendo uma personagem em troca de seguidores. Me lembrou um pouco a Ludmila, mas sem todo seu carisma e diversão – vamos ver o que acontecerá à personagem. Também conhecemos o trio que mora em uma república, e eu amei cada um deles… temos Pietro, com um avental colorido e o dom para a cozinha; Daisy, uma garota que adora dançar; e Thiago, o mais velho dos três, que “não os trocaria por nada”. No fim do capítulo, os residentes da república ganham uma nova companheira: a misteriosa Ana, uma figura do passado não só de Thiago, mas de mais algumas pessoas

O ambiente construído para “Bia” é moderno e tecnológico… se em “Violetta” tínhamos um estúdio de arte, e em “Soy Luna” uma pista de patinação, em “Bia” temos o FUNDOM, uma empresa de influencers digitais. Gostei de como o Fundom nos é apresentado através de um vídeo que convida todos para a sua festa de inauguração, com dois rostinhos bem conhecidos: Sebastián Villalobos e Jazmín. Bia e as amigas, Celeste e Chiara, querem entrar na festa de qualquer maneira, e farão o possível para conseguir ingressos… isso significa falar com Pixie, que está na organização do evento, e até com o próprio Sebastián Villalobos, que inicialmente diz que não tem entradas para elas, mas Bia meio que o conquista desenhando um sorriso no fundo da caneca dele quando ele não está vendo, fotografando e publicando na internet… o fazendo sorrir num dia estressante.

Assim, ele lhe dá as entradas que tem: apenas duas.

Aí, os caminhos começam a se cruzar… enquanto as meninas tentam conseguir entradas, Manuel e Alex também chegam, e o primeiro encontro de Bia e Manuel parece uma antiga “Malhação”, com direito a câmera lenta, um olhar intenso e, como diria Katy Perry, fireworks. O problema é que o Alex está do lado do Manuel, se achando, sorrindo todo galanteador, arrumando o cabelo e, basicamente, se achando um máximo – mas o Manuel é encantador justamente por não ser como o primo. Justamente por sua simplicidade, pelo seu sorriso tímido… infelizmente, Alex se encanta por Bia (!) também, e ainda tem a capacidade de dizer a Manuel que “a viu primeiro, então ele que nem pense nisso”. Já o detestei, sinceramente. E vendo toda a confusão das entradas, Alex oferece uma entrada para Bia, com a condição de que “ela vá à festa com ele”.

Felizmente, Bia consegue a entrada sem condições. Gosto do jeito despojado de Bia, gosto de como ela tem seu toque de travessura, e como, ao ver Pixie chegando e assistindo tudo, ela pega de Alex o ingresso que “ele está dando desinteressadamente”. O sorriso de Manuel com a “artimanha” de Bia é apaixonante. Assim, Bia e as amigas conseguem ir à festa naquela noite, encantadas com o lugar, porque o Fundom é mesmo lindo… um cenário e tanto. Gosto de como é aberto, como é claro, como é moderno… a festa é um sucesso e cheia de pessoas famosas, para o desespero do pessoal do Laix, e eu adoro como Bia consegue dispensar o Alex, toda debochada, quando ele tenta se aproximar insistentemente dela durante a festa, oferecendo uma bebida ou algo: “Ah, me encantaria! Mas não tenho sede… tchau”. E o deixa com cara de tacho!

A festa é marcada por algumas músicas, com destaque para quando Bia coloca as amigas em uma sala e invade os controles da Pixie para colocá-las nos telões, cantando “Tengo Una Canción”, mesmo sem autorização da organização do evento nem nada… é ótimo! Ao fim da música, Chiara e Celeste dizem que, mais que amigas, “elas são irmãs”, e juntam as mãos em forma de coração, o que faz com que Bia se lembre da irmã. Helena costumava lhe dizer isso, que ela era sua amiga, e aquele gesto das mãos era o gesto das duas… então, enquanto se lembra da irmã, Bia acaba voltando a cantar, pela primeira vez em muito tempo, aquela linda versão de “Si Vuelvo a Nacer”, misturando português e espanhol (é quando a música fica MELHOR!). Não era sua intenção que ninguém a ouvisse, mas o Manuel a escuta… e se apaixona por sua voz.

Por ela.

QUE FINAL PERFEITO PARA O PRIMEIRO CAPÍTULO! *-*

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Eu tinha um ranço do John nessa época.

    ResponderExcluir
  2. Ai, como eu amo esse primeiro capítulo! O jeito que ele começa numa vibe totalmente diferente dos de Violetta e Soy Luna, já sei quase decorado de tanto que assisti haha ♥

    ResponderExcluir
  3. Agora que eu vi que você também postava sobre Bia!
    Eu nunca assisti o inicio, só peguei alguns episódios na disney aqui e ali e não sei muito bem como eu me sinto sobre a história, acho que eu sou muito viúva de Violetta AUHSUAHSUA então decidi ver Soy Luna e não sai do ep 30 até agora, apesar de gostar da leveza dos personagens a história não me pegou. Agora eu to pensando em começar Bia, o fato da protagonista ser parte brasileira me interessou (e o Manuel também KKKKKKKKKK).
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o Manuel é muito material de crush, então vale a pena haha E eu sempre falo que sou meio "bairrista", a Bia ser brasileira é um ponto muito a favor, e eu adoro quando tem músicas em português (ela não é a única brasileira do elenco).

      Você já viu que eu tenho textos de Violetta também? Visita ali nas páginas o "Além do Cantinho de Luz", você vai encontrar vários links que talvez te interessem :D

      Excluir
    2. Inclusive, todos os textos da segunda temporada de Bia estão prontos, para o ano que vem... talvez, se você resolver mesmo assistir, quando você chegar na segunda temporada eu já esteja postando, e daí você vai poder ir acompanhando igual está fazendo com Club 57...

      Excluir
    3. Aí, sério? Textos de Violetta! Que demaissssss, eu abri e já vi muita coisa que eu amo, com certeza a madrugada vai ser longa kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. AI QUE BOOOOOM!
      Tomara que encontre mesmo coisas que você gosta... deixa pelo menos um oi em algumas coisas lidas pra eu saber haha
      Spoiler alert: tenho umas opiniões impopulares sobre Violetta. Foi a primeira que eu assisti e eu amo de todo o meu coração, mas reclamo bastante do León em alguns textos porque não gosto de algumas atitudes dele. Maaas não quer dizer que eu não goste dele, os últimos textos você verá que eu me emociono com os dois fazendo as pazes, cantando os duetos deles e tudo o mais haha <3

      Excluir

Postar um comentário