Kamen Rider Saber, Chapter 26 – Deep Darkness, with a Sword



“No passado, uma mulher conectou os dois mundos, permitindo que cinco humanos atravessassem para o Mundo das Maravilhas. Um deles viria a formar a Sword of Logos. Outro ficou para trás em prol de proteger o Mundo das Maravilhas. […] Ou outros três foram dominados pelo poder e absorveram uma porção do livro da onisciência. […] Eles se tornaram os Megiddos”

 

GENTE, QUE EPISÓDIO MARAVILHOSO DO INÍCIO AO FIM! Desde o fim do primeiro grande arco de “Kamen Rider Saber” que eu não me sentia TÃO animado com a série, e eu acho que agora é o momento de começarmos um terceiro arco que tem tudo para ser o melhor de “Kamen Rider Saber”: o momento em que a série nos entregará tudo o que esperávamos dela. O episódio traz algumas reviravoltas, uma série de revelações e um novo arco narrativo para a história de Touma e os demais espadachins. O retorno de Kento Fukamiya movimenta a trama, confere novos sentidos, inverte noções de mocinhos e vilões, além de ser carregado de uma carga emotiva que há muito não víamos em “Saber”. No fim do episódio passado, quando Touma usou o Primitive Dragon e voltou a perder o controle, apenas um espadachim foi capaz de impedi-lo de mais destruições: Calibur.

E esse novo Calibur é o KENTO.

Segundo o que Kento diz a Touma e os demais, ele está ali para “salvar o mundo de sua destruição” e, para isso, ele selará todas as Espadas Sagradas – apenas a Espada das Trevas pode fazer isso: “No meio da batalha do Mundo das Maravilhas, uma espada especial foi criada. Ela foi carregada com um forte desejo. Se um dia a espada da luz caísse em mãos erradas, ela teria o poder de selá-la. Por isso, a Espada das Trevas tem a capacidade de selar”. Com esse episódio, eu preciso dizer que Touma é um dos meus personagens preferidos dessa temporada, porque, diferente de Rintaro e, basicamente, todos os demais, suas opiniões não mudam com tanta facilidade, e ele tem a tendência de querer acreditar nas pessoas ou, pelo menos, dar-lhes a chance de explicar suas ações… diferente dos demais, ele não vai condenar Kento antes de saber os motivos que o levaram às suas decisões.

O episódio tem todo um tom épico e grandioso marcado por narrações, informações e flashes rápidos como um de Kento em um mundo sendo destruído, ou o Mestre Logos chamando o Tassel (!) de Victor (e descobrimos que o homem que atualmente é o Mestre Logos não é exatamente o mesmo que estava presente desde o começo, e tudo o que ele quer é colocar as mãos no Livro da Onisciência, reconstruir o mundo à sua maneira e governá-lo – típico de vilões de tokusatsu), mas o que importa realmente é a construção de toda essa nova trama protagonizada por Kento – como eu senti falta dele, percebo agora! E Touma também sentiu sua falta… tanto que ele quer acreditar nele, ele quer pensar, por exemplo, que talvez Kento saiba que alguém planeja usar as Espadas Sagradas para o mal e, por isso, ele quer selá-las… mas talvez haja outra maneira.

Nem todos, é claro, estão dispostos a dar essa chance a Kento – e é assim que temos a primeira grande batalha do episódio, uma cena de ação que dá gosto de assistir! Yuri vai atrás de Kento, e temos uma batalha de Saikou vs Calibur… ou seja, Luz contra Trevas. Sabela não demora para se intrometer na batalha, falando que não vai permitir que Kento sele as Espadas, mas seu objetivo não é o mesmo de Yuri, porque ela tem seu próprio lado, então vemos uma batalha com três lados distintos que não parece chegar a lutar nenhum, e cada vez mais espadachins vão se juntando à batalha, que se torna cada vez mais grandiosa, confusa e difícil de acompanhar. Prestei muita atenção em Touma, que estava perto, que estava assistindo, mas que não estava atacando… ele não estava disposto a atacar um amigo, não sem antes poder ouvi-lo.

“Confie em mim”

Então, Touma chama a atenção de Kento perguntando: “Kento! Vamos encontrar a Luna, não é?” Naquele momento, apesar do quanto os caminhos possam divergir no fim das contas, percebemos que a amizade dos dois é verdadeira, e que o Kento ainda é o Kento que conhecemos e amamos, mas endurecido pelo tempo e por tudo o que viveu. Kento diz a Touma que não se esqueceu da promessa deles, mas não “isso não vai fazer sentido se o mundo for destruído”. É então que Kento fala sobre como ele VIU O FUTURO, e embora ninguém parece acreditar nisso (e dizem que ele apenas teve um sonho no Mundo da Escuridão), Touma diz que acredita e que quer ouvir o que ele tem a dizer, mas as respostas de Kento, a princípio, são vagas: ele fala que o mundo vai ser destruído e que a única forma de salvá-lo é selando as espadas…

Para que não restem dúvidas, no entanto, Kento fala uma frase ao mesmo tempo que Touma, e depois outra em que Touma está pensando antes que ele fale, provando que ele de fato viu isso acontecer antes que acontecesse… e aqui temos o que eu considero A MELHOR SEQUÊNCIA DE “KAMEN RIDER SABER” DESDE A SUA ESTREIA! O momento em que Kento fala que viu incontáveis futuros e não sobrou esperança em nenhum deles… em todos eles, conforme vemos em flashes, as Espadas Sagradas foram usadas para destruição e por isso a única maneira de salvar o mundo é selando as espadas. A edição das várias possibilidades de “final”, todos eles acabando com a destruição e morte dos espadachins é uma sequência angustiante e brilhantemente produzida… Kento acorda de cada uma delas desesperado, e termina chorando. Tudo nessa sequência foi brilhante.

QUE CENA!!!

Touma chora ao ouvir isso tudo, mas não pode permitir que Kento continue fazendo o que planeja fazer – afinal de contas, embora queira acreditar no amigo, Touma não viu os futuros que Kento viu, e ele tende a acreditar que “pode decidir o final dessa história”. Por isso, quando Kento sela a primeira Espada Sagrada (Suzune, a espada de Daishinji), Touma finalmente se une à batalha e defende Ogami antes que Kento possa pegá-la também… mas o que torna a sequência tão MEMORÁVEL e ÉPICA é o fato de que não é apenas uma cena de ação, mas uma cena toda embebida com emoção por causa dos anos de amizade que Touma e Kento carregam com eles – é difícil para ambos se enfrentarem naquele momento. Touma fala sobre como ficou feliz com o seu retorno, como achou que eles poderiam lutar juntos novamente, como achou que manteriam a promessa que fizeram…

Nesse momento, no entanto, Kento tem uma missão a cumprir. E Touma vai entender isso eventualmente.

GENTE, QUE EPISÓDIO. QUE EPISÓDIO!

 

Para mais postagens de Kamen Rider Saber, clique aqui.

 

Comentários