De Que Te Quiero, Te Quiero – Em busca da filha perdida

“Su hija no murió. ¡Su hija vive!”

FINALMENTE A VERDAE VEM À TONA. Okay, quer dizer, apenas parte dela… mas parte dela vem à tona! Tudo começa em uma tremenda confusão. Rodrigo fica furioso ao saber de Irene e Tadeo, e acaba chamando-o de “pai de sua filha”, história que ele nem deveria saber, e então tudo começa a ruir… Natalia também sabia que Irene tivera uma filha, e Irene, nervosa, vai até o pai, brigar com ele por ele ter “exposto algo que lhe era muito pessoal”. Enquanto isso, Tibúrcio está à beira da morte, e com algumas verdades na manga. Ele está convencido de que quem está naquela cama não é Rodrigo, mas o próprio Diego, e ele ainda quer encontrar alguém para quem possa contar toda a verdade sobre Natalia ser a filha de Irene Cáceres, para que possa livrar a sua consciência e a sua alma e, por mais dramático que possa parecer, “morrer em paz”.

E ele realmente consegue contar. Tibúrcio chega até o Papa Juancho, dizendo-lhe que foi ele quem deixou o bebê no presépio há tantos anos, o bebê que se tornou Natalia Garcia: e ela é a filha de Irene Cáceres. Mas o padre não tem poder para contar isso a ninguém, e pede que Tibúrcio deixe os seus medos para trás e diga a verdade, é a única maneira de a verdade surgir. Acredito que, quando Tibúrcio contou ao Papa Juancho sobre tudo, ele estava em algum regime de confissão, e então o segredo precisa ser mantido… no entanto, nem o próprio Papa Juancho viveria em paz com essa informação – isso o atormenta. Ele chega a perguntar a Carmen o que ela faria se a mãe biológica de Natalia aparecesse, e a própria Natalia é bem dura em relação a isso… chega a dizer que não sabe odiar, mas que se a mulher aparecesse agora, ela aprenderia.

Cruel.

Mas acho que isso é passageiro. Natalia insiste que não quer saber de sua mãe biológica, nem de brincadeira, e que ela “não tem nenhum direito de reaparecer”, mas essa é a dor de quem acha que foi abandonada, e a verdade é que ela foi roubada dos braços de Irene, e seria de todo modo, caso Don Vincente soubesse, na época, que a garota sobreviveu… até porque aquele velho não presta. As brigas dele e de Irene provam isso, como quando, falando do bebê que ela perdeu, ela grita que é estéril e o acusa de tudo – são muitos gritos e muitas lágrimas envolvidas, e enquanto os gritos se espalham pela casa, Tibúrcio os escuta e não pode mais segurar a verdade: “Su hija no murió. ¡Su hija vive!”, ele lhe conta. No entanto, quando Irene grita perguntando-lhe o que ele sabe e onde a filha está, ele não aguenta a intensidade do momento.

E tem um infarto.

Don Vicente nega tudo, a princípio. Diz que Tibúrcio estava louco, e segue mentindo, enquanto Irene segue sofrendo. No fim, ele acaba confirmando que a filha dela realmente está viva, mas finge que não sabe onde ela está. Tadeo e Irene saem juntos em uma viagem para encontrar sua filha, e a vida dela, agora, se resume a isso, como a de Maria do Bairro, em busca de Nandinho, mas ela não consegue chegar a nada. Enquanto isso, Tadeo coloca um detetive no caso, para localizar a sua filha, e ele não é o único. Alonzo também procura o mesmo detetive, mas Don Vicente já o comprou, para que ninguém jamais descubra que a filha de Irene é Natalia. Ainda faz toda uma ceninha com Rodrigo sobre como “a culpa o corrói”, e como quer “ser ele quem leva a filha de Irene de volta a ela” e tudo o mais… ha! Por fim, Rodrigo também faz um pacto com o detetive…

MINHA NOSSA.

E pensar que a resposta de tudo está muito mais próxima do que se pensa – o mundo é mesmo um lugar pequeno, e embora seja uma novela, eu acho que umas “coincidências” assim acabam acontecendo, às vezes. O destino gosta de pregar-nos peças. Por exemplo, a cena em que Natalia vai à casa de Tadeo parabenizar pelo casamento e entregar-lhes seu presente, e fica para jantar com os dois. O momento dos três à mesa é bonito, e Tadeo agradece àquela pequena família, formada por Irene e Natalia ao seu lado, e garante a Natalia (que diz que não é da família) que é como se ela fosse parte dessa família, afinal de contas Irene “lhe tem muito apreço”, e ele também. Uma cena bonita e leve do jantar de Natalia com os pais, sem saber que são seus pais. Histórias, sorrisos e muito carinho compartilhado. Estou ansioso para o momento do resto da verdade.

 

Para mais postagens de De Que Te Quiero, Te Quiero, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários