O que eu acho de “Cúmplices de um Resgate” ser estendida?


Por que o SBT não pode fazer uma novela de tamanho normal?
Andam pela internet rumores de que Cúmplices de um Resgate será estendida a 325 capítulos, até Janeiro de 2017, e quem sou eu para duvidar de uma informação como essa tendo Chiquititas sido estendida algumas vezes? O que eu posso fazer é lamentar. E temer. Infelizmente. O que nos lembramos de nossa época de Cómplices al Rescate, 2002, é que estender a novela foi um erro (tudo bem que até a atriz foi substituída, mas ainda assim!), porque a novela perdeu seu foco, ficou centrada apenas na banda e ninguém mais se lembrava porque ela tinha aquele título ou qualquer coisa. Inicialmente, quando o SBT divulgou a versão brasileira de Cúmplices com 250 capítulos, minha primeira reação foi de susto. Eu já achei que parecia coisa demais, mas imaginemos agora com a novela estendida com mais 75 capítulos! Estendera uma novela estendida que não tem história para tanto tempo assim.
O que, particularmente, eu considero um erro grosseiro do SBT. Analisando a audiência das últimas semanas, eu percebi que Cúmplices de um Resgate começou MUITO melhor do que está atualmente – e o que isso quer dizer? Que a probabilidade de a audiência despencar ao longo do próximo ano é grande! O que acontece é que as pessoas não querem ver uma novela enrolada eternamente. Na minha opinião, o SBT ganharia muito mais investindo em um número maior de novelas, e não de capítulos. A produção de Cúmplices está incrível, a história está boa e envolvente. Se eles acabassem, normalmente, em torno de 6 meses, provavelmente a audiência se manteria melhor. Porque as pessoas gostam de NOVIDADES. E fim de novelas. Então veríamos o começo, e então depois entraríamos na reta final e a audiência se manteria. A cada 6 meses uma novela nova provavelmente prenderia o público, afinal gostamos de novidade, de novas histórias…
E acho que o SBT tem um público fiel do gênero que ficaria para qualquer produção.
Por exemplo, eu mesmo adoraria continuar no SBT acompanhando quantas versões eles fizessem, tendo uma gostosa novidade a cada 5 ou 6 meses. Depois de uma versão fantástica e bem fechada de Cúmplices, há tantos títulos nos quais eles podiam investir! Como a cogitada Carinha de Anjo, ou ainda novelas como O Diário de Daniela, Maria Belém, Alegrifes e Rabujos, Poucas Poucas Pulgas, Amy, a Menina da Mochila Azul, Luz Clarita… todas novelas que eu vi, fizeram parte da minha infância, e eu veria novamente. Ou ainda novelas como Aventuras en el Tiempo, também protagonizada por Belinda, mas não exibida no Brasil, e é MEU SONHO assisti-la! Ou ainda novelas originais que também parecem fazer parte dos planos… como escritor que sou, ou tento ser, eu adoro me aventurar em novos livros, novos personagens, novas possibilidades… e como leitor e telespectador, também adoro essas coisas novas. Por isso eu sempre incluo tantas séries novas na minha grade!
De qualquer modo, podemos provavelmente esperar um aumento significativo em Cúmplices de um Resgate. Como comentei em minha última postagem, a conversa de Rebeca com a mãe de Maurício me fez acreditar que isso ainda será retomado – vamos ver o que o SBT está pensando em fazer para estender a história, e torcer para que eles saibam o que estão fazendo e continuem contando uma boa história. Por enquanto, continuamos com uma boa adaptação da fase Belinda, e eu já vejo maneiras de aumentar a quantidade de capítulos por enquanto: não acho que muito tempo em Isabela presa vá ser realmente cativante, mas o tempo com os Vaz, por exemplo, poderia prender o público. Mas eu sei que esse trecho já está gravado. Por outro lado, o tempo de Isabela morando no Vilarejo e se passando por Manuela pode ser, sim, muito bem aproveitado, vai ser algo que possivelmente adoraremos ver. Certamente teremos bem mais capítulos nesse trecho do que na versão original, mas acho que é uma boa solução para aumentar a novela!
Enfim, estamos aqui, continuando amando e torcendo para que tudo dê certo!

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.


Comentários

  1. Como eu disse no outro post,se este remake estivesse nas mãos de um BOM escritor,poderiam explorar-se tramas que não foram abordadas na versão original, como a relação entre Rebeca e Isabela, a inserção de Isabela nesta família que ela nem sequer conhecia,os conflitos ocasionados pelo choque cultural e de valores devido à criação de Isabela em um ambiente completamente diferente do de sua família biológica.Foi algo que me deixou bem frustrado na versão original: Eles correram com a história de tal maneira que Rosa descobriu que tinha tido gêmeas de uma forma completamente aleatória,sem o devido desenvolvimento que a trama merecia, e logo depois se casou e foi pra lua de mel,só retornando no último capítulo.Para mim foi muito estranho, pois eu esperava que ao descobrir que tinha outra filha,ela iria querer conhecê-la melhor para poder assim forjar um laço entre elas como o que ela já tinha com Mariana.Hoje em dia eu sei que a culpa desta conclusão esdrúxula foi da ganância dos produtores e executivos da emissora, que sacrificaram a história em nome da audiência,o que infelizmente parece que vai se repetir.Eu sinceramente gostaria muito que eles abordassem estes temas que foram deixados de lado na versão original, o que poderia ocorrer se não fosse a ganância da emissora e se a história estivesse nas mãos de um bom escritor e não da esposa do dono.Mesmo assim,vou continuar acompanhando e vendo no que vai dar...

    ResponderExcluir
  2. Estamos em Fevereiro de 2023 e felizmente, o esticamento da novela não a prejudicou taaaanto assim mas ainda ficou notável o desgaste da trama, uma pena pois o SBT deveria rever a quantidade de capítulos de suas novelas.
    P.S: Não tem nada a ver com o post mas só eu que acho estranho o fato da Julia mal aparecer no marketing de C1R? Nunca vi merchandising nenhum da personagem e em Carrossel, eu sempre achei que o SBT priorizava mais a Larissa Manoela e a Maísa do que as outras meninas, principalmente Bibi e Alicia, essa última tinha uma proposta legal de ser a menina mais atlética e radical mas acabou tendo um potencial desperdiçado já que ela só teve 2 plots na novela e um deles era sobre ela ter um namorado, e até hoje não gostei de terem feito a Valéria com uma aparência mais padrão na versão brasileira pois sempre vi ela como uma versão mais "leve" da Chiquinha (gostava muito da Valéria de óculos da versão mexicana), gosto do arquinho da Valéria, mas seria legal deixar ela usar óculos também ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, meus medos foram maiores do que o resultado final apresentou, mas ainda assim é aquilo que comentamos tantas vezes: para quê tão longas, né? Queria continuar assistindo, mas essas novelas longuíssimas me desanimam atualmente... uma pena.

      É verdade, tem pouco da Julia em marketing, mas eu acho que isso é natural, porque as novelas escolhem seus protagonistas e em quem o marketing vai ser mais focado. No caso de Carrossel, Larissa Manoela foi um destaque, e Maísa era um nome já conhecidíssimo, era natural que elas "roubassem os holofotes". Em "Viva as Crianças", Daniela Aedo interpretava a equivalente à Valéria, e sua personagem também teve grande destaque, graças ao sucesso dela em "Carinha de Anjo"...

      Excluir

Postar um comentário