Doctor Who 9x04 – Before the Flood


“Exactly… who composed Beethoven’s Fifth?”
Às vezes o meu cérebro simplesmente explode enquanto eu estou assistindo a Doctor Who, mas sério: QUE EPISÓDIO FOI ESSE? Bem, digamos que nós estamos realmente caminhando para a melhor temporada da nova era de Doctor Who! Em apenas 4 episódios, Peter Capaldi se mostrou um Doctor PERFEITO, e ele e Clara superaram tudo o que fizeram na oitava temporada inteira… um episódio épico atrás do outro, de nos deixar loucos. Eu acabo respirando com dificuldade, e com todas as unhas roídas. Quanta apreensão, quanto nervosismo, e quanta inteligência nesses roteiros tão bem escritos! O episódio de hoje começa com o Peter Capaldi quebrando a quarta parede e conversando conosco sobre o Paradoxo de Bootstrap. “This is called the Bootstrap Paradox. Google it” Basicamente é aquele conceito da Quinta Sinfonia de Beethoven, ou do caderno impossível: de onde surgiram essas idéias todas no fim das contas?
Depois que o Doctor entra na TARDIS no fim do episódio passado, ele retorna para 1980, em uma época ANTES da inundação que deixou a cidade “embaixo do lago” – com uma rápida citação a Rose, Martha e Amy, e um pouquinho de euforia porque “It’s bigger on the inside”, a parte mais tranqüila do episódio chega ao fim. Depois é um suspense terrível, nos deixando cada vez mais nervosos e apreensivos, com uma trilha sonora intensa que ainda acentua nossos sentimentos. Episódio de tirar o fôlego! Ao mesmo tempo em que eles encontram o corpo do piloto ainda na nave, nenhuma inscrição nas paredes (ainda) e um alien de Tivoli ainda vivo (que se tornará o primeiro fantasma, lá em 2119, em Under the Lake), o Doctor conversa com a Clara que lhe conta que um novo fantasma apareceu na base, e não é ninguém menos do que ele mesmo. O que significa que a história foi escrita, ele precisa morrer.
Então, os nossos nervos ficam em FRANGALHOS.
Completamente desesperador e emotivo, a conversa do Doctor em 1980 e da Clara em 2119 foi de partir o coração. Cenas fortes, intensas. Era visível como a informação de Clara tornou o Doctor abatido, mas ele escolheu se conformar de que precisava morrer, essa hora chegaria mais cedo ou mais tarde – ao que Clara respondeu, aos berros de puro desespero: “NÃO COMIGO! MORRA COM A QUE VIER DEPOIS DE MIM! MAS NÃO COMIGO!” E eu e zilhões de fãs chorando em agonia. Tão sofrido aqueles tons de despedida. Agora, aquela conversa entre o Twelfth e a Clara provou o quanto os dois SE AMAM, para qualquer um que tenha duvidado da relação e amizade deles na temporada passada; um amor incondicional, grande demais para ser explicado, ou para ser interrompido. Quando ele falou das regras, de não poder mudar o futuro que já aconteceu, ela lhe diz: “Então quebre-as! Além do mais, você me deve! Você se fez essencial para mim. Você me deu algo mais para… ser. E você não pode fazer isso e então morrer. Não é justo”
Se você me ama, de qualquer forma, você vai voltar”
Mas da mesma maneira que Clara não teve nenhum tipo de ressalva ao mostrar o seu amor pelo Doctor, porque ela o ama mais que tudo nessa vida (e nós a entendemos completamente), ele fez o mesmo. E duas falas expressam isso muito bem. A primeira, é quando ele lhe garante: “I’ll come back for you. I swear”. E depois quando eu estava pulando para cá e para lá, em completo êxtase e satisfação, quando ele decide que ele vai fazer alguma coisa realmente, e diz: “This is not about saving me. I’m a dead man walking. I’m changing history to save Clara”. Alguém precisa de uma declaração de amor mais bonita vinda do Twelfth Doctor? Foi simplesmente PERFEITA. Bem, e quem é que não gosta de ver o Doctor quebrando as regras? Afinal de contas, nós nunca vimos o Doctor tanto como uma pessoa que “segue as regras”, nem nada assim, mais de uma vez ele mesmo já refutou esse tipo de idéia. “Out of the map. Out of the rule book. What if I do die? What if I refuse?”
Claro que, em alguns momentos, a TARDIS o impede de algumas coisas, como quando ele resolveu que ele ia voltar para 2119 e salvar a Clara, mas a TARDIS se recusou a deixar 1980, prendendo-o dentro de sua própria linha do tempo, e retornando 30 minutos apenas, em um tipo de viagem no tempo ao estilo De Volta Para o Futuro II ou Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Foi muito gostoso de assistir, e aquilo provou ao Doctor que a resposta não estava em 2119, ainda estava ali, em 1980. Ele só precisava tomar algumas atitudes. As inscrições na parede, que prenderam os humanos e os colocaram em risco em relação aos fantasmas, foram feitas, o primeiro Tivoli foi morto, e o Doctor pensou em alguns planos que surgiram do nada, porque ele mesmo mandou idéias a ele porque aquilo já tinha acontecido e sido assim. Enfim. O holograma do Fantasma do Doctor e como as coisas aconteceram foi um grande Paradoxo de Bootstrap em uma finalização ÉPICA dos episódios!
Sério, QUERO O PRÓXIMO EPISÓDIO DE DOCTOR WHO AGORA!

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários