Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A encomenda da Emília

O novo visual da Emília!

A chegada de Patty Pop ao Sítio do Picapau Amarelo promoveu mudanças. Além de agora a casa parecer viver em pé de guerra, Patty Pop parece estar influenciando algumas pessoas ao seu redor. A Narizinho, por exemplo, decidiu que quer “um novo guarda-roupa”, e muda completamente o seu estilo; a Emília, por sua vez, adora implicar com a “Pata Choca”, falar que as suas perucas são horríveis e coisas assim, mas a verdade é que ela está se mordendo de ciúmes do fato de a nova boneca de Narizinho poder trocar de roupa e de cabelo o tempo todo – por isso, ela resolve fazer alguma coisa a respeito. Assim, chegou um momento aguardado no “Sítio do Picapau Amarelo”, o momento em que Emília vai “aposentar” o seu célebre vestido vermelho e amarelo, sua marca registrada desde 2001, para usar uma série de novos vestidos de várias cores.

E eu gosto da mudança de visual!

Quando a Tia Nastácia começa a fazer vestidos novos para a Narizinho, a Emília faz questão de falar que eles estão horríveis, mas assim que ela fica sozinha com a Dona Benta e com a Tia Nastácia, ela diz que também quer uns vestidos novos, e isso é quase fofo, porque só mostra a sua vaidade, a sua vontade de ter a atenção que a Patty Pop está recebendo, e as duas entendem, Tia Nastácia diz que vai fazer novos vestidos, mas ela não sabe quando, porque tem que terminar os novos vestidos da Narizinho primeiro, o que deixa a Emília um pouco infeliz, e quando ela fala que vai usar retalhos de tecido para fazer seus vestidos, a marquesinha fica ainda mais triste e desiste de esperar pela Tia Nastácia… ela vai ter que dar um jeito por conta própria, e vai até o riacho para pedir que Iara chame a Dona Aranha porque ela “quer fazer uma encomenda”.

Em paralelo, Patty Pop faz com que Narizinho passe um pouco do limite e exagere na maquiagem, mas a Dona Benta tem uma cena TÃO LINDA com a neta por causa disso que eu fiquei emocionadíssimo. Como eu sempre falo, a escrita do “Sítio 2005” é excelente, com diálogos extremamente bem estruturados e conduzidos, e a Suely Franco tem a chance de arrasar novamente em uma cena em que sua Dona Benta apresenta carinho e sabedoria ao conversar com a Narizinho demonstrando calma, firmeza e amor. Ela explica sobre como a roupa que ela está usando é bonita, mas não é a ideal para o dia-a-dia no sítio, já que ela sobe em árvore e coisas assim e não seria prática; também fala sobre a maquiagem, sobre como ela é muito nova para usar maquiagem, mas tudo tem seu tempo e ela garante que sua hora de ser mocinha vai chegar muito rápido…

O que ela também garante, é que seu tempo de menina, de correr pelo terreiro, subir em árvore, brincar de boneca, de faz-de-conta, isso tudo vai acabar depressa… a cena é emocionante, linda, bem-escrita. Gosto muito de como, por fim, a Narizinho entende o que a avó está dizendo e concorda com ela, e deixa a maquiagem de lado, e tenta escolher alguns modelos mais simples de vestido que a permitam brincar tranquilamente pelo sítio, como a criança que é. Quando ela está desfilando com alguns novos modelitos que Tia Nastácia fez para ela, Emília “invade” o desfile de moda, se achando um máximo e usando o seu mais novo vestido verde. É um vestido lindo, e eu acho que o verde combina muito com a personagem, especialmente porque ela já tinha a fita no cabelo, o sapato e a meia verdes. E, para o horror de Patty Pop, Emília desfila com vários vestidos

Um verde, um amarelo, um vermelho…

Emília consegue exatamente o que ela queria: estar linda e deixar a Patty Pop morrendo de ciúmes, como ela mesma estava até então. Quando Patty Pop fica sozinha no quarto com os vestidos da Emília, ela não pode deixar de elogiar a costura da Dona Aranha, e chega até a colocar um deles! Naturalmente, e com razão, Emília fica furiosa ao vê-la usando um dos seus vestidos, a manda tirá-lo agora mesmo, e as duas acabam brigando feio, e levam uma bronca merecida da Dona Benta! Narizinho, por sua vez, coloca as duas de castigo – e as duas de castigo no quarto é uma das cenas mais divertidas da dupla, porque elas começam brigando, mas na verdade elas só têm inveja uma da outra e, sozinhas, acabam é se divertindo, com a Emília usando uma peruca da Patty Pop (!) e a Patty usando um broche da coleção de Emília, as duas se abraçando como melhores amigas.

E É HILÁRIO!

As duas chegam até a elogiar uma à outra (!), mas quando Narizinho chega, elas já recomeçam as eternas brigas, até Narizinho fazer uma pedir desculpas para a outra – não que isso vá adiantar de alguma coisa, porque a Emília pode ser bem maldosa. Se tudo o que Patty Pop fez foi usar um dos seus vestidos porque achou bonito, Emília pega todas as perucas de Patty Pop para se livrar delas, e as joga no poço! Dessa vez, acho que a Emília passa dos limites, e ela nega qualquer acusação feita contra ela sobre o sumiço das perucas, e ri sozinha comentando sobre como eles nunca vão encontrá-las, por mais que procurem… mas o Sítio todo está à procura dessas perucas coloridas, e quem as descobre é o Zé Carijó, quando a Tia Nastácia pede que ele vá até o poço e pegue um balde de água para ela… Emília até tenta impedi-lo de puxar o balde, mas já é tarde.

As perucas de Patty Pop, sujas e molhadas, reaparecem.

Emília até tenta negar que tenha algo a ver com isso, mas o Visconde encontra um fio de lã vermelho que só pode ter caído do cabelo de Emília quando ela veio jogar as perucas, e então ela não pode continuar mentindo… o que quer dizer que Narizinho a devolve para o seu castigo. Com a Emília de castigo, Patty Pop aproveita para ir provocar, e ali as duas exageram novamente. Emília errou bastante no lance das perucas, mas não aprendeu a lição, porque ela vai lá e arranca parte da peruca da cabeça de Patty Pop, a deixando parcialmente careca – Emília totalmente sem limites. Patty Pop, em vingança (e ela tinha o direito, sabe?), joga tina no cabelo de Emília, e agora as duas estão com os cabelos arruinados… como a Tia Nastácia está muito ocupada preparando um almoço especial para a visita do Dr. Saraiva, ela não tem tempo de lidar com isso agora, e as duas acabam de lenços na cabeça.

Essas bonequinhas ainda vão dar muito trabalho.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários