Power Rangers Wild Force – The Master’s Herald: Part 1

A morte de Toxica!

Entramos na reta final de “Power Rangers Wild Force” – e ela é de tirar o fôlego! “The Master’s Herald: Part 1”, exibido em 19 de outubro de 2002, é o 35º episódio da temporada, e prepara o caminho para a destruição de Mandilok e o retorno do Mestre Org, mais poderoso do que nunca… o maior desafio que os Power Rangers Força Animal terão que enfrentar. Nesse episódio, Mandilok segue falando continuamente sobre como acha Toxica e Jindrax incompetentes e inúteis, então ele traz um novo Duke Org para assumir o lugar deles: Onikage, um Org que tem habilidades ninja (impossível, por exemplo, ver aquele ataque do espantalho e não pensar imediatamente em “Power Rangers Ninja Storm”, a próxima temporada da franquia, e uma das minhas favoritas) e que tem um plano para desestabilizar os Power Rangers de uma vez por todas.

Onikage se aproxima de Toxica e Jindrax e lhes fala sobre um plano: invadir Animarium e sequestrar a Princesa Shayla. Ele diz que, assim, Mandilok vai perdoá-los e não vai mais pensar que eles são inúteis, e Toxica parece disposta a fazer qualquer coisa para que Mandilok deixe de desprezá-la. A sequência da invasão a Animarium (que eu achei que fosse um lugar mais bem protegido, mas tudo bem) é bem interessante, com Jindrax, Toxica e Onikage invadindo o lugar para sequestrar a Princesa enquanto os Rangers dormem – na verdade, eu não entendo bem qual era o plano deles. Quer dizer, a Princesa Shayla estava protegida dentro da água sagrada e, conforme o episódio mostra, os Orgs não podem tocá-la… então, se Toxica não tivesse “estragado tudo”, tocado na água e causado todo aquele alvoroço que despertou os Rangers, Shayla não sairia de dentro da água

Era um plano meio furado, não? Mas Mandilok adora colocar a culpa de tudo em Toxica, então ele novamente se volta contra ela dizendo que “ela estragou o plano perfeito de Onikage” quando tocou na água sagrada. De qualquer maneira, os Rangers conseguem proteger a Princesa Shayla e os Orgs precisam ir embora sem nada. O que não quer dizer que eles vão desistir de capturar a Princesa… no dia seguinte, vários Orgs que já foram destruídos pelos Power Rangers (!) atacam a cidade, e enquanto os Rangers os enfrentam, a Princesa Shayla fica protegida dentro da água sagrada… pelo menos até a chegada de quem ela acredita ser Merrick. Como eu não gosto muito da Princesa Shayla, eu acho que a cena deixa um pouco a desejar, e era meio óbvio que aquilo tudo não passava de uma armação dos Orgs para capturarem a Princesa…

Merrick, na verdade, era a própria Toxica disfarçada, e que bom que temos a Toxica para tornar a cena interessantíssima, porque se dependesse da Princesa Shayla… há algumas incoerências nesse episódio, coisas que costumamos relevar quando falamos de “Power Rangers”, mas que às vezes me incomoda. Além do primeiro plano parecer totalmente furado e de ser impossível capturar a Princesa se não fosse todo o estardalhaço causado pela Toxica tocando na água, essa segunda visita de Toxica a Animarium prova que a Princesa Shayla é ótima de luta, e embora a sequência seja muito boa, eu não posso deixar de me perguntar: se a Princesa Shayla luta dessa maneira, por que ela não se soltou sozinha dos Orgs que tentaram capturá-la na noite anterior? Enfim… a luta termina com a Princesa Shayla jogando Toxica dentro da água sagrada, sabendo que ela não pode suportá-la.

Mas ela suporta.

Por um breve momento, eu acreditei que talvez Toxica fosse sofrer uma transformação, fosse virar boa ou algo assim, mais ou menos como aconteceu com outros vilões depois da morte de Zordon na sexta temporada da franquia. Mas não, era apenas uma armação dos Orgs contra Toxica, e eu devo dizer: eu fiquei triste por Toxica. Ela estava tão desesperadamente tentando provar o seu valor que ela foi extremamente inocente, e a própria Princesa Shayla fala sobre ela não tomar decisões por si própria, e apenas fazer o que lhe mandam sem questionar… ela chegou a deixar que Onikage cortasse o seu chifre (!), prometendo que ele voltaria a crescer, dizendo que, assim, ela não seria atingida pela água sagrada de Animarium. E, de fato, a água não mata Toxica… mas parece que a falta de força que a ausência do seu chifre causa vai matá-la.

Toxica tem uma morte sofrida e dramática para uma vilã – e eu acho que ela fará falta nos episódios finais. Só quando está à beira da morte e depois de ter conseguido levar a Princesa Shayla para Mandilok é que Toxica percebe o quanto ninguém além de Jindrax se importa com ela. Mandilok é particularmente cruel, e embora Toxica peça que ele retire o que disse, ele pouco se importa com ela… para piorar, quando os Rangers preparam um poderoso ataque final contra Mandilok, ele puxa Toxica quase sem vida para a frente dele, selando seu destino de uma vez por todas. É cruel, é triste, mas Toxica teve uma boa despedida, e será lembrada como uma excelente vilã da franquia, quem sabe ao lado de outros grandes nomes como Rita Repulsa e Astronema. No próximo episódio, os Rangers precisam salvar a Princesa Shayla… e voltar a enfrentar o Mestre Org.

Reta final está demais!

 

Para mais postagens de Power Rangers Wild Force, clique aqui.

 

Comentários