Navillera – Episode 2

O teste de Deok-Chul!

QUE EPISÓDIO GOSTOSO! O segundo episódio de “Navillera”, tão perfeito quanto o primeiro, conseguiu dar sequência a tramas iniciadas e começar a apresentar novas, com um tom bastante leve e divertido – não cheguei a chorar nesse episódio, como chorei no primeiro, e sinto que tivemos um episódio “mais leve” para nos poupar e economizar as lágrimas pelos episódios que estão por vir… no primeiro episódio, Deok-Chul decidiu realizar um sonho que tem desde a infância e que nunca pôde: dançar ballet. Para isso, depois de se emocionar ao assistir a Chae-Rok ensaiando, ele procura o estúdio de ballet no qual ele estuda para pedir algumas aulas e, por um motivo ou por outro, Seung-Joo resolve colocar Chae-Rok para dar aulas ao senhor de 70 anos… se o primeiro episódio apresentou os dois independentemente, esse episódio os mostra juntos.

E JÁ TEMOS TANTOS MOMENTOS FOFOS DOS DOIS.

Chae-Rok está inconformado com a decisão de Seung-Joo – ele não acha que alguém de 70 anos pode começar a aprender ballet, e nem sabe por que ele iria querer, então ele dá uma “condição”, e diz que só vai ensinar Deok-Chul se ele conseguir fazer uma posição de ballet que ele escolhe para ele, e conseguir sustentá-la por um minuto… segundo Chae-Rok, “se ele vai gastar seu tempo ensinando, ele quer alguma garantia de que Deok-Chul dá conta”. O próprio Seung-Joo diz que “isso é muito difícil”, mas o Deok-Chul é uma graça. Determinado e confiante, ele diz que consegue – e faz de tudo para conseguir. Foi divertido acompanhar a semana de Deok-Chul enquanto ele treinava sozinho em casa, percebendo que não seria fácil, mas ele tem uma determinação tão grande que é certamente admirável! E, a cada queda, ele se levanta e tenta de novo.

Deok-Chul é encantador – já estamos completamente apaixonados por esse velhinho, querendo protegê-lo de tudo, torcendo por ele e vibrando com cada pequena vitória… em paralelo, acompanhamos um pouquinho de Chae-Rok, que continua, também, sendo um personagem fascinante. Quase o oposto de Deok-Chul, embora igualmente determinado, Chae-Rok é muito menos sorridente, o que acaba gerando uma dinâmica interessante quando eles estão juntos. Chae-Rok é silencioso de uma maneira que é quase perigosa: ele não fala sobre seus sentimentos, sobre seus problemas, sobre suas inseguranças… temos uma cena importante, no entanto, na qual ele procura So-Ri para perguntar para ela se ela acha que Seung-Joo tem razão e que ele não tem futuro… porque ele ainda não consegue entender o que ele quer o colocando para dar aulas!

Quando chega o dia do “teste”, Chae-Rok está muito confiante de que Deok-Chul não conseguirá se sustentar na posição por um minuto inteiro, e nem mesmo Deok-Chul tem certeza de que consegue, porque ainda não conseguiu em casa, mas ele é muito forte e sabe que aquela é a sua chance de, quem sabe, realizar o seu sonho. Achei interessante como, durante o teste, enquanto Deok-Chul tenta se manter durante um minuto, o episódio traz um flashback da época de Deok-Chul como carteiro, em sua fase adulta, e um desafio que ele também teve na época: ele tinha uma semana para decorar todos os endereços da vizinhança… e ele conseguiu. Quando vemos esse flashback e como Deok-Chul lida com os desafios que lhe são impostos, eu percebi que ele ia conseguir também no ballet, por mais que ele estivesse com muita dor para manter-se equilibrado.

Mas ele fica até o último segundo.

As reações são incríveis! Chae-Rok está alarmado, em choque, incrédulo… Seung-Joo vibra como se a vitória fosse dele, e é fofo… Deok-Chul está cansado e dolorido, mas também realizado… E ELE FICA TÃO FELIZ COM A CHANCE QUE LHE DÃO. Deok-Chul é a coisa mais fofa de “Navillera”, não dá para negar. Como, tendo passado no teste, agora ele terá aulas de ballet com Chae-Rok, ele resolve ir comprar uma roupa nova para ensaiar, e eu acho toda essa sequência bastante simbólica, porque não é apenas uma roupa que ele está comprando… o que importa, ali, é a maneira como ele se sente REALIZADO quando ele finalmente coloca a roupa e se olha no espelho, e aquela cena fez meus olhos se encherem de lágrimas. Deok-Chul vai, no entanto, tentar esconder toda essa história de ballet da família, pelo menos por enquanto… e eu me diverti com as artimanhas dele!

Deok-Chul está animadíssimo – e Seung-Joo ainda o colocou para ser “empresário” de Chae-Rok, e ele está levando isso bastante a sério da maneira mais divertida possível… gosto muito desse começo da relação deles, extremamente caótico, porque eu sei que virá uma amizade muito linda para eles, e que um será importantíssimo na vida do outro. Por enquanto, Deok-Chul admira Chae-Rok profundamente, e eu acho que Chae-Rok também vai aprender a admirá-lo e respeitá-lo… embora, por enquanto, ele esteja determinado a fazer com que Deok-Chul desista das aulas em no máximo um mês. A verdade é que dançar ballet não é fácil, e Chae-Rok não precisa fazer nada demais para que as aulas sejam extremamente cansativas para Deok-Chul… o primeiro dia parece ser apenas uma série de alongamentos, por exemplo, mas Deok-Chul fica acabado depois.

E, mesmo assim, ele continua animado!

Gostei muito de como o episódio nos divertiu! Dei ótimas risadas nesse segundo episódio de “Navillera”, em cenas como o Deok-Chul gemendo de dor para dormir naquela noite (porque é assim mesmo que nos sentimos quando começamos a fazer exercício, não é?), ou o Deok-Chul fazendo uma série de anotações sobre o Chae-Rok em um caderninho, dizendo que “é o que empresários fazem”, ou ainda aquela divertida cena do hospital, em que Deok-Chul e o médico ficam falando sobre Chae-Rok… inclusive, me preocupa bastante que o Chae-Rok tenha um problema no joelho e seja bastante teimoso e negligente em relação aos cuidados que ele precisaria ter para que não se torne algo pior. Acho que não estou preparado para ver o Chae-Rok tendo que parar de dançar… e, convenhamos, nem mesmo Deok-Chul está: ele o admira demais!

Chae-Rok parece muito mais leve na segunda aula com Deok-Chul já, na verdade… ele começa a realmente ensinar algumas posições do ballet, e Deok-Chul está rapidamente conquistando todas as pessoas do estúdio. Aquela sequência que engloba as aulas e os momentos do Deok-Chul ajudando na limpeza, sempre feliz da vida, é um máximo! Uma trilha sonora animada, uma junção de cenas felizes, eu fiquei com um sorrisão bobo no rosto o tempo todo… me lembrou um pouco aquela sequência de “Footloose” em que eles estão ensinando o Willard a dançar nos corredores da escola. Outro destaque, é claro, é a maneira como o Deok-Chul realmente foi às compras graças ao Chae-Rok, como ele dissera antes, mas só entendemos a extensão do que ele queria dizer nessa sequência: ele está sempre com uma roupa igual à de Chae-Rok para os ensaios, e isso é tão fofo.

Até o moletom é idêntico, e essa é uma das cenas mais engraçadas do episódio!

Enquanto avançamos nas aulas de ballet, Chae-Rok também precisa continuar trabalhando em seu emprego de meio-período, e ele tem uma cena incrível no restaurante, lidando com um cliente arrogante que aparece toda sexta-feira, e que só vai lá para humilhar os funcionários… ele estava humilhando uma das estagiárias quando Chae-Rok se intromete e ele estava uma delícia expulsando aquele cliente do restaurante, devo dizer. Inclusive, achei que ele perderia o emprego por isso, mas ninguém mais aguentava o cliente por lá, felizmente, e tudo acaba bem. Na verdade, a história esteve ali para introduzir a história da garota que está começando agora a trabalhar no restaurante, e para que ela dê um chacoalhão em Chae-Rok dizendo que “ele não a conhece”. Estou curioso para entendê-la mais, mas também feliz com como isso pega Chae-Rok desprevenido e o faz pensar…

Também temos algum avanço na amizade de Chae-Rok e Deok-Chul. No meio de uma série de perguntas que Deok-Chul faz a Chae-Rok, ele pergunta sobre os pais, o que toca em um ponto delicado, e Chae-Rok só diz que “seu pai mora em outro lugar e sua mãe morreu”. Depois, Chae-Rok vai fazer um bico como entregador do restaurante de um amigo e, quando ele retorna de uma primeira entrega já bastante conturbada (!), ele encontra Deok-Chul comendo por ali, e ele simplesmente o proíbe de continuar fazendo entregas… afinal de contas, como ele explica, Chae-Rok “é uma estrela”, então ele não pode correr o risco de se machucar, e andar por aí de moto fazendo entregas é muito perigoso. Para proteger Chae-Rok (a devoção de Deok-Chul é incondicional, e isso é a coisa mais adorável de “Navillera”), o próprio Deok-Chul assume as entregas!

No fim, o episódio termina em um momento extremamente tenso. A última entrega do dia é de volta em um clube de sinuca ao qual Chae-Rok foi no início da noite, e é um pedido de Ho-Beom, o cara com quem Chae-Rok tem um passado cujos detalhes desconhecemos, mas Ho-Beom o odeia e adora provocá-lo. No último episódio, ele falou que “ele não merecia ter uma boa vida” e, agora, ele o chama apenas para humilhá-lo e para não pagar pelo pedido, e então a tensão clara entre eles vai escalando até que eles quase partam para a briga, e Deok-Chul aparece bem no momento… eu não sei bem o que Deok-Chul vai fazer, eu não sei bem o que Chae-Rok vai pensar de ele se meter em sua vida, mas a verdade é que o Deok-Chul está sendo um anjo da guarda para ele. Talvez seja o começo de um respeito mútuo? Bastante curioso pelos próximos episódios!

 

Para mais postagens de Navillera, clique aqui.

 

Comentários