Jungle Cruise (2021)

“I don’t have to know someone to care”

UMA DELICIOSA AVENTURA PELA FLORESTA AMAZÔNICA. Protagonizado por Dwayne Johnson, Emily Blunt e Jack Whitehall, “Jungle Cruise” conta a história de uma cientista perseguindo uma antiga lenda que fala sobre uma árvore, a Lágrimas de Cristal, cujas flores podem curar qualquer doença no mundo e até acabar com maldições: se é real ou não, ninguém sabe, mas ela acredita que sim e, nesse caso, essas pétalas poderiam revolucionar a medicina! É assim que a Dra. Lily Houghton acaba em Porto Velho, buscando alguém que possa levá-lo pelo Rio Amazonas até onde acredita que encontrará as Lágrimas de Cristal e as pétalas milagrosas, e acaba com Frank, o capitão trambiqueiro de um barco que não parece ser lá muito confiável. O elenco afiado entrega um filme divertido, e com um clima constante de aventura, contando, ainda, com algumas surpresas interessantes.

O filme começa com uma narração que nos leva à história da lenda: em 1556, Don Aguirre e outros conquistadores espanhóis vieram à América do Sul em busca das Lágrimas de Cristal, mas a missão acabou dando errado e todos morreram, sendo mais tarde ressuscitados pelos membros da tribo Puka Michuna, graças às milagrosas pétalas da árvore – ao invés de ir embora, no entanto, Don Aguirre se voltou contra a tribo, que se recusou a levá-lo até a árvore sagrada, e quando Aguirre ataca o líder da tribo e destrói todo o lugar, ele e os demais acabm amaldiçoados: agora eles não poderão mais morrer, mas tampouco poderão se afastar muito do rio – estão para sempre confinados àquele lugar. Depois, o filme pula para 1916, quando a Dra. Lily, usando o irmão mais novo, tenta conseguir uma ajuda da Sociedade Real de Londres para uma expedição.

Como a Sociedade Real não está muito interessada em patrocinar uma expedição na qual não acredita, Lily precisa fazer as coisas da sua maneira e, por exemplo, roubar a importante "ponta de flecha” que, diz a lenda, é um item importante para se encontrar a árvore – e é muito gostoso acompanhar a sequência da habilidosa Lily. Certamente ela forma uma boa dupla com Frank! Tudo no filme é exagerado, das situações aos lugares que conhecemos, mas se trata de um filme de fantasia que coincidentemente se passa na Floresta Amazônica, e eu aprendi a me divertir e curtir cada momento… os trambiques de Frank, a relação bem-construída de Frank e Lily, e McGregor, o irmão de Lily, que nos rende momentos engraçados e fofos, e se mostra um personagem incrivelmente carismático! É uma delícia acompanhar esse trio em sua viagem pelo Rio Amazonas…

Destaco o personagem de McGregor, que é um dos poucos personagens gays que a Disney acrescentou aos seus filmes (é uma vergonha que estejamos em 2021 e a Disney ainda seja tão conservadora nesse sentido) e que, embora seja interpretado por um homem hétero (uma decisão bastante criticada na época do anúncio), nos entrega momentos muito bonitos. Além de ser um constante alívio cômico, mas sem ser ridicularizado por sua homossexualidade em momento algum, McGregor tem uma cena séria, emocionante e de coração aberto com Frank, quando ele conta sua história, conta sobre como foi julgado por amar quem amava, e como a irmã sempre esteve com ele. Sei lá, eu acho que é por eu ser gay também, mas essa cena serve tanto para que eu me coloque no lugar de McGregor quanto para que eu desenvolva um carinho imenso por Lily, só por ter sido um porto seguro para o irmão.

Essas pessoas são tão importantes na nossa vida!

Durante grande parte do filme, Frank parece tentar dissuadir Lily de sua busca, porque, supostamente, não acredita em nada daquilo e ninguém que tentou encontrar a árvore, nesses anos todos, conseguiu, mas Lily acredita que ela tem coisas que ninguém nunca teve antes, como a ponta da flecha, e que vai conseguir o que quer. Achei muito interessante as reviravoltas que o filme dá, quando a busca pelas Lágrimas de Cristal se torna ainda mais intensa. Acontece que, além de Lily, que quer encontrar as pétalas milagrosas para apresentá-la às pessoas e ajudar a todos, fazendo a medicina avançar, outras pessoas também estão em busca dessa árvore, mas por motivos completamente diferentes e egoístas: o Príncipe Joachim. Entre alucinantes perseguições de submarino e ameaças, Joachim age imprudentemente e convoca uma ajuda contra Lily…

Assim, Don Aguirre e os conquistadores da lenda são despertados – é um visual assombroso e interessante o dos conquistadores, que aparecem parcialmente consumidos pela selva depois de terem tentado escapar e terem sido aprisionados: o próprio Don Aguirre parece ser formado por cobras, enquanto seus companheiros são formados por abelhas ou lama e sapos. Os conquistadores também estão em busca das Lágrimas de Cristal porque acreditam que as pétalas da árvore poderão salvá-los de sua maldição, e é aqui que o filme ganha uma vibe mais mística que, particularmente, eu gosto bastante! E a grande surpresa fica para o momento em que Frank, Lily e McGregor são atacados em uma “tribo” pelos conquistadores centenários e, para resgatar a ponta de flecha que Don Aguirre rouba de Lily, Frank parece se sacrificar e despencar à morte…

Quer dizer, nós sabíamos que Frank não ia morrer, pelo menos não faltando tanto tempo ainda para o fim do filme, mas foi interessante encontrá-lo, um pouco depois, incrivelmente bem, mesmo que estivesse, sei lá, com uma espada atravessada pelo seu coração – nem sangrando ele estava! Então, Frank precisa contar a Lily a verdade: ele tem quase 400 anos de idade e era um dos conquistadores espanhóis que vieram à América do Sul em 1556 no barco de Don Aguirre! Diferente dos demais, no entanto, ele tentou defender a tribo dos Puka Michuna de seus companheiros e, por isso, a selva “pegou leve” com ele, mesmo que ele também tenha sido amaldiçoado e proibido de deixar o rio… foi aí que ele se tornou um capitão. Agora, depois de todos esses anos, tudo o que ele quer é poder morrer em paz… e talvez as Lágrimas de Cristal o ajudem nisso…

Afinal de contas, elas podem acabar com maldições!

O ato final do filme é um verdadeiro espetáculo de aventura, no melhor estilo “Indiana Jones”, “Os Goonies” ou “A Lenda do Tesouro Perdido”: adorei acompanhar a maneira como Frank e Lily se aproximam das Lágrimas de Cristal, como eles começam a desvendar algumas pistas, como eles descobrem uma cidade perdida sobre o Rio Amazonas (um espetáculo visual, por sinal, até gostaria de explorar em mais detalhes aquele lugar!), e como eles chegam até o lugar onde a árvore milagrosa parece morta… e, apenas juntos, Frank e Lily conseguem trazê-la de volta à vida e pegarem uma única pétala, que vira o centro de um caos – todos querem a pétala para si, por um motivo ou por outro. No fim, Frank se sacrifica para permitir que Lily vá embora levando a pétala consigo, e ele acaba sendo capturado com os demais conquistadores, de volta presos na selva em um sono eterno.

No fim, Lily acaba fazendo o mesmo, e sacrifica a única pétala que conseguiu para poder não apenas retirar Frank da pedra, mas também para torná-lo novamente humano e mortal, como ele sempre quis – o que não quer dizer que ele vai morrer imediatamente, porque ele pode viver “uma nova vida” com Lily, na Inglaterra, mas agora ele sente dor, ele sangra… quase como uma resposta ao bom coração de ambos, a árvore dá uma última pétala a Lily, para que ela possa fazer com ela o que bem entende – pesquisas que vão, sei lá, “ser um avanço para a medicina”. O filme é, certamente, uma aventura e tanto! Com cenários belíssimos e momentos divertidos e de aquecer nossos corações, “Jungle Cruise” nos entrega uma deliciosa e leve aventura pela floresta e pelo rio, envolvendo lendas antigas, cidades e templos perdidos e maldições ancestrais.

Eu adorei a experiência!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários