¿Quién es Quién? – O namoro de Tanya e Eugenio

“Ingenuidade” demasiada.

Essa foi uma das tramas em que a novela pegou mais pesado… Tanya é uma garota jovem e profundamente ingênua que veio ilegal para Los Angeles, deixando para trás sua vida numa cidadezinha do México, em busca de “oportunidades”, mas a sua acentuada ingenuidade a deixou vulnerável contra Don Pepe, o desprezível pai de Paloma, que se aproxima dela com interesses obscuros e a torna sua prisioneira, sem mesmo que ela perceba. Enquanto isso, temos Eugenio, o gatíssimo gostoso irmão de Paloma, que está completamente apaixonado por Tanya, e que é um bom moço que gosta dela de verdade e a respeita, mas Don Pepe vai fazer o impossível para impedir que o filho seja feliz ao lado da garota por quem ele baba… já era NOJENTO que Pepe ficasse “babando” por ela, mas ele realmente chega a abusar dela, e isso passa de qualquer limite.

Ansioso pela punição severa a Don Pepe.

Tanya é filha de um antigo amigo de Don Pepe, e por isso ele ficou responsável por ir buscá-la quando ela chegou ao novo país, mas o velho babão imediatamente se encantou por ela, e então a manteve em segredo da família, e a colocou para morar em um quartinho simples, a incentivando a temer tudo ao seu redor. Para que Tanya não saísse e conhecesse pessoas, ele a fez acreditar que as pessoas do bairro eram perigosas e não eram de confiança, e então começou a trazer coisas para ela, por vezes tirando dinheiro que a família precisava para pagar as contas mais básicas (!), e dizendo que ela só poderia trabalhar se ele encontrasse um trabalho em um lugar “confiável” para ela. Felizmente, embora não seja a completa independência que eu esperava, Tanya acaba deixando o seu quartinho e descobre o estúdio onde ela pode estudar inglês e trabalhar como recepcionista.

Don Pepe fica uma fera quando descobre sobre o emprego dela… ele é visivelmente perturbado, desde sempre percebemos isso, e nos preocupa até onde ele será capaz de ir nessa trama toda, porque seu olhar de louco é apavorante. Mesmo assim, Tanya acaba começando a trabalhar, diz a Don Pepe que “ele não pode ficar lhe comprando presentes” (embora ela caia em seus joguinhos dramáticos e aceite um colar que ele compra para ela, por exemplo), e eu fiquei contente quando ela conheceu Connie e Eugenio. Connie tinha acabado de fugir de casa e também estava se mudando para o bairro, e começando a trabalhar no estúdio como professora de inglês, então elas ficaram amigas rapidamente… e Eugenio era o cara gentil e profundamente lindo que estava por perto e que sempre se mostrava um bom rapaz, então ela se apaixonou.

O romance entre Tanya e Eugenio é bastante inocente, especialmente porque ele a respeita completamente. As cenas dos dois sempre são ternas e fofas, como quando ele ganha aquele urso gigante para ela em um encontro, e quando ele a deixa em casa, mas vai embora antes que eles se beijem… a novela nos fez torcer pelo casal, no meio de toda a angústia da perseguição de Don Pepe, e quando Eugenio e Tanya se beijam pela primeira vez, quase podemos ver os “fireworks”. É muito bonito. E eles compartilham um romance inocente e respeitoso, quase como se fossem dois adolescentes, e ele está tão feliz, tão completamente apaixonado… tanto que ele está louco para apresentá-la para seus pais, mas Don Pepe foge disso rapidamente quando descobre que a tal garota que o filho está namorando é, na verdade, a Tanya.

Ali, as coisas se intensificam…

Ele está realmente disposto a separá-los, e a maneira como faz isso é ultrajante. Don Pepe se torna mais grosseiro do que nunca com a família, diz umas atrocidades pavorosas para o próprio filho, e decide que “vai mandá-lo de volta ao México”, o que parece uma loucura. Em relação a Tanya, as coisas são ainda piores… ele faz uma cópia da chave do seu quarto, e então entra lá quando bem entende, e envenena o seu leite de todas as noites com algo que a coloca para dormir profundamente, e quando ela cai no sono, ele entra no quarto e não gostamos nem de pensar no que ele faz enquanto ela está desmaiada… quando o dia amanhece, Tanya sempre acorda confusa, sem lembrar-se direito de como pegou no sono, e o pior de tudo é que ela sempre está nua, e isso começa a atormentá-la, porque ela se pergunta se algo pode estar acontecendo.

Aí, Don Pepe joga mais baixo que nunca: se faz de inocente e compreensivo ao perguntar à garota sobre o seu namorado, e então faz toda uma cena sobre como “ouviu um boato” sobre “um tal de Eugenio” que molestava umas garotas no bairro, mas diz que “espera que não seja o mesmo cara”. Tanya não quer acreditar que Eugenio seria capaz de invadir o seu quarto e fazer uma coisa dessas, mas as evidências estão ali, e então ela começa a agir de modo estranho, se afastando dele, e eu fiquei realmente triste, porque o pobre Eugenio não fazia ideia do que estava acontecendo… com a ajuda de Connie, no entanto, Tanya resolve que precisa ir a um especialista, e a ginecologista parece dizer que ela não foi abusada… mais aliviada, com esses resultados, ela percebe que estava muito errada em chegar a desconfiar de Eugenio, que é um fofo.

Então, ela fala com ele, pede desculpas, sem explicar o porquê de ter estado tão estranha no dia anterior, e lhe dá um presente: um colar com a letra “T”, de Tanya, para ele usar… um colar que, infelizmente, arrebenta no primeiro dia, e ele deixa em casa para a mãe arrumar. Quando ele fez isso, eu sabia exatamente o que o nojento do Don Pepe faria: naquela noite, ele entra novamente no quarto de Tanya, a despe por completo, e deixa o colar de Eugenio caído ao lado da cama, para culpá-lo de ter invadido o quarto – e, infelizmente, com essa “prova” ali, Tanya acaba acreditando em tudo. E o pior de tudo é que quando ela desaparece, Connie, Rubén e Eugenio se preocupam com ela, mas ela fica encerrada num quarto, “confiando” apenas no Don Pepe, que a está manipulando mais do que nunca para que odeie o Eugenio.

E ela, ingênua, acaba acreditando nele – quando não tinha motivos para isso, porque ela não sabe muito sobre ele! A apavora a ideia de que Eugenio está invadindo o seu quarto durante a noite, mas ela não consegue acreditar, como o Don Pepe sugere, que Connie é sua cúmplice, e quando ela tenta ligar para ela para conversar, ela percebe que seu celular não está com ela. Don Pepe o roubou para mandar mensagens a Connie (dizendo que ela tinha voltado para o México) e a Eugenio (dizendo que tudo acabou entre eles), e ele tenta devolvê-lo discretamente quando volta à sua casa no dia seguinte, mas ela acaba percebendo que o celular estava com ele. Eu realmente espero que esse seja o começo da solução para todo o problema! Afinal de contas, por que ele estava com o celular? E é só ela conversar com Connie para descobrir que ela recebeu uma mensagem em seu nome…

Que certamente não foi ela quem escreveu.

Realmente espero que ela esteja perto de desmascarar o Don Pepe!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários