¿Quién es Quién? – A morte de Jonathan

Uma despedida de solteiro. Uma explosão de gás. Um assassinato.

AH, EU ESTOU TÃO REVOLTADO COM ISSO!!! “¿Quién es Quién?” me surpreendeu ao matar Jonathan, porque eu sinceramente achei que ele ficaria à beira da morte, mas não chegaria a morrer. Foi a mesma surpresa que tive em “O Diário de Daniela”, quando a Lidi morreu, porque eu não achei que teriam essa coragem – é um momento importante para nos mostrar o nível de perversidade de Chamoy, mas eu já o detestava antes, não era necessário isso tudo. E a maneira como a novela faz isso também é extremamente doloroso e sofrido, porque estávamos nos aproximando do casamento de Jonathan e Inês, e ela estava completamente feliz com o homem que ama e a aprovação dos filhos, e durante a celebração de uma espécie de “despedida de solteira”, a fatalidade acontece… tudo por causa das ações criminosas de Chamoy.

Não vejo a hora do Leonardo o desmascarar!

Paloma conseguiu comprar sua própria casinha com um empréstimo no banco e o dinheiro que Perico mandou anonimamente para ela, e ela decide que “o primeiro evento” que quer organizar na sua nova casa é uma “despedida de solteira” para Inês, mas não é a despedida de solteira comum… é uma festança cheia de amigos, risadas e todos estão convidados, inclusive o Jonathan e os outros homens. Era para ser um momento divertido e feliz, mas antes de ir até lá, Inês sentiu como se alguém a estivesse observando – e o Chamoy realmente estava! –, e aquilo a acompanhou a noite inteira, uma sensação estranha de que alguma coisa ia acontecer. E enquanto ela e Jonathan estão lá, se divertindo na casa de Paloma, Chamoy invade a casa de Jonathan e liga o gás… agora, ele está a um passo de causar uma explosão que pode tirar a vida de Jonathan.

Os últimos momentos de Inês e Jonathan juntos são bonitos, e incluem uns discursos realmente apaixonados e emocionantes… Inês menciona “Perico” e Yesenia, e os agradece por tudo, e é lindo, enquanto Jonathan faz uma belíssima declaração de amor que mostra o quanto ele ama Inês. Mas, depois, quando a bebida chega ao fim e as pessoas querem continuar festejando, Jonathan se voluntaria para ir para casa buscar mais bebidas – graças ao mal pressentimento que teve mais cedo, Inês pede a Leonardo que o acompanhe, porque “não quer que ele fique andando sozinho”, e se Leonardo não o tivesse acompanhado, talvez ele já tivesse mesmo morrido na explosão da casa… Leonardo e Jonathan entram na casa, veem que a casa foi aberta, e então Leonardo acende a luz para ver o que aconteceu… e todo o bairro parece ouvir a explosão.

E eu fiquei todo apreensivo.

Quando retornamos à casa de Jonathan, ela ESTÁ EM CHAMAS, Leonardo também é atingido e acaba desmaiado no chão, beirando a morte, e é o BABACA DO CHAMOY que entra na casa para “salvá-lo”. Ele teria deixado o Jonathan morrer, se estivesse sozinho, mas ele não teve coragem de deixar o Leonardo, então ele entra, bate em Jonathan, que estava acordado e ia salvar Leonardo, e sai carregando o filho nos braços, como um “herói”. E o pior é que as pessoas são ingênuas demais para comprar essa história toda. Eu, por outro lado, imediatamente já teria me perguntado o que Chamoy estava fazendo ali – mas Leonardo é o único que se atenta a esse fato. Depois de tirar o Leonardo da casa em chamas, Chamoy, para fazer sua interpretação de “bom moço”, precisa entrar e também “salvar” o Jonathan, e então tudo desanda…

Agora, Chamoy é “o herói”.

Tudo nessa sequência é profundamente REVOLTANTE, na verdade. Inês precisa agradecer Chamoy por ter salvado a vida do filho e de Jonathan, e apenas Leonardo, visivelmente o mais inteligente de todos, se pergunta o que ele estava fazendo ali e se tem algo a ver com o “acidente”. Naturalmente, Chamoy nega tudo, mas Leonardo não se detém e comenta como parece “altamente suspeito que ele estivesse ali justamente na hora do ‘acidente’” – “Simplesmente me dê uma explicação coerente, Chamoy. É o único que estou pedindo”. O pior é que a maioria das pessoas caiu no joguinho de Chamoy e estão contra ele, dentre eles Yesenia, e até a Sara, que até então tinha sido uma velha muito inteligente… tudo isso cai por terra e ela se torna uma manipulada idiota que só vai dar dor de cabeça e sugerir atrocidades nos próximos capítulos.

Depois de passar tanto tempo na casa em chamas, Jonathan acaba no hospital, respirando por aparelhos, mas está estável e, a princípio, ele vai ficar bem. Inês vai visitá-lo, preocupada, e a cena é muito emocionante, e ela se lembra de quando, lá na piñataría, ele a pediu em namoro, tão fofo e lindo, e eles se beijaram pela primeira vez… chorando, no quarto de hospital, Inês conversa com Jonathan e pede que ele volte e que fique bem – pede que ele faça isso por ela e por seu amor… como que em resposta a Inês, Jonathan ABRE OS OLHOS e olha para ela… o sorriso e o alívio dela são emocionantes. Mas sabendo que Jonathan vai ficar bem e poderá sair do hospital, Chamoy invade o seu quarto (gente, cadê a segurança desse lugar?!) para terminar o trabalho que não conseguiu concluir quando causou uma explosão na sua casa.

Em um momento NOJENTO, Chamoy diz que “já retribuiu o favor de salvar a sua vida”, agradece por ele tê-lo ajudado a posar de “herói” (!), e então o mata. O desgraçado tira o aparelho que ajuda Jonathan a respirar e o sufoca com o travesseiro… antes de sair, no entanto, ele devolve tudo ao normal, para não parecer um crime, mas sim um acidente que acaba com a vida de Jonathan. E EU QUASE NÃO AGUENTEI ASSISTIR A ISSO TUDO. É doloroso demais ver o Jonathan morrer, saber que ele não estará mais ali para apoiar a Inês e fazê-la feliz, e saber que a Inês vai sofrer um monte, ainda tendo que aguentar as pessoas acreditando que Chamoy é um herói… isso tudo é tão perverso, tão horrível de se assistir, tão revoltante. Na saída, Chamoy encontra Leonardo, mas teria sido melhor se o Leonardo o tivesse encontrado dentro do quarto de Jonathan.

Infelizmente, não o encontrou.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários