¿Quién es Quién? – Perico descobre sobre a morte de Jonathan

“¡Se murió Jonathan!”

Certamente, a morte de Jonathan foi a sequência mais triste em “¿Quién es Quién?” até agora. Cheguei a duvidar que ele realmente fosse morrer, porque não achei que seria justo com a Inês – ou com qualquer outro –, por isso foi com certa surpresa que eu recebi a morte, o funeral, que foi apenas mencionado, e o luto, que ainda persiste, especialmente para Inês que, embora esteja tentando “seguir em frente”, como ele gostaria que ela fizesse, continua sofrendo pelo homem com quem ia se casar. Um núcleo da novela sofreu todo ao mesmo tempo, enquanto acompanhávamos Perico envolvido com a cirurgia e a soltura de Santiago, feliz com Fernanda, que estava mais apaixonado que nunca, e quando as coisas se acalmaram de um lado da trama, outro golpe nos acertou em cheio quando Perico finalmente descobre sobre a morte de seu amigo.

Foi doloroso de assistir, e eu chorei com o Perico!

Tudo começa graças a Nora, de algum modo – ela escutou Ignácio e Fabíola conversarem sobre como desconfiam que “Leonardo” tenha uma amante, e ela vai até o escritório dos Fuentemayor para tirar satisfação. “Hold. Your. Horses. Norita”. Perico é tão sincero ao falar sobre o seu amor por Fernanda, e ela mesma já o testemunhou tantas vezes, que ela acredita nele, mas precisava “tirar isso a limpo” – afinal de contas, se não existe amante nenhuma, por que ela escutou o que escutou? Basílio é quem sugere a Perico que a pessoa de quem Fabíola e Ignácio estão falando pode ser o verdadeiro Leonardo, e então a “garota” com quem eles o viram é, na verdade, Paloma… por isso, Perico pede que Basílio retorne ao mercado e descubra o que está acontecendo entre o seu “clone” e a Paloma, e então ele acaba descobrindo mais coisas…

A morte de Jonathan.

FOI HORRÍVEL O MOMENTO EM QUE BASÍLIO CONTA A PERICO – ele muda imediatamente, e podemos sentir toda a sua dor expressa nos olhinhos incrédulos. Ele quer que Basílio esteja enganado, porque “Jonathan não pode ter morrido”, e então o sofrimento toma conta dele, e muito me dói vê-lo sofrer daquela maneira! Ainda lhe pesa saber que ele não teve a chance de se desculpar pela maneira como falou com ele da última vez em que o viu, e essa é uma dor que vai acompanhá-lo para sempre… Eugenio Siller entrega uma atuação BRILHANTE, em que não deixa de ser o Perico, com todos os seus detalhes, mas é um Perico que, nesse momento, está sofrendo, e a dor é real! Uma cena profundamente dolorosa, profundamente triste, e Basílio é quem está ali com ele, para abraçá-lo e confortá-lo, e escutar o que ele tem a dizer.

Perico fala sobre como queria agradecer a Jonathan por sempre ter estado ao lado dele, cuidado dele como se fosse um irmão mais velho, quando o pai foi para a cadeia, por exemplo, mas ele também queria pedir perdão… quando ele diz essa parte e desabafa sobre pelo que devia se perdoar, então as lágrimas fluem com mais intensidade dele, e aquilo coroa a tristeza da cena… então, ainda sofrendo, Perico vai com Basílio de volta para o bairro, onde ele vê a mãe, vestida de preto, chorando no meio da rua antes de entrar em casa, para que os filhos não vejam o seu sofrimento e, ao ver essa cena, Perico se lembra da última vez em que esteve com a mãe e com Jonathan, na maneira como gritou com eles, na maneira como quase bateu em Jonathan, e a culpa o corrói… naquele momento, ele abre a porta para fazer “o que devia ter feito há muito tempo”.

ESTAR COM A MÃE.

Mas ele acaba se freando. Antes de ter a chance de ir abraçar Inês, ele percebe que Leonardo está ali, e ele parece carinhoso e atento com a mãe… assim, Basílio acaba o convencendo a não deixar tudo para trás. Ainda muito triste, no entanto, Perico vai falar com Fernanda, ainda destruído, e a abraça e conta sobre como seu melhor amigo morreu, mas diz que fazia tempo que ele não o via, e descobriu tarde demais… não teve nem a chance de estar em seu funeral. A maneira como Perico volta a falar sobre Jonathan, dessa vez com Fernanda, e como diz a ela que “ela gostaria de tê-lo conhecido”… um momento realmente muito especial. E Fernanda está feliz por conhecer “esse outro lado de Perico”, um lado que nunca se revelara antes, um lado que permite que as pessoas o conheçam por completo. E ela o ama cada vez mais…

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários