¿Quién es Quién? – De luto por Jonathan

À beira de uma atrocidade…

AINDA NÃO CONSIGO PROCESSAR TODA A INFORMAÇÃO DE QUE O JONATHAN MORREU MESMO. Chamoy cometeu a pior de suas maldades ao garantir que Jonathan morresse… depois de causar um vazamento de gás na sua casa e, consequentemente, uma explosão, ele “teve” que tirá-lo da casa em chamas porque ele não contava que “Perico” fosse estar com ele. Mas (e essa é a parte mais revoltante de toda essa trama, na minha opinião), depois de se fazer de herói na frente de todos, Chamoy invade o quarto de Jonathan no hospital, quando ele já estava se recuperando, para “terminar o serviço” e matá-lo, tirando o aparelho que o ajudava a respirar, sufocando-o com um travesseiro e, depois, deixando tudo como estava para que ninguém suspeitasse que a morte de Jonathan tinha sido, na verdade, um assassinato. Mas ele não esperava encontrar Leonardo no hospital.

Enquanto vemos Chamoy invadir o hospital, vemos Leonardo se voluntariar para ir acompanhar o Jonathan enquanto a mãe descansa, e eu realmente acreditei que isso poderia salvar a sua vida, mas eu fui ingênuo. Infelizmente, Leonardo só encontra Chamoy quando ele já está indo embora, e pergunta “o que ele está fazendo ali”. Chamoy é extremamente grosseiro, preocupado por quase ter sido descoberto, mas ele dá alguma desculpa sobre ter ido ao hospital atrás de mais remédio para as queimaduras nas mãos, e sai depressa, antes que Leonardo vá em busca de Jonathan e descubra que ele está mesmo morto… eu ainda tive um resquício de esperança ao ver os médicos tentando reanimá-lo, mas quando o telefone de Inês tocou no meio da madrugada, então eu soube que não existia mais o que fazer… JONATHAN TINHA MORRIDO MESMO.

E eu chorei. Sofri. Me revoltei.

QUE RAIVA DO CHAMOY!

Agora, minhas esperanças estão todas na inteligência de Leonardo, que é um homem e tanto (em todos os sentidos), e que só precisa juntar os pontos para perceber que há algo de “estranho” e “suspeito” nessa história toda. Sofri muito com Inês chorando e dizendo que “isso não é justo”, PORQUE NÃO É MESMO, e foi terrível vê-los todos usando preto, voltando do funeral, que a novela nem chega a nos mostrar, porque seria ainda mais sofrimento. O clima, outrora tão alegre e leve em “¿Quién es Quién?”, agora tomou um caminho sombrio, e está pesado, triste… diferente do que eu estava habituado a esperar da novela. Inês chorando e olhando para a foto dela com Jonathan, falando sobre como quis passar o resto da vida ao lado dele, e então a vida foi injusta com ele – QUANTA DOR! Inês em posição fetal na cama, sozinha, chorando.

Muito sofrimento.

Corajoso, inteligente, mas possivelmente um pouco inconsequente, Leonardo vai falar com Chamoy, porque ele sabe/sente que foi ele quem matou Jonathan, e conta que ele já disse à polícia as suas suspeitas e pediu que eles investigassem como foi a explosão na casa e exatamente o que aconteceu com ele no hospital. Ele vai até as últimas consequências para desmascarar Chamoy! Além de mau, Chamoy é nojento, asqueroso. Eu detesto como ele tenta “virar” o jogo contra “Perico”, mas Leonardo tem muita informação contra ele: primeiro, ele sumiu POR DIAS do bairro, e volta do nada, casualmente no lugar onde o “acidente” aconteceu? E depois estava no hospital na noite da morte de Jonathan! Quando Chamoy diz umas coisas contra ele, como que talvez tenha sido ele quem matou Jonathan, e está tentando acusá-lo, Leonardo apenas ri e diz que, com seus antecedentes, vamos ver em quem a justiça vai acreditar…

Sensacional.

Além do mais, seria estranho ele sumir de novo agora, com a investigação.

Não?

Muitas cenas mostram o LUTO após a morte de Jonathan, e é tudo muito difícil de se assistir. A cena de Leonardo e Termi na queijaria do mercado, por exemplo, relembra momentos que os três viveram juntos, e embora Leonardo não tenha essas memórias, porque nem poderia tê-las, tudo é muito forte para ele. Inês, por sua vez, tem um “sonho” com Jonathan, que deve ser seu espírito voltando, de branco, para consolar seu coração e pedir que ela siga em frente. Ele pede que ela não fique triste, que ela se lembre de tudo o que passaram juntos, mas com alegria, guardando esse sentimento – se ela ficar triste, ele não poderá seguir em paz. Ainda que Inês não queira que Jonathan se vá, ele está ali, ainda, porque a ama e porque quer que ela se sinta melhor, ainda que apenas um pouquinho… porque não é possível levantar a cabeça e seguir em frente tão facilmente.

A dor é forte demais.

Mas ela vai tentar.

Uma das únicas coisas boas que estão acontecendo nisso tudo é a cumplicidade de Leonardo e Paloma, que são UM CASALZÃO. Ele conta a ela sobre como denunciou Chamoy à polícia, e ela não tem certeza se desconfia dele da mesma maneira, mas diz que vai apoiar Leonardo no que seja… e nesse momento de tanta dor, mas também de tanto amor, ele a pede em casamento numa cena extremamente fofa. Sem anel para oferecê-la agora, ele faz o pedido de casamento com um brinquedo de Cachito, e é TÃO FOFO, MINHA NOSSA! Ela pergunta se ele está brincando, mas, lindo, Leonardo diz que a ama com todo seu coração e que quer ser o “pai” de Cachito, cuidando de ambos, e não existe nada mais sério que isso. Ele QUER se casar com ela, e ela aceita o pedido, naturalmente, mas eles vão esperar um tempo para anunciar a todos, em respeito ao luto.

Mas existem desrespeitos muito maiores ao luto, na minha opinião, e é a presença de Chamoy e pessoas o defendendo. Leonardo tem uma cena LINDA com a mãe (“Te digo uma coisa, mãe? Estou muito orgulhoso de ser seu filho. Você é uma grande mulher”, “Não sabe o que eu daria para que pudesse apagar essa dor que sente. Daria até minha amnésia, para que pudesse esquecer”), mas Sara ESTRAGA TUDO chegando e falando sobre Chamoy, e sobre como o “pobrezinho” está mal e não consegue fazer nada sozinho por causa das mãos machucadas… imediatamente, o clima muda drasticamente, porque Leonardo o detesta e não gosta nem de ouvir falar sobre ele… e não consegue esconder isso. Ele se retira para a cozinha, sem fazer qualquer comentário, até que Sara fale o absurdo de "trazê-lo para o quartinho até as mãos sararem”.

AH, POR FAVOR!

Então, Leonardo se manifesta. Firme, ele diz que “não vai permitir que esse cara entre ali, de modo algum”. Sara tenta defender o filho, dizer que ele está machucado, e que está machucado porque o salvou das chamas, mas Leonardo, educado e sensato, diz que entende que ele é seu filho e ela se preocupa com ele, mas ele também se preocupa com sua família e vai protegê-la. Já agradeceu a Chamoy, e não vai fazer mais do que isso – não vai tolerá-lo naquela casa. A Sara sofreu um retrocesso pavoroso insistindo para que Leonardo e Inês aceitem Chamoy naquela casa… sério, isso é UM ABSURDO SEM TAMANHO! E ela ainda insiste, causando um climão na mesa, uma rixa entre avó e neto, e eu realmente espero que Leonardo tenha força o suficiente para impedir que uma loucura seja feita… porque, do contrário, vamos entrar em uma fase em que eu vou DETESTAR tudo na novela.

Infelizmente.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários