[Season Finale] Around the World in 80 Days 1x08

Que viagem extraordinária!

QUE SÉRIE INCRÍVEL, QUE FINAL ÉPICO! Eu adorei “Around the World in 80 Days”, e eu já sabia que não podia ser diferente, mesmo antes de iniciar a série: era uma produção da BBC, baseada na obra de Jules Verne e protagonizada por David Tennant… é claro que seria incrível! A história da aposta que levou Phileas Fogg a dar a volta ao mundo em 80 dias é divertida, emocionante e inspirada – e mesmo com todas as mudanças em relação ao livro, precisamos saber que se trata de uma adaptação, que conseguiu fazer um belíssimo e empolgante trabalho! Depois de todos os contratempos, depois de todas as tentativas de sabotagem, Fogg, Abigail Fox e Passepartout estão mais perto do que nunca de concluir a sua viagem: eles estão em Nova York, no 70º dia, e só precisam pegar um último navio e um último trem, e estarão em Londres na Véspera de Natal…

E esse último episódio é uma verdadeira e eletrizante corrida contra o tempo.

Fiquei tenso, mas vibrei o tempo todo com cada pequena vitória e momento! O nosso trio querido embarca no Henrietta, o último navio de sua viagem, mas Phileas Fogg acaba descendo, dizendo que tem algo a fazer e que vai voltar a tempo, mas, se não voltar, que Abigail e Passepartout podem ir embora sem ele: ele precisa encontrar uma mulher sob um relógio. O cartão postal escrito “Covarde” para o qual vimos Fogg olhar durante toda a temporada veio de Estella, há alguns meses, e o relógio daquela estação em Nova York é a única pista que ele tem: ele precisa ver se ela estará lá para conversar com ele. E a verdade é que ele precisa dessa conversa, para que ele possa finalmente fechar esse capítulo e seguir adiante… confesso que eu não esperava que a conversa de Fogg com Estella fosse ser tão emocionante quanto ela acaba sendo.

Estella aparece, de fato, a poucos minutos da partida do navio, e eles têm uma conversa sincera e importantíssima sobre tudo o que aconteceu 20 anos atrás – e tudo o que aconteceu no meio tempo. Phileas Fogg precisava pedir desculpas, precisava dizer que ele a amou muito e que não quer que ela duvide disso, e embora seja muito tarde para o romance deles, Estella fala sobre como não é muito tarde para ele, para a sua vida e para a sua aventura… os dois têm uma relação muito mais amigável e muito mais bonita do que talvez se pudesse esperar de uma relação que acabou como acabou há 20 anos, mas é tão bonito e tão sincero ver aquela interação deles que acreditamos em cada palavra. Estella é um máximo, Fogg cresceu demais nesses últimos 70 dias, e é lindo ver aquele último abraço deles antes que ele siga seu conselho e corra: ele precisa embarcar no Henrietta.

O que, é claro, é que embarcar não é fácil, porque os homens enviados por Bellamy continuam tentando sabotá-lo. Achei INCRÍVEL como, dessa vez, Fogg está mais forte do que jamais o vimos, e como ele enfrenta as pessoas que estão tentando impedi-lo de subir ao navio, e como ele ainda consegue um telegrama enviado por Bellamy ao homem que o atacou, mandando que ele impedisse Fogg de embarcar, “custasse o que custasse”. Foi bom ver o Fogg descobrindo quem era o Bellamy, algo que começou há alguns episódios, quando Passepartout falou sobre a proposta de sabotagem, mas que ganhou mais consistência nesse episódio quando Fogg ouviu da boca de Estella, viu aquele telegrama e começou a se lembrar de tudo o que tinha acontecido… das risadas, do deboche, da maneira como Bellamy sempre o menosprezou e o humilhou.

Por isso, ele não pode perder essa aposta.

Foi uma aventura e tanto para Fogg, certamente. Ele conseguiu encontrar Estella, ter uma sensação de conclusão belíssima, e ainda está prestes a concluir a jornada que parecia quase impossível! Quando ele chega de volta à Inglaterra, em Liverpool, e está a apenas um trem de casa, no entanto, já no Dia 80, ele não consegue embarcar para Londres por causa de um mandado de prisão vindo de Hong Kong que tem em seu nome: e, como ele diz, o governador de Hong Kong pode esclarecer esse mal-entendido se falarem com ele, mas nada parece funcionar para que isso aconteça… e, então, parece que Fogg vai, tão perto de casa, perder a aposta. Foi horrível ver o Fogg desolado na prisão durante um dia inteiro e Passepartout e Abigail sabendo o quanto isso vai pesar sobre ele, mas ele só é solto e só pega o trem já no Dia 81.

Ou assim ele acredita.

Eu fiquei desolado com ele, mas sabia que alguma coisa precisava acontecer… e, quando chega em casa, arrasado, mas conformado, Fogg descobre que talvez ele ainda tenha tempo – ele precisa chegar de volta ao Clube até a uma da tarde da Véspera de Natal e, embora ele acredite que já é o Dia de Natal, toda a viagem ao redor do mundo o deixou confuso… eles estavam sempre viajando rumo ao leste, o que quer dizer que eles perderam alguns minutos todo dia, num total de 24 horas. Embora eles tenham visto o sol nascer 80 vezes, em Londres isso aconteceu apenas 79 vezes, o que quer dizer que ainda é a Véspera de Natal e que Fogg ainda tem tempo de correr até o Clube e chegar a tempo. Isso tudo é criado para gerar tensão e tornar tudo ainda mais emocionante, mas como é BONITO ver o Fogg correndo em câmera lenta e chegando no último segundo.

QUE MOMENTO ÉPICO!

E ele o faz porque não pode permitir que Bellamy vença… Estella lhe dissera isso, agora Abigail e Passepartout também o dizem, e ele sabe que eles têm razão. É uma cena INTENSA de volta no Clube, enquanto todos parecem celebrar sua conquista em um grandessíssimo evento, e Bellamy, com sua expressão arrogante e debochada, tenta dizer que “isso nunca foi sobre dinheiro”, e chega a ameaçar Fogg. O Fogg de três meses antes teria se rendido, mas o Fogg que retorna da volta ao mundo não é o mesmo de 80 dias antes, e eu achei LINDO ver como ele enfrentou Bellamy da maneira mais educada possível, falando sobre o cheque que deixara no dia de sua partida, para o caso de não retornar, e entregando o cheque para Bellamy, para “cobrir sua falência”. É uma grande demonstração do homem que ele é o fato de ele não ter mostrado o telegrama…

Eu teria.

Amei. Amei “Around the World in 80 Days” do início ao fim, e estou FELICÍSSIMO com essa adaptação, e um pouco curioso com os planos para a segunda temporada – afinal de contas, a série já foi renovada para a segunda temporada, mas a premissa de “Volta ao Mundo em 80 Dias” chegou ao fim. O fim do episódio, no entanto, nos dá dicas do que veremos no futuro: vemos Fogg, Abigail e Passepartout no Club, lendo notícias e especulações em um jornal, numa trama que nos remete a “Vinte Mil Léguas Submarinas” – acho que veremos o trio conhecer o Capitão Nemo na segunda temporada?! ESTOU ANSIOSO POR ISSO, uma nova aventura de Jules Verne! Me afeiçoei bastante a esses personagens e adoraria ver um pouquinho mais desse universo… será que, com alguma liberdade, poderíamos ver “Viagem ao Centro da Terra” em uma possível terceira temporada?

Eu topo!

 

Para mais postagens de “Around the World in 80 Days”, clique aqui.

 

Comentários