Além da Ilusão – Viagem ao Rio de Janeiro

A determinação de Isadora!

ESTAMOS NA SEGUNDA FASE DE “ALÉM DA ILUSÃO” E É HORA DE CONHECER UM POUCO DE ISADORA. Na primeira fase da novela, conhecemos Dorinha, uma garota de 8 anos que era a irmã mais nova de Elisa, e que teve que viver o evento traumático do assassinato da irmã. Agora, dez anos depois, voltamos a encontrar Isadora, uma moça que cresceu forte e determinada, mesmo com os traumas da infância e com as acusações infundadas do pai. Isso tem muito a ver com a criação de Violeta e a participação da Tia Heloísa, que esteve sempre por perto nesses dez anos, que fizeram com que Isadora crescesse talentosa, confiante e disposta a lutar por aquilo que quer – assim, ela está em um relacionamento com Joaquim, por exemplo, prestes a noivar com ele, mas o que ela quer da vida, de verdade, é uma vaga como gerente de vendas na tecelagem da família!

Quando Úrsula, a mãe interesseira de Joaquim que incentivou esse “romance” desde sempre, para ficar com as terras que um dia Isadora receberia de herança, organiza uma viagem ao Rio de Janeiro para “preparar o enxoval do casamento”, Isadora apenas aceita porque é a sua oportunidade de se mostrar boa com vendas: como ela claramente a Joaquim, ela não quer só cuidar da casa e dos filhos, ela “quer mais para a sua vida”. Isadora não é autorizada por Joaquim (!) a levar um mostruário do novo tecido que pretende tentar vender, mas é muito bom como Isadora sempre encontra maneiras de conseguir o que quer… primeiro, ela convida sua melhor amiga, Arminda, a ir ao Rio de Janeiro com ela, “porque não aguentaria sem ela”, e quando Úrsula dá um chilique, perguntando “se o Joaquim sabe disso”, Isadora responde que ele é seu namorado, não seu dono…

…e ela não precisa dar satisfações da sua vida a ninguém.

Isadora é uma mulher moderna em 1944, lutando pelo o que quer, tomando suas próprias decisões, não abaixando a cabeça quando lhe dizem o que fazer – e eu adoro o fato de ela conseguir, com certa doçura, o que quer. Ela tem um sorriso no rosto e uma voz calma, mas uma capacidade manipuladora impressionante. Durante um diálogo de Isadora e Arminda nas praias do Rio de Janeiro, o roteiro aproveita para nos explicar sobre o seu trauma e o seu bloqueio emocional, que a impedem de se lembrar bem do rosto da irmã, muito menos do rosto de Davi… o diálogo também fala sobre seu namoro e futuro noivado com Joaquim e como ela não o ama, mas ela gosta dele o suficiente para se casar, até porque acredita que “o amor de verdade só traz sofrimento como trouxe à sua irmã”, e não é isso o que ela quer para a sua vida… então ela está satisfeita.

O problema, é claro, é que Isadora acredita que “o Joaquim é uma boa pessoa”, e ele claramente não é – talvez o fosse, se tivesse sido mais influenciado pelo padrinho do que pela mãe, nesses últimos dez anos… agora, Joaquim se tornou um homem desprezível, autoritário e incapaz de ter empatia. Mas ele interpreta um personagem quando está com Isadora. Isadora, por sua vez, não se aperta no Rio de Janeiro: ela aproveita um vestido que levou para picotar e “preparar seu próprio mostruário”, para, enfim, cumprir a missão que a levou ao Rio de Janeiro… quando Arminda sai na noite da capital para flertar e se divertir, ela conhece uns caras com quem ela consegue carona para o dia seguinte, para que Isadora possa ir de loja em loja mostrando o tecido da Tecelagem Tropical, tentando fechar vendas… e a verdade é que ela é realmente boa nisso!

Para fugir do hotel na manhã seguinte, é claro, Arminda e Isadora precisam mentir para Úrsula, e embora Úrsula saiba que se trata de uma tramoia e as veja escapando, não há muito o que ela possa fazer – e Isadora anda pela cidade, fechando cinco pedidos no total! Quando Isadora retorna, Úrsula dá um novo chilique, acusa Isadora de estar flertando com outros rapazes, e ainda culpa Arminda, dizendo que está decidido: Arminda vai voltar para o Rio de Janeiro naquele mesmo dia. Arminda e Úrsula têm uma discussão acalorada, Arminda leva um tapa, e ficamos esperando para saber o que Isadora vai fazer nessa situação – é isso o que vai mostrar quem ela realmente é. E, felizmente, Isadora não nos decepciona: quando Úrsula acorda, no dia seguinte, encontra uma carta de Isadora, em tom debochado, dizendo que ela voltou para Campos com a amiga, “porque ela foi ao Rio a seu convite e seria indelicado deixá-la voltar para casa sozinha”.

Ok, já estou começando a amar a Isadora!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários