Além da Ilusão – Tecelagem Tropical

Heloísa ainda vai arrancar essa verdade de Matías!

Violeta lutou contra a ideia de firmar uma sociedade com Eugênio para abrir uma tecelagem no engenho de seu pai, mas agora ela não vai ter escolha – depois do julgamento que condenou o Davi a 20 anos de prisão, a situação de Matías piorou: tomado pela culpa e atormentado por visões da filha assassinada porque ele não para de mentir sobre o que aconteceu, Matías perdeu completamente o juízo e precisou ser temporariamente internado em um sanatório, para o qual ele foi levado em uma camisa de força, e agora Violeta não sabe o que será dela e de Dorinha… afinal de contas, Matías não pode continuar trabalhando, e eles têm um padrão de vida muito alto do qual ela não parece muito disposta a abrir mão… ela percebe, no entanto, que existe apenas uma coisa que ela pode fazer, e é telefonar para a Heloísa e dizer que vai morar com ela no engenho.

Heloísa, no entanto, tem uma notícia para ela: ela nem sabe se a família continuará tendo o engenho. Úrsula Alves, mãe de Joaquim e antiga amiga de Eugênio, está na cidade para colocar a mão no engenho da Família Camargo – e embora ela aja sem o consentimento ou conhecimento, na verdade, de Eugênio, ela faz uma jogada cruel que pode finalmente conseguir para o Eugênio as terras de que ele precisa para abrir a sua tecelagem: ela descobre as dívidas que Afonso tinha com o banco e as usa para mostrar a Heloísa que ela pode ser despejada se não vender as terras… é cruel porque a Família Camargo acabou de ter duas perdas dolorosas, mas a jogada de Úrsula, do ponto de vista dos negócios, não é ruim, e Heloísa conta para Violeta no telefone: o pai hipotecou a casa, a dívida é altíssima e eles não têm como pagar… só existe uma solução.

Eu já disse, mais de uma vez, que EU AMO A HELOÍSA. Paloma Duarte está arrasando em uma das melhores personagens de “Além da Ilusão”, e por isso eu fiquei tão feliz em ver o sorriso imenso no rosto de Heloísa quando ela vai falar com o Eugênio e perguntar se ele ainda está disposto a falar sobre sociedade… Eugênio é um homem melhor que Úrsula, apesar de todas as suas falhas, portanto ele não age de má-fé, e firma uma sociedade justa com a família… Úrsula, no entanto, tem outros planos, e, nada satisfeita com a sociedade, já começa a arquitetar o que fará: ela percebe que Dorinha é a única herdeira da Família Camargo e, portanto, daquelas terras, então ela decide que seu filho, Joaquim, precisa se aproximar dela – e, de fato, quando reencontrarmos Dorinha 10 anos depois, já como Isadora, ela estará em um relacionamento com ele.

Joaquim é o típico personagem sem muita vontade própria e que faz tudo o que a mãe manda – o que quer dizer que provavelmente vamos passar muita raiva com ele. Durante a cerimônia que coloca a pedra fundamental da tecelagem nascida da sociedade de Violeta e Eugênio, Dorinha acaba desaparecendo enquanto persegue um cachorro, e o cachorro se joga no lago… e Dorinha faz o mesmo, logo em seguida, embora não saiba nadar. Essa é a oportunidade perfeita para que Joaquim comece a se aproximar de Dorinha, porque ele está por perto, vê Dorinha pulando na água e pula logo atrás para salvá-la. Não sei o quanto daquilo ele fez pensando em salvar de fato a Dorinha e o quanto foi pensando nos conselhos de sua mãe, mas, de um jeito ou de outro, Úrsula está orgulhosa… e acho que já podemos ver o quanto esses dois farão Isadora sofrer.

Estou torcendo para que Isadora tenha o apoio de Heloísa, porque ela pode ser uma tia incrível – eu confio na personagem, torcendo para que ela entregue tudo! Heloísa escuta uma conversa de Augusta com a irmã dela, por exemplo, na qual Augusta diz que não acha que tenha sido o Davi a atirar em Elisa, que ela acha que foi o Matías, e então Heloísa procura Matías e percebemos que ela está disposta a ajudar a atormentá-lo, o que eu acho incrível – na ausência do “espírito” de Elisa, que tenhamos Heloísa! Matías também vai para o engenho quando deixa o sanatório, e quando ele desperta, ele fica falando como se a Elisa estivesse ali no quarto, e Heloísa responde, de maneira incrível e meio debochada: “Tá falando com quem? Com a parede? Elisa tá morta. Elisa foi assassinada, você esqueceu?” SÉRIO, COMO EU AMO A HELOÍSA!!!

Sinto que Heloísa sabe que Matías seria capaz de matar a Elisa porque conhece ele mais do que a gente imagina… depois que Heloísa diz isso, Matías revive a cena, escuta o tiro e cai na cama, balbuciando e tapando o ouvido, e Heloísa se aproxima dele pedindo que ele conte o que foi que ele fez para impedir que a filha fugisse com o mágico. Ele está descontrolado, tremendo, mas ele ainda consegue sustentar a sua história, na qual Heloísa não acredita… ela ainda vai conseguir arrancar essa confissão dele, só não sei o que ela vai fazer com ela. Uma cena que me chama a atenção é quando Matías pergunta quem ela é e ela responde que “é a Heloísa, a irmã de Violeta”, e Matías instintivamente tenta colocar a mão em sua barriga… para mim, essa é uma confirmação clara de que Matías era o pai da filha que foi tirada de Heloísa no passado… a filha “de um homem casado”.

Qual foi a situação, no entanto? Eu não acho que Heloísa faria isso com a irmã… será que Matías abusou dela?

Com todos esses caminhos desenhados e uma série de novas histórias para começar, “Além da Ilusão” se prepara, então, para a mudança de fase… depois da colocação da pedra fundamental, a Tecelagem Tropical é inaugurada dois anos depois, em 1936, e temos uma cena interessante na qual Eugênio e Violeta fazem um discurso, falam sobre a vila que vão construir, e as cenas nos mostram as pessoas trabalhando, a Dorinha crescendo, o Davi conseguindo livros de mágica para estudar enquanto estiver preso e se aperfeiçoar, e o tempo continua passando até que estejamos em 1944, 10 anos depois da morte de Elisa e os demais acontecimentos da primeira fase da novela. Agora, é hora de conhecer Isadora, entender as relações forjadas dentro da Tecelagem Tropical, e descobrir o que será do destino de Davi quando ele finalmente decide que vai fugir.

Que comece a nova fase!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários