Além da Ilusão – “Rafael” salva Isadora na tempestade

“É ela. Com o maldito Rafael!”

Isadora tenta mentir para si mesma, tenta fingir que não está caidinha por Rafael/Davi, mas suas atitudes e expressões deixam isso muito claro – e tem uma galera torcendo por esse romance, inclusive! Quando ela fala, com brilho nos olhos, sobre o Rafael e que “eles serão bons amigos”, por exemplo, Heloísa solta um “Só isso?”, e eu adoro ver os personagens trazendo isso à tona para ver se Isadora desperta para os seus sentimentos – ou melhor, para ver se ela os aceita. Por mais que finja estar interessada em Rafael apenas como uma amiga, Isadora sai quase saltitando para ir bater na casa dele e o chamar para conhecer a feira e aproveitar e apresentá-lo para os moradores da vila operária. Ela nega, mas Isadora está flertando, o que é absolutamente fofo e deixa o Joaquim, como sempre, louco de ciúmes, sempre a ponto de explodir.

Enquanto Joaquim surta, Rafael vai ganhando pontos… e ele sempre consegue encontrar novas maneiras de impressionar a Isadora, como quando ele percebe um problema em uma calha de uma das casas da vila, e ele sobe para ajudar, falando sobre como a vila tem um problema de escoamento – ele percebeu assim que se mudou para lá, e garante a todos os moradores que a fábrica vai resolver isso o mais rápido possível. Isadora adora porque, na verdade, eles pensam de forma muito parecida: os dois têm corações muito bons! Naquele dia de “passeio na feira”, eles são atacados por um monte de insetos e, para protegê-la, Rafael tira a própria camisa e a cobre, e embora Isadora negue à mãe que “esteja flertando com o Rafael”, quando está sozinha, ela pega a camisa de Rafael para cheirá-la e para abraçá-la… bem, se isso não é uma indicação de paixão…

Suspirando abraçada à janela, Isadora olha pela janela, sonhadora…

AI, O AMOR.

Os dois se aproximam ainda mais quando uma tempestade atinge a cidade e Isadora acaba “presa” na estação, sem um carro que a leve para casa, e Rafael não pensa duas vezes antes de sair à procura dela… ele a encontra depois de Isadora ter saído sozinha para a rua, embaixo de chuva, para fugir de uns caras bêbados que estavam olhando para ela na estação, e ela acaba sendo atingida por uma árvore que cai. Rafael também não está nas melhores condições, porque a roda da sua charrete estraga no meio do caminho e, por isso, quando ele a encontra desmaiada no meio da estrada, ele não tem como levá-la para o hospital ou nem mesmo para casa, por isso ele encontra algum lugar onde eles possam se proteger da chuva até que a tempestade dê uma trégua… assim, eles acabam passando a noite escondidos na antiga senzala do engenho da família de Isadora.

Enquanto isso, a família de Isadora se preocupa com o desaparecimento da garota, e Joaquim surta ao descobrir que Rafael foi atrás dela, e sai para procurá-la também, mas não a encontra, o que faz com que ele imagine uma série de coisas… Isadora só desperta na manhã seguinte e encontra um Rafael preocupadíssimo ao seu lado, segurando sua mão e falando alguma coisa sobre como “não sabe o que faria se a perdesse”, o que a deixa um pouco assustada, porque se ela tiver a confirmação de que Rafael está apaixonado por ela, como ela poderá continuar fugindo desse sentimento? Naquele momento, no entanto, ela não precisa lidar com isso, porque precisa lidar com um Joaquim ciumento que a encontra saindo da senzala com Rafael, mas eu adoro que, mesmo ainda atordoada com tudo, Isadora consegue agradecer ao Rafael e fazer com que Joaquim fique em silêncio.

No fim, Joaquim está furioso… mas não pode fazer um espetáculo. Rafael salvou a sua vida.

O que não quer dizer, é claro, que o Joaquim não resolva procurar o Rafael, mais tarde, “para um acerto de contas”. Quando ele descobre que o Rafael vai dormir na senzala junto com os demais funcionários cujas casas foram destruídas pela chuva, Joaquim o espera lá, dizendo que “ninguém passa a noite com sua namorada e sai impune”, o que é uma completa distorção do que aconteceu, e Joaquim se torna cada vez mais patético e revoltante… os dois têm uma briga séria que acaba com os dois machucados e com a boca sangrando, mas eu adorei ver que o Rafael devolveu cada soco que o Joaquim lhe deu – na verdade, acho que o Joaquim acabou apanhando mais do que ele, o que meio que nos dá um sentimento catártico. No fim, os dois são separados, mas Joaquim vai embora bufando e ameaçando, dizendo que, da próxima vez, vai vir com uma carabina.

Mas Rafael não tem medo dele… deveria?

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários