Kikai Sentai Zenkaiger, Last-kai! – My World, Everyone’s World

Viajar os mundos!

A CONCLUSÃO DE “KIKAI SENTAI ZENKAIGER” É SIMPLES, MAS EMOCIONANTE. Personagens como o Kaito deixarão saudade, e não posso contar com sua participação em “Donbrothers”, já que é uma nova versão do personagem – o que, diga-se de passagem, eu acho bastante arriscado, mesmo que esteja empolgado em continuar vendo o ator em Super Sentai. A conclusão da temporada foi diferente do que esperávamos, diferente do que costumamos ver em Super Sentai (mas continua contando com uma batalha interessante), o que, na verdade, tem muito a ver com as propostas diferentes que “Zenkaiger” começou a trazer para a franquia, iniciando uma fase de mudanças já anunciadas para uma série de 45 anos que está tentando se reinventar… vamos ver o quanto a série continuará mudando com a e a partir de “Avataro Sentai Donbrothers”.

Fico feliz em dizer que assisti a “My World, Everyone’s World” com um sorriso no rosto e com a sensação de que parte de mim vai sentir falta dessa loucura toda… “Kikai Sentai Zenkaiger” foi aclamada por uma grande parcela dos fãs de tokusatsus e criticada por uma parcela menor, mas também significativa – acho que “Zenkaiger” é muito pessoal e, infelizmente, eu não estou no primeiro grupo… mas também não estou no segundo. Tive várias críticas a “Zenkaiger” durante a temporada, não gostei de vários episódios que julguei cansativos e assisti torcendo para que eles terminassem de uma vez, mas também me afeiçoei por vários personagens como o Kaito, o Stacy e o Zox, que me ajudaram a construir um sentimento de carinho pela série que me fez vir até o final e curtir vários momentos… e são eles que tornam esse último episódio também emocionante.

Infelizmente, eu fui aquela pessoa que nunca conseguiu se afeiçoar aos kikainoides – a nenhum deles. Talvez o Vroon fosse o que eu achasse mais interessante, mas ainda assim não é um personagem do qual vou sentir falta em outros Sentais… felizmente, “Kikai Sentai Zenkaiger” parece ter percebido a necessidade de investir em seus personagens humanos e entregou excelentes arcos na reta final da temporada, seja com o Zox e a Flint tentando encontrar SDtopia para salvar Ricky e Cutanner, por exemplo, ou o Stacy, que tem toda sua história de redenção, com uma participação imensa de Yatsude, que também é uma personagem queridíssima… Kaito, por sua vez, teve arcos importantes na busca pelos pais, não tão na reta final da temporada, mas ele sempre nos conquista e coloca um sorriso no nosso rosto pelo seu sorriso e sua energia contagiante.

Assim, foi muito bom que o último episódio tenha sido, de certa maneira, sobre ele – os Tojitendo foram destruídos no penúltimo episódio, inclusive o Boccowaus, e ficamos nos perguntando o que o último episódio nos reservava, sabendo que teria a ver com o deus que apareceu há algumas semanas, criador dos diversos mundos depois aprisionados em TojiruGears. O episódio final começa com Kaito em um Colorful que “parece maior”, mas que, na verdade, só está mais vazio… ninguém parece se lembrar da fusão daquele mundo com Kikaitopia, a conquista dos Tojitendo, as lutas dos Zenkaigers ou mesmo o sequestro de Isao e Mitsuko. Quando Kaito recria uma das cenas do primeiro episódio, ele nota que alguma coisa está errada, então ele é o primeiro a se lembrar de tudo, e sabe exatamente quem está por trás disso.

E o chama.

A “grande batalha final” do episódio não é uma grande batalha de fato, mas um momento bastante íntimo de Kaito, que acontece dentro de sua cabeça – um confronto dele e do deus, que não é um grande vilão, no fim das contas, e que aparece com a sua aparência. Foi um diálogo interessante, amei ver o Kiita Komagine interpretando dois personagens (será uma dica de como será vê-lo em “Donbrothers”?), e assistimos a uma luta entre o Zenkaizer e o Super Zenkaizer, com direito ao Kaito, mesmo sozinho, usando o poder dos seus companheiros, se transformando em cada um deles (avatares?), inclusive no TwoKaizer e no Stacaesar. No fim, no entanto, a disputa entre Kaito e o deus é resolvida em pedra, papel e tesouro, o que parece tolo, mas tem muito a ver com o conceito de “Kikai Sentai Zenkaiger”, e já é algo que, com o tempo, eu aprendi a aceitar.

Com a vitória de Kaito e a partida do deus, que vai embora prometendo prestar mais atenção aos mundos que criou, Kaito liberta todos os mundos outrora aprisionados, e “Zenkaiger” nos mostra uma espécie de epílogo interessante e utópico no qual os mundos parecem conviver em harmonia… é realmente inusitado que isso tome metade do episódio, mas eu acho que isso também estendeu o ritmo de despedida, o que conseguiu evocar o carinho que as pessoas sentem pela série e fazer com que nos despeçamos nostálgicos – afinal de contas, foi um ano inteiro ao lado desses personagens! E ainda temos alguns detalhes a serem finalizados, é claro, como os novos caminhos trilhados por Stacy, que está até mais leve e quase sorridente (só quase), e Zox e Flint, que finalmente conseguem trazer Ricky e Cutanner de volta à sua forma humana.

É um clima bom em Zenkaitopia na conclusão da temporada – e, então, Kaito é incentivado a fazer algo que sempre quis fazer: viajar pelos mundos. Agora que seus pais estão de volta ao Colorful, fazendo companhia a Yatsude, Kaito pode se tornar o aventureiro que sempre foi, e ele não vai fazer isso sozinho, porque será acompanhado pelos seus amigos kikainoides e por Secchan, se tornando, em suas palavras, “a primeira equipe a visitar todos os mundos”. “Kikai Sentai Zenkaiger” não termina com um grande gancho para “Donbrothers”, como eu imaginei, mas acho que essa “viagem” de Kaito e dos demais deixa aberta a possibilidade de eles aparecerem em algum episódio de “Donbrothers”, numa espécie de crossover… é claro que Kiita continua na franquia como Outro Kaito, o Zenkaizer Black, mas seria legal vê-lo interagir com esse Kaito, o nosso Kaito…

O Kaito que amamos e que vai deixar saudade.

Mais um Sentai finalizado!

 

Para mais postagens de “Kikai Sentai Zenkaiger”, clique aqui.

 

Comentários