Além da Ilusão – Jantar na casa de “Rafael”

Ganhando pontos com Isadora e a família!

Davi achou que estaria seguro, mesmo contra todas as possibilidades, quando assumiu a identidade de “Rafael Antunes” e virou um funcionário justamente da Tecelagem Tropical… mas a verdade é que ele não vai poder continuar mentindo e escondendo sua identidade para sempre. Ele corre o risco de o verdadeiro Rafael despertar no hospital, por exemplo, tendo em vista que ele continua vivo, além de que alguém pode aparecer por ali procurando por ele e reconhecê-lo como Davi – é extremamente tensa a sequência de quando a polícia aparece na casa de Violeta para contar para ela, Heloísa e Isadora que Davi Jardim fugiu da cadeia, mas o policial diz que não acha que Davi “fosse ser tão burro de se esconder ali por perto da família”. Uma grande ironia, é claro, porque ele está mais perto do que eles pensam, e está ouvindo essa conversa, inclusive.

Agora, conforme o policial informa, cartazes com sua foto foram espalhados na estação de trem, e então Davi se pergunta como ele vai poder fugir disso, e achei uma cena forte e triste a dele chorando desesperado no quarto, com a Augusta o abraçando e o acolhendo, porque ela entende o seu sofrimento, e acha que ele sofreu uma grande injustiça no passado e, por isso, não merece voltar para a prisão… desesperado, Davi pensa em fugir e se apavora ao ver, na estação, a sua foto de procurado, e nos perguntamos como é que ele vai escapar disso, embora no fundo saibamos que ele vai usar um dos seus truques – que estão cada vez mais elaborados e menos parecidos com ilusionismo, mas tudo bem. “Pobre de quem não consegue voar”. Felizmente, quando Isadora e Violeta aparecem para ver o cartaz, ele conseguiu manter o seu nome, mas a foto do outro homem que fugiu com ele.

Ele está seguro, por enquanto.

Heloísa, por sua vez, fica em casa, e eu ADORO como ela gosta de atormentar o Matías – e, por mais que Matías seja uma pessoa HORRÍVEL, as suas cenas têm sido algumas das melhores de se assistir em “Além da Ilusão”, em parte por causa da atuação brilhante de Antonio Calloni, que interpreta as várias facetas de Matías com uma perfeição inegável! Como é bom vê-lo atuar e passar tanta verdade no Matías mau, no Matías louco, no Matías triste… e vê-lo contracenar com Paloma Duarte, então? QUE DUPLA! Heloísa é incrível o atormentando, dizendo que ele devia ir para a guerra, porque quem sabe ele tem sorte e uma bomba cai na sua cabeça, “consertando seus miolos”, e ela também aproveita para contar que o mágico que matou Elisa fugiu, e que é melhor ele ter cuidado, porque ele pode vir atrás dele para “um acerto de contas”…

Seguro por enquanto, Davi continua estabelecendo uma vida por ali – e ele decide se mudar para a casa que era de Leônidas, na vila operária, já que Leônidas agora vai morar na fazenda para ajudar a cuidar de Matías, e isso deixa Isadora muito surpresa, porque nenhum executivo da fábrica nunca morou lá… mas Davi não encontrou nada barato o suficiente em Campos, e aquela casa é excelente para ele! São essas atitudes que fazem com que Isadora, mesmo sem perceber, se encante por ele… ele fica tão feliz com a casa e tão encantado que Isadora não pode deixar de perceber o quanto ele é diferente de Joaquim, e chega a comentar que “ele nunca moraria numa casa assim”, mas logo se arrepende, achando que falou demais, e pede desculpas, dizendo que não devia ter comparado os dois… mas Davi, é claro, fica feliz com essa comparação positiva.

Ele até garante que um clima role entre eles com o vento fechando a porta e Isadora se aproximando demais dele… “Deve ser a casa me dando as boas-vindas e me dizendo que o meu lugar é aqui”. Impressionadas com “Rafael” e querendo saber mais sobre ele, Violeta e Isadora resolvem convidá-lo para um jantar, o que deixa Davi apavorado: tudo o que ele sabe sobre o verdadeiro Rafael está naquela pasta que lhe deram, e ele pode mentir sobre o que Violeta não sabe, mas, antes, ele precisa saber o que ela sabe, para não se contradizer… assim, ele procura por algum relatório da entrevista, que ele felizmente consegue pegar e impedir que o Joaquim veja, porque o Joaquim o encontra na sala de arquivos, mas Davi é um ilusionista muito bom e consegue esconder o papel em sua mão. Agora, ele só precisa estudar um pouco e tudo dará certo.

No fim, Davi resolve convidar Isadora, Violeta e Heloísa para um jantar na sua casa, dizendo que ele quer cozinhar para elas – na verdade, é a melhor alternativa para escapar de Matías, que estava tendo um dia muito lúcido e poderia reconhecê-lo. O clima do jantar na casa do “Rafael” é uma delícia, até porque eu amo a Violeta e a Heloísa… todos gostam muito de “Rafael”, adoram ouvi-lo falar, eles conversam, se divertem, compartilham ótimos momentos, até que o Joaquim chegue de surpresa, com a sua atitude condenável de sempre, para estragar todo o clima: “Com licença. Eu sei que não fui convidado, mas eu quero saber se sobrou carne de sol”. Mas o Joaquim, na verdade, é um grande estúpido e faz tudo errado: quanto mais babaca ele se mostra e mais o Davi responde com classe e educação, mais clara fica a diferença entre eles… e mais Isadora se encanta por Davi!

Davi é um excelente anfitrião, enquanto Joaquim está espumando porque ele “chamou sua namorada para jantar, mas não ele”, e felizmente não apenas Isadora coloca Joaquim em seu lugar, mas também Violeta e Heloísa, que dizem que o “Rafael” não o convidou porque não foi ele quem marcou o jantar, mas a Violeta – ela até diz a Joaquim que “o mundo não gira em torno do seu umbigo”, o que eu achei um máximo! E Joaquim acha que tem todo o direito de reclamar, com um discurso que é asqueroso e machista, se defendendo ao dizer que chegou na casa de Isadora e descobriu que “sua namorada estava jantando com outro homem”, por isso “tinha o direito de ficar fulo”. CARA, COMO ISADORA AINDA TOLERA ISSO? O clima acaba por completo, Joaquim fica o tempo todo tentando humilhar o Davi, que consegue manter o sangue frio e se portar muito bem.

Bom que Davi impressionou mais ainda a família… Violeta até, antes de ir embora, diz a Davi que “o Joaquim tem sido um cretino”. E eu amo o fato de que a Violeta está bem insatisfeita com o Joaquim e suas atitudes!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários