The Lost Symbol 1x09 – Order Eight

A localização do portal.

Penúltimo episódio e “The Lost Symbol” retornou para aquilo que realmente queríamos ver: Robert Langdon desvendando pistas e chegando a respostas – embora eu esperasse que, como um grupo, eles fossem mais inteligentes. Há alguns episódios, quando Langdon resolveu blefar com Mal’akh e fingir que tinha a resposta que ele buscava, eles cometeram um erro gravíssimo… mas, se você acha que eles aprendem com seus erros, esse episódio os traz cometendo o mesmo erro novamente. “Order Eight” é um episódio interessante e nos encaminha para o Season Finale, mas, infelizmente, “The Lost Symbol” não atendeu às expectativas e eu estou finalizando porque, convenhamos, já estamos muito perto do final e quero ver como a série vai encerrar sua história.

O episódio começa com Langdon e Katherine em busca de respostas, depois de terem conseguido recuperar a pirâmide, que estava escondida na casa da mãe de Katherine. Tentando conseguir uma solução, de qualquer maneira que seja, Katherine pensa em derreter a pirâmide, o que Langdon acha um absurdo – afinal de contas, “ele estuda História, não a destrói”. Com a chegada de Peter Solomon, no entanto, eles começam a pensar mais sobre a pirâmide, a pedra angular e todas as pistas que foram desvendadas até agora… inclusive aquela sobre o “33” que pode, enfim, não se referir a um grau da maçonaria, mas a outra coisa que pode revelar uma resposta. Assim, o grupo ferve a pirâmide em uma experiência de alquimia, e conseguem duas coisas… uma delas que parece ser a resposta…

…e outra que direciona à resposta de verdade.

Com a primeira pista desvendada, Langdon pensa que eles podem de fato enganar Mal’akh dessa vez e atraí-lo para uma armadilha dizendo que eles já descobriram onde está o portal para a sabedoria que ele tanto busca, e o plano teria até funcionado bem, se o pessoal da CIA fosse minimamente mais competente. Langdon e os demais pensaram em todo o plano de blefe, deram a Sato informações o suficiente para que ela ajudasse sem comprometê-los e deixaram Nuñez à espera porque sabia que a CIA não honraria o acordo feito com eles – mas a CIA faz tudo errado ao capturar o suposto Mal’akh e nem verificar que pegaram a pessoa certa. Eu sabia, no momento em que o pegaram e o rosto não foi mostrado, que era só alguém se passando pelo Mal’akh, e então ficamos só esperando vê-lo voltar.

E ele volta.

Acreditando que Mal’akh foi capturado, Peter, Langdon e Katherine saem seguindo a verdadeira pista descoberta com a nova experiência, e eu gostei bastante dessa sequência, que tem um ritmo bem “A Lenda do Tesouro Perdido”. Gostei do mapa que eles identificam, do prédio maçônico que eles visitam e das respostas que conseguem lá, e parece que estamos muito perto de chegar às respostas: afinal de contas, já sabemos onde é o portal, só precisamos entender qual é o conhecimento que ele esconde – e o próprio Langdon está tão curioso que já teve que admitir a Katherine que “isso não é apenas uma curiosidade acadêmica”. As coisas dariam certo, se Mal’akh tivesse realmente sido capturado… se não estivesse ali, sabendo da enganação, esperando pela resposta certa e enfrentando Langdon e Katherine.

Espero que o último episódio seja mais sobre respostas e enigmas do que sobre essa “relação familiar”.

Mas não tenho esperanças de que seja.

 

Para mais postagens de The Lost Symbol, clique aqui.

 

Comentários