¿Quién es Quién? – Leonardo chama Inês de “mãe”!

“Te quiero mucho, mamá”

NÃO TEM NADA EM “¿QUIÉN ES QUIÉN?” QUE ME EMOCIONE MAIS QUE A RELAÇÃO DE LEONARDO COM A MÃE. Leonardo nunca teve, na sua família rica, tanto amor e carinho, e é uma boa transformação e aprendizado para ele assumir o lugar do irmão, onde todos são muito calorosos… de alguém frio, distante e que despreza contatos, Leonardo vai pouco a pouco se tornando um homem mais leve, e pequenos momentos como quando ele abraça a mãe, ou quando se despede dela com um beijinho no rosto, são emocionantes e significativos. E eu gosto muito de como essa é uma construção gradual da novela, porque se torna verossímil. Agora, Leonardo já ama a sua “nova” família e faria de tudo para protegê-los – inclusive, eu ADORO o fato de ele detestar Chamoy, que saiu recentemente da cadeia, e se impor contra ele sempre que pode!

Infelizmente, também, da última vez em que Leonardo confrontou Chamoy, ele colocou em sua cabeça que “Perico era um ladrão assim como ele”, e por causa de toda a confusão com a pulseira de diamantes que encontrou no bolso de seu paletó, Leonardo está inclinado a acreditar nessa mentira – por isso, ele vai em busca de Renata, sua psicóloga, aceitando a sua sugestão de tentar hipnose para recuperar de suas memórias. Através da primeira sessão de hipnose, ele retorna a uma época em que ainda era criança, na qual vê Nora lhe dando a notícia de que sua mãe morreu. No presente, desacordado, Leonardo reage exatamente com a mesma resistência e sofrimento com que reagiu no passado, mas Renata explica que o medo de perder os pais é muito comum em crianças, e a mente infantil não consegue separar a realidade dos sonhos…

Então talvez seja “uma memória falsa”.

Enquanto isso, Jonathan convida Inês para ir jantar com ele, e uns caras de Chamoy, que se passam por “assaltantes”, atacam a dupla, ferindo Inês gravemente. Jonathan também está machucado, mas Inês está perdendo muito sangue e precisa fazer uma cirurgia – é desesperador, e tudo fica ainda mais difícil quando o babaca do Chamoy chega no hospital aos berros, acusando Jonathan de “não ter protegido Inês”, como se ele tivesse qualquer direito a confrontá-lo… e eu gostaria que as pessoas analisassem a sua chegada com mais cuidado, porque ele parecia saber demais sobre o “assalto” – muito mais do que Yesenia tinha supostamente contado para ele quando telefonou para o pai! Felizmente, temos Paloma no hospital para defender o Jonathan, e a própria Yesenia arrasta o pai para longe dele, para não haver mais brigas.

Já tem coisa ruim demais acontecendo.

Inteligente, Jonathan sabe que Chamoy deve estar por trás desse “assalto”, porque ele viveu naquele bairro sua vida inteira, e nada desse jeito tinha lhe acontecido, e agora, “coincidentemente”, eles são atacados logo que Chamoy descobre que Inês vai se casar com ele… Jonathan chega a dizer isso para a polícia quando eles vêm falar com ele, mas ele tampouco tem provas do que está dizendo. Leonardo, por sua vez, só fica sabendo do ataque à mãe depois da sessão de hipnose com Renata, quando vê as inúmeras ligações de Paloma e de Yesenia, e o desespero dele é tão real quando ele sai correndo da casa da psicóloga e vai até o hospital, para saber como Inês está… e a primeira coisa que ele faz ao chegar é olhar para Chamoy e perguntar “o que aquele homem está fazendo ali”. Leonardo o teria expulsado, mas Paloma o contém, porque não quer mais briga no hospital.

Felizmente, Inês vai ficar bem, depois de um tempo de recuperação, mas ela perdeu bastante sangue… quando os médicos liberam a entrada de visitantes, LEONARDO NOS ENCHE DE ORGULHO MAIS UMA VEZ – em dois momentos. Primeiro, quando ele segura o braço de Chamoy e diz que “ele não tem nada para fazer ali”. Contido, educado e firme, o que condiz muito com Leonardo, ele diz a Chamoy que não vai fazer um escândalo, mas tampouco vai permitir que ele passe por aquela porta. Antes que Chamoy vá embora, ainda, Leonardo diz algo como: “Espero que você não tenha nada a ver com esse ataque a Jonathan e à minha mãe, ou então eu vou te colocar na cadeia!” Com direito a chamar Inês de “mãe” e um dedo apontado na cara do nojento do Chamoy… é sério, será que tem como nós amarmos ainda MAIS o Leonardo?

Talvez sim…

Quando entra no quarto, Leonardo está verdadeiramente preocupado, e solta o mais lindo: “Mamá, ¿estás bien?”, e aquilo faz com que Inês desabe de EMOÇÃO. É a primeira vez que Leonardo a chama de “mãe” e, comovida, ela toca o seu rosto com carinho e diz que o ama. Um momento MUITO SIGNIFICATIVO para a trama – e enquanto Inês está no hospital, os caminhos de Leonardo e Perico quase se cruzam novamente, estando eles tão perto quanto estiveram pela última vez naquele dia no mercado. Perico vai ao hospital acompanhando Basílio para ver a tia que ficou doente, e então ele vê Yesenia e, escondido, a escuta conversar com a médica. Imediatamente, ele fica preocupado, e liga para o celular da irmã para tirá-la do hospital, para que ele possa ele mesmo entrar no quarto de Inês e visitar a sua mãezinha, ver como ela está…

E é outra cena emocionante.

Há muito tempo Perico não vê a mãe! Ele conversa com ela, que está desacordada, e diz que sente saudade – e beija a sua testa. Ele também diz que quer pedir perdão por ter sido tão grosseiro com ela e com Jonathan, o que deve querer dizer que ele tampouco vai se opor a esse relacionamento, quando reassumir o seu lugar na família… o amor que ele sente pela mãe é LINDÍSSIMO, e a emoção está estampada nos olhos dele, especialmente quando Inês desperta, ainda que meio dopada pela quantidade de remédios que está tomando, e pede que ele a chame de “mãe” mais uma vez. Mas Perico não pode ficar ali por muito tempo – ele escuta a voz de Leonardo falando com a médica do lado de fora, e já não há mais tempo de escapar. A única coisa que ele pode fazer, agora, é pedir que a mãe durma e se esconder dentro do banheiro do quarto…

…até ter a oportunidade de fugir sem ser visto.

E COMO EU ME DIVERTI COM ISSO! O Perico escondido, mandando mensagem para Basílio e dizendo que “é uma emergência”, enquanto escuta um pouco do que está acontecendo no quarto, enquanto Inês e Leonardo compartilham outro momento importante… quando ela diz que “ele a chamou de mãe” agora pouco, ele acredita que ela se refere ao que aconteceu na noite anterior, mas está medicada demais para organizar seus pensamentos, mas ele volta a chamá-la de mãe, quando diz: “Te quiero mucho, mamá”. Os olhos dela se enchem de lágrimas, um segura a mão do outro, e existe muita sinceridade em Leonardo ao chamá-la de “mãe” e ao dizer que a “ama”… pela primeira vez na vida. Enciumado, Perico fica bravo com seu “clone”, mas não há nada que possa fazer – ele permitiu que Leonardo fizesse parte de sua família… que também é a dele. É linda a cena de Leonardo com a mãe… a maneira como ele beija a testa dela e a abraça, com lágrimas nos olhos…

Simplesmente PERFEITO.

Mãe e filho.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários