Sítio do Picapau Amarelo (2005) – João salva a vida de Cléo

“Você não tá sozinha!”

Desde que contou para Narizinho e Emília sobre Marcela, Cléo avisara que, se a madrasta aparecesse por ali, ela fugiria novamente – mas não voltaria a morar com ela de jeito nenhum. Quando a Marcela realmente aparece no Sítio do Picapau Amarelo, então, o que não demora muito para acontecer, Cléo precisa pensar rapidamente no que fazer, enquanto suporta aquele teatro insuportável da madrasta que a abraça, a chama de “Cleozinha” e fala sobre o quanto ela tem sofrido, sem dormir e sem comer… Dona Benta percebe, então, que as suas suspeitas estavam corretas e que Cléo tinha mesmo fugido de casa sem a autorização de Marcela, e é claro que ela fica chateada. Ao mesmo tempo, Dona Benta é uma mulher muito sábia e muito justa, e eu adoro a maneira como ela vai se portar em toda essa trama, sendo importantíssima na ajuda à Cléo.

Enquanto Emília fala com Narizinho e Cléo sobre tudo o que pensa em fazer com a Marcela (“Aquela mortadela estragada tem cara de bagre ensaboado”), Dona Benta entra no quarto das meninas acompanhada da madrasta de Cléo, e Marcela não quer perder tempo: ela quer levar Cléo embora imediatamente, mas Cléo protesta, diz que não vai embora com ela, e como as coisas ficam tensas, Dona Benta intervém, dizendo que elas podem dormir ali mais aquela noite e resolver calmamente no dia seguinte o que fazer. Então, Cléo tem apenas aquela noite para escapar, e ela tem as crianças ao seu lado… Pedrinho, Narizinho e Emília não gostam muito de desobedecer a Dona Benta, mas eles sabem que Cléo vai tentar fugir com ou sem a ajuda deles, então preferem que seja com. Emília, então, arma todo um plano e já começa a colocá-lo em ação.

Como no Sítio do Picapau Amarelo um chá forte de cidreira parece ser capaz de derrubar uma pessoa como um sonífero, Emília pede que Tia Nastácia prepare um chá fortíssimo, e dá a desculpa de que o chá é para a Cléo, porque ela está muito nervosa e não vai conseguir dormir naquela noite… Tia Nastácia aproveita para comentar que “achou aquela Dona Marcela muito da falsa”, e diz que ela “não é flor que se cheire não”. Talvez as crianças tenham em Tia Nastácia uma aliada futuramente? De qualquer maneira, Emília chega ao quarto com o chazinho preparado pela Tia Nastácia, fingindo que é para Cléo, porque ela sabe que assim a Marcela vai querer o chá para ela e não vai desconfiar de nada. Então, não demora para que Marcela caia no sono, e Cléo é acompanhada pelas crianças até a sala, onde ela recebe mantimentos, instruções e abraços.

O problema é que, sozinha à noite, Cléo corre muito perigo… e é picada por uma cobra.

Na hora em que Cléo sai sozinha do Sítio, João da Luz desperta lá na sua casinha na árvore, gritando “Cuidado, menina!”, e então se repreende por estar sonhando “com aquela patricinha”. Como acordou de qualquer maneira, e ele está sempre com fome, ele resolve sair para procurar comida, e então ele escuta Cléo gritar por socorro. João reconhece a voz da garota com quem estava sonhando há alguns minutos e corre para ajudá-la, mas ela já está desmaiada quando ele a encontra – “Calma, garota, eu vou cuidar de você, você não tá sozinha. Eu já sei onde eu vou te levar, é mais perto do que o Arraial”. Então, João da Luz leva a Cléo desmaiada de volta para o Sítio de Dona Benta, a deita num banco da varanda e grita “Oh de casa!” até que alguém acorde para poder encontrar a garota ferida… e conforme todos acordam e as luzes se acendem, João percebe que pode ir embora.

Antes, no entanto, ele segura sua mão, preocupado.

É bem fofo!

O estado de Cléo, no entanto, não é dos melhores… ela não está bem e precisa de um médico (“Peraí, Visconde… você tá dizendo que a Cléo vai morrer?”), e Dona Benta liga rapidamente para o Dr. Madeira, para que ele possa vir vê-la. Emília está chorando, todos estão preocupados, mas felizmente o Dr. Madeira consegue dar o soro a Cléo a tempo, e garante que ela vai ficar bem, mas precisa de repouso. Quando todo o susto finalmente passa, Dona Benta pergunta para Cléo o que ela estava fazendo sozinha na mata a uma hora dessas, e, sincera, Cléo responde que ia fugir da Marcela… ao invés de repreendê-la, Dona Benta escolhe ouvi-la, o que é lindo da parte dela; ela pede que as crianças saiam e voltem para os seus quartos porque precisa conversar com a Cléo, e ela tem uma cena linda conversando com a Cléo, porque ela se mostra totalmente disposta a ouvir.

Sem acusação, sem bronca… ela só quer entender o que está acontecendo.

Cléo, então, conta para Dona Benta que Marcela a detesta, e Dona Benta tenta dizer que Marcela também se viu em uma situação complicada, porque ficou sozinha com ela quando o pai dela morreu, mas deve estar tentando o seu melhor, ou então não teria vindo até ali para procurá-la, mas Cléo explica que ela só veio atrás dela porque quer continuar a explorando, e então fala do quanto ela está exausta de trabalhar – adorei que Cléo foi extremamente honesta com a Dona Benta, porque isso joga muito a seu favor e pode lhe dar mais tempo de segurança no Sítio do Picapau Amarelo! No fim, Cléo chora ao falar das cartas que trocava com a Narizinho e sobre como imaginava que o Sítio era um lugar onde ela pudesse correr e ter amigos, “coisas que todo mundo faz, menos ela”. Dona Benta é um amor, extremamente carinhosa, e permite que ela chore, mas a abraça.

É desesperador para Dona Benta, coração de vó machucado.

Foi por isso que Cléo foi para lá… por isso fugiu de Marcela, e ela pede desculpas a Dona Benta, dizendo que não queria colocá-la nessa situação, e Dona Benta segue a abraçando e diz que não é para ela pensar nisso – QUE AVÓ MARAVILHOSA! Dona Benta é acolhedora DEMAIS, e a Cléo solta um doloroso: “Sabia que é a primeira vez que eu recebo um abraço desde que o meu pai morreu?” Gosto da escrita para Dona Benta em 2005, gosto de como ela ganha camadas, seja como amiga da Tia Nastácia ou do Coronel Teodorico, ou como avó… gosto de como ela é sensata, de como ela é carinhosa, de como sabe ser dura, mas na medida certa. É uma fase incrível para a personagem, certamente! Mais tarde, Dona Benta também conversa com Narizinho, Pedrinho e Emília, e diz que não acredita que a Marcela seja tão má quanto eles falam, mas ela não ignora tudo o que ouviu…

E vai conversar com a Marcela!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários