Power Rangers Wild Force – Unfinished Business

“Essa luta é minha!”

ZEN-AKU ESTÁ DE VOLTA. “Power Rangers Wild Force” tem uma grande legião de fãs – eu mesmo gosto bastante da temporada, embora ela não figure no meu Top 3 –, então posso estar entrando em terreno perigoso agora, mas isso precisa ser dito: Merrick é um personagem chato. A escrita do personagem o torna perto de insuportável em vários momentos, mas temos o agravante da péssima atuação de Phillip Andrew que não consegue trazer carisma para o personagem… é diferente do Eric, em “Time Force”, por exemplo, que era uma figura insuportável e arrogante durante muito tempo, mas que era bem-escrito e bem atuado e acabou conquistando a maior parte dos fãs, mesmo em sua fase mais difícil. Merrick Baliton tem toda uma vibe de “lobo solitário” que faz sentido para o personagem, mas que nem sempre faz tanto sentido.

“Unfinished Business”, exibido em 14 de setembro de 2002, é o27º episódio da temporada, e traz o retorno de Zen-Aku – uma trama interessante que gerou um dos melhores arcos de “Power Rangers Wild Force”. Zen-Aku é um ogro cujo poder provém de uma máscara amaldiçoada, e foi assim que conhecemos Merrick há muito tempo: quando ele e Zen-Aku eram um só. Depois de uma batalha interessante, Merrick conseguiu quebrar o vínculo que os unia e destruir a máscara, o que todos acreditavam que seria o suficiente para derrotar Zen-Aku de uma vez por todas, mas a máscara se reconstitui e ele aparece, agora independente do guerreiro de 3000 anos atrás – “Power Rangers” gosta de colocar os personagens para enfrentarem “versões antigas” de seus personagens, como foi quando Tommy precisou enfrentar sua versão Ranger Verde em “Mighty Morphin”.

A batalha é interessante, mas talvez não realmente condizente com o que vimos mais cedo na temporada – Zen-Aku foi um dos maiores vilões que os Power Rangers enfrentaram nessa temporada, e provavelmente eles nunca o teriam vencido se não fosse o Merrick se livrando da maldição e, consequentemente, impedindo Zen-Aku de continuar atacando… agora, embora Cole e os demais falem sobre como “ele está mais poderoso do que antes”, não é realmente o que vemos em batalha… me lembro de como Zen-Aku vencia os Rangers Força Animal episódio atrás de episódio e parecia que eles não tinham chance. Agora, ele se tornou apenas um ogro comum, mais um que os Rangers precisam enfrentar e destruir, com direito a lutas no chão e lutas gigantes, até que Zen-Aku seja novamente destruído e, dessa vez, acreditamos que para sempre.

O propósito do episódio é mostrar um pouco mais de Merrick enquanto ele está tentando lidar com um problema do passado pelo qual ele se sente responsável – como eu não gosto do Merrick, é difícil se importar com muita coisa, e eu passei raiva enquanto ele ficava falando para os outros Rangers que “aquela luta era dele e ele tinha que enfrentar o Zen-Aku sozinho”. Aparentemente, ele estava disposto a morrer enquanto os outros assistiam, tudo porque não queria aceitar ajuda, o que é bem estúpido e mostra um orgulho horrível para o personagem… além de mostrar que, mesmo depois de tanto tempo, Merrick ainda não entendeu que ele é parte de uma equipe agora. De todo modo, Alyssa o ajuda mesmo sem a sua autorização e, eventualmente, Merrick entende que não há problema em deixar que os amigos o ajudem se eles estão dispostos.

Talvez Merrick tenha aprendido a lição.

 

Para mais postagens de Power Rangers Wild Force, clique aqui.

 

Comentários