Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Cléo descobre a casinha na árvore!

Cléo no esconderijo do João da Luz.

João e Cléo não conseguem parar de pensar um no outro… mas isso não quer dizer que eles falem abertamente sobre o que sentem – não ainda, pelo menos. Desde que se conheceram, no Arraial dos Tucanos, alguma coisa parece ter despertado dentro deles, e desde então eles se encontram, se desentendem, brigam, se aproximam, sempre com uma química fascinante, sempre com uma vontade de estar mais perto. Quando Cléo foi picada por uma cobra, foi o João da Luz que a encontrou e a levou para o Sítio do Picapau Amarelo, salvando a sua vida; quando o João foi eletrocutado e caiu de cima do telhado da igreja, Cléo se preocupou com ele e chamou um médico, mas ele escapou antes de ser visto pelo médico porque não podia correr o risco de ser descoberto por adultos e ter que responder uma série de perguntas. Ele precisa se manter escondido.

É assim que o João da Luz acaba na caverna da Cuca enquanto ela sai para assustar criancinhas, e acaba pegando no sono enquanto assiste à Cléo pela bola-de-cristal da jacaroa – quando o dia amanhece e a Cuca volta para a caverna, ela descobre o garoto atrevido de cabelos vermelhos, mas felizmente o João ainda está dando choque por causa do acidente no Arraial no dia da inauguração da rádio, e isso faz com que ela desmaie, e ele aproveita para escapar… enquanto isso, Pedrinho vai para a mata buscar o amigo para saber se está tudo bem com ele, e ele pede a ajuda do Saci: eles estão preocupados não apenas com o fato de ele ter levado um choque daqueles, mas com o fato de que tanto a Cuca quanto a Iara estão atrás do João, e ele talvez não tenha muitas chances contra elas. Assim, Pedrinho e Saci vão até a caverna da Cuca atrás do João…

…e descobrem a jacaroa desmaiada, com um chumaço de cabelo vermelho na mão.

Pedrinho já teme o pior! Ela já acha que a Cuca fez como o Lobo Mau na história da “Chapeuzinho Vermelho” e devorou o João da Luz, e é por isso que ela está “dormindo”, mesmo que tenha acabado de tirar o seu sono que só tira a cada 7 anos – então, ele pensa em abrir a barriga da jacaroa, como o caçador fez na história, para resgatar o seu amigo, mas a Cuca desperta a tempo de impedi-lo, e Pedrinho descobre que o João conseguiu escapar. A Cuca tenta segurar o Pedrinho no lugar do João, mas o Pedrinho escapa – mesmo assim, a Cuca quer vingança e, mais tarde, durante a noite, ela invade o quarto do Pedrinho, que grita assustado despertando a casa inteira, e então a Dona Benta aparece e o acolhe, o acalmando e dizendo que foi só um pesadelo e que a Cuca não existe. Essa Dona Benta ainda precisa viver algumas coisas com as crianças para acreditar nessas criaturas!

 

“Criaturas como a Cuca, o Saci Pererê e a Iara só existem no imaginário. […] No mundo real, a Cuca não pode entrar no quarto de ninguém, porque ela não existe”

 

Cléo também está preocupada com o João, e acaba indo sozinha para a mata para procurar por ele, e enquanto ela chama e chama pelo seu nome, ela acaba encontrando a casinha na árvore e sobe para conferir – como ela encontra o disfarce com o qual o João foi ao Sítio recentemente, ela percebe que só pode ser ele que mora ali: “Então é aqui que ele se esconde”. Antes que Cléo possa ir embora, no entanto, o Pedrinho chega, ainda procurando pelo João, e nos perguntamos se eles serão sinceros um com o outro e confessar que conhecem o João da Luz, mas a verdade é que o Pedrinho é um amigo e tanto e continua fiel à promessa que fez ao amigo: ele se surpreende ao ver Cléo ali, pergunta o que ela está fazendo ali, e desconversa quando Cléo diz que “já desconfiava que ele conhecia o garoto que mora ali”, perguntando “do que ela está falando”.

Para proteger o segredo de João, Pedrinho pensa rápido e joga bem, dizendo que aquela casinha é sua, que aquele é “seu refúgio secreto”, um lugar onde garotas não podem entrar, por isso pede que ela não conte nada nem para a Narizinho nem para a Emília, e Cléo promete. Cléo estava até começando a acreditar no Pedrinho, mas então o João da Luz chega em casa, e tudo vai por água abaixo. “Pelo visto quem não pode confiar em você sou eu, né, Pedrinho?” É uma situação um pouco desconfortável, com alguns desentendimentos, mas pelo menos João entende que o Pedrinho não teve culpa de nada (ufa!), e Cléo finalmente descobre o nome de João. Mas isso não quer dizer que João e Cléo não se estranhem, porque é o que sempre acontece… ela diz que veio atrás dele porque queria saber se ele estava bem depois do choque que levou, mas ele é grosso e a manda embora.

Eu fico triste, mas com pena de ambos, porque o João só fala daquele jeito porque ele age na defensiva. Ele morre de medo de ser mandado de volta para a instituição da qual fugiu, assim como teme ser rejeitado pela garota por quem está apaixonado, mesmo contra sua vontade – afinal de contas, ela tem dois “playboyzinhos” atrás dela. E agora o Angico ainda está tentando usar a sensibilidade e talento para a música do Zequinha a seu favor, o que é bem injusto. De qualquer maneira, João só quer que a Cléo vá embora e que não conte para ninguém sobre onde ele mora, e Cléo o chama de “mal-agradecido” antes de ir embora, e antes de eles compartilharem um momento em que eles estão mais próximos de um beijo do que nunca, quando ela está se preparando para descer e ir embora. EU ADORO A QUÍMICA QUE ESSES DOIS TÊM.

Mais tarde, João da Luz fica um pouco bobo quando o Pedrinho diz que a Cléo não vai contar para ninguém sobre a casa na árvore, até porque ela nunca falou nada sobre ele para ninguém, e João acaba se sentindo culpado, porque é claro que a Cléo ficou brava com ele pela maneira como ele falou… Pedrinho também conversa com Cléo sobre o João, e o Pedrinho é um FOFO. Ele fala para a Cléo que o João tem esse jeito, mas é uma boa pessoa, e Cléo meio que confronta o Pedrinho, querendo saber o porquê de o João da Luz estar se escondendo, e quando o Pedrinho não quer contar, ela acha que isso significa que não é coisa boa, e o Pedrinho age da maneira mais inteligente e bonita possível, defendendo o João como um bom amigo, dizendo para a Cléo que ela também veio para o Sítio fugida e não fez nada de errado… então o fato de João estar fugindo não significa nada.

Como não amar o Pedrinho?

Enquanto isso tudo acontece, Marcela tenta colocar as mãos na fortuna de Cléo na cidade – aparentemente, a herança de Cléo é uma joia valiosíssima que Marcela está disposta a roubar, já que o Dr. Saraiva não quer entregar-lhe de boa-vontade. Então, com direito a um flashback mais completo da morte do pai de Cléo (que conversa com o Saraiva além de conversar com a filha), acompanhamos o plano de Marcela em ação, que consiste em invadir o escritório de Saraiva, abrir o cofre e encontrar uma chave para um cofre de um banco na Suíça, onde Marcela acredita que a joia está escondida. Marcela consegue pegar a chave e ir embora do escritório de Saraiva com ela… felizmente, no entanto, ela deixa para trás uma pista de que esteve ali, e então Saraiva vai poder tomar alguma providência para defender a herança de Cléo antes que Marcela viaje.

No Sítio, Dona Benta acolhe Cléo como uma de suas netas… e a garota está feliz por estar ali!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Assim como você, eu também amo essa Dona Benta, mas eu não consigo não me irritar com ela se recusando a acreditar na Cuca. O Sítio dela tem boneca de pano que fala, rinoceronte, burro falante, sabugo de milho cientista... qual é a dificuldade de acreditar em Saci Pererê e Cuca? Pra mim, a temporada só não é perfeita por causa disso. Um dos motivos de eu amar a Temporada 2003 é que é nela a Dona Benta está mais mente aberta. Ela já chutou o balde e acredita em todas as coisas fantasiosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando eu também me incomodo um pouquinho, mas de modo geral eu acho essa Dona Benta de 2005 uma personagem tão bem-escrita, tão humana, tão real, tão cheia de camadas... eu amo haha

      Excluir
    2. E também tem o fato de que ela cai na lábia da Marcela. "Ela pode não ser perfeita, como nenhum de nós é, mas eu não acredito que ela seja esse poço de maldades que a Cléo fala".

      Excluir
    3. Mas isso eu não vejo muito como problema, não, vejo como parte do que a torna tão real. Infelizmente, ela tem a reação que muita gente teria, e não é algo ao qual ela se mantém, tanto que defende a Cléo lindamente depois... então é desenvolvimento de personagem.

      Excluir
    4. Pensando bem, acho que você tem razão. Mas, no tópico "Dona Benta", ainda tem mais uma coisa (de todas as versões, não só a da Suely Franco): Por que cargas d'água, a essa altura do campeonato, a Dona Benta ainda confia no Teodorico?

      Excluir
    5. Ah, você sabe o quanto eu desgosto do Teodorico... então não tenho nem o que dizer kkkk Só concordar.

      Excluir

Postar um comentário