Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A inauguração da Rádio Pica-Pau

O acidente de João.

Quando Cléo comentou que a única coisa de que sentia falta na cidade era do seu programa na rádio, as crianças imediatamente quiseram começar uma rádio no Arraial dos Tucanos… e como o Coronel Teodorico tinha alguns equipamentos velhos que só precisavam de uns consertos do Visconde de Sabugosa, o projeto foi levado adiante, e agora a RÁDIO PICAPAU está prestes a ser inaugurada. Esse início de temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” continua apaixonante, em cada cena, cada apresentação, e pensar que ainda tem tanta coisa boa para surgir nos próximos capítulos! Durante toda a trama da rádio, algumas histórias que farão parte da temporada já vão se desenhando, como o Angico dando em cima da Cléo, o João da Luz triste com a aproximação dos dois, e o Zequinha todo triste por se sentir inferior ao irmão, compondo música para desabafar…

Na mata, o João da Luz está enfrentando alguns outros problemas quando se envolve com as criaturas que moram no capoeirão… quando ele vai pescar no riacho da Iara, por exemplo, tememos que ela o transforme em pedra, o que ela vem querendo fazer desde que o viu pela primeira vez, mas quem o captura primeiro é o Pesadelo, que o ataca com um golpe na cabeça e o carrega até a caverna da Cuca. Agora, João da Luz vai ser disputado por Cuca, que quer colocá-lo no caldeirão, e por Iara, que querem transformá-lo em estátua. Felizmente, enquanto Cuca e Pesadelo preparam o caldeirão para assá-lo, Iara aparece para soltá-lo, e a Iara e a Cuca acabam entrando em um arranca-rabo daqueles (“Meu almoço!” “Minha estátua!”), durante o qual o João aproveita para fugir… ele até se pergunta se é tudo coisa da cabeça dele pela fome, mas, por via das dúvidas, resolve ficar longe da mata por um tempo…

E vai para o Arraial!

As crianças do Sítio, o Visconde, a Cléo e os netos do Coronel Teodorico estão organizando os últimos detalhes para a inauguração da rádio, e a cena é bem bonitinha, porque a Cléo está muito feliz, mas daí o Angico meio que estraga tudo com aquele: “E aí, Cléo? Nosso sorvete tá de pé?” O Zequinha fica triste ao vê-los saindo juntos, e o João também fica triste ao vê-los juntos no arraial, próximos, cheio de sorrisos, um pegando o colar do outro para olhar, e embora a Cléo dê um fora em Angico quando ele tenta segurar sua cintura para beijá-la ou quando tenta segurar a sua mão, João não entende tudo e já nem está mais prestando atenção, porque ele está muito triste… ele até se pergunta por que estava andando atrás dessa garota e se sente culpado por ter achado que tinha chances com ela quando é claro que não tinha, porque “é claro que ela vai preferir o riquinho”.

Fiquei com dó do João chorando e se chamando de idiota, dizendo que a culpa é dele, porque não devia nunca ter se interessado por ela…

Mais tarde, Pedrinho rouba um bolo da cozinha de Tia Nastácia (quem leva a culpa é o coitado do Rabicó, mas, dessa vez, ele é inocente) para levar para o João, e então conta que a inauguração da rádio deles vai ser naquela noite, e o convida para ir conferir, dizendo que “a Cléo vai estar lá”, mas ele já fica na defensiva, dizendo que “aposta que ela vai estar lá, mas com o namoradinho dela”, e o Pedrinho garante que ela e o Angico não estão namorando coisa nenhuma, mas João não quer acreditar e diz que “ele não sabe de nada”. No fundo, ele está um pouquinho feliz, porque é tudo o que ele queria ouvir, mas ele também não quer continuar se enganando, então reprime sua própria felicidade, porque se Cléo e Angico não estão namorando, ele acredita que é só uma questão de tempo… de qualquer maneira, preciso dizer: AMO a amizade de Pedrinho e João!

João muda de assunto e conta para o Pedrinho toda a história de ter ido parar na caverna da Cuca e ter sido “salvo” pela Iara, e então o Saci aparece para contar para eles que a Iara só o salvou porque quer transformá-lo em pedra, e fala para ele ter cuidado com as duas atrás dele… Pedrinho acha que é arriscado demais ele continuar ali na mata sozinho com a Cuca e a Iara procurando por ele, e diz que ele podia ir para o Sítio: ele conversaria com a Dona Benta, e certamente ela o deixaria ficar lá, mas João tem medo de conversar com adultos, e não quer que Pedrinho fale nada para Dona Benta… afinal de contas, ele é um fugitivo, como ele lembra ao Pedrinho. No fim, ele convence o Pedrinho e o Saci, falando sobre a casinha que ele teve tanto trabalho para construir, e diz que ela está bem escondidinha, e os dois só pedem que ele tenha cuidado.

Saci diz que, se precisar de ajuda, ele pode chamá-lo.

O Arraial dos Tucanos está alvoroçado com a inauguração da rádio. As crianças estão pintando faixa e tudo, enquanto Elias fala sobre os possíveis benefícios da rádio, como atrair mais pessoas para a sua venda, e a Cecéu também está toda animada, falando sobre como agora vão poder ouvir música. A Dona Joaninha, é claro, é a do contra, e está de mau-humor, dizendo que vai ser uma barulheira, que isso vai espantar seus hóspedes, mas ela vai à inauguração de todo modo, dizendo que é sua função como futura primeira-dama – mas diz que, quando o Coronel Teodorico for eleito, ela vai acabar com essa história de rádio. Chata, a Dona Joaninha nem deixa a Cecéu ir à inauguração, e ela estava tão animada para ir à festa… mas Joaninha a lembra de que ainda não se casou, e ela morre de medo que Cecéu fisgue o delegado ou o médico, já que os dois estão a fim dela.

Isso que ainda nem apareceu o jornalista!

Quando a Dona Benta chega ao Arraial, Emília e as crianças estão ansiosas para mostrar para ela a surpresa que prepararam com o nome da rádio: RÁDIO PICA-PAU. E então a rádio entra no ar pela primeira vez. João da Luz fica todo bobo ouvindo a voz da Cléo nos alto-falantes, e a Cléo dedica a primeira música à Narizinho, o que deixa a Emília morrendo de ciúmes. A grande inauguração da rádio, no entanto, acaba sendo interrompida pelo perigo de uma pipa que o João estava soltando e acaba se enroscando em um dos fios de eletricidade – é a forma que o “Sítio” encontrou de falar sobre o perigo de soltar pipas perto de fiação elétrica, e o João acaba sendo eletrocutado e despencando do telhado quando tenta retirar a pipa que ficou enroscada, enquanto toda a energia acaba no Arraial… inicialmente, Cléo fica muito brava ao ver a pipa que causou isso tudo, mas isso desaparece quando ela vê o João caído.

É bonitinho ver como a Cléo se preocupa quando vê o João caído. Quando ele desperta, ela pergunta se ele está bem, e manda ele ficar ali e esperar enquanto ela vai chamar um médico, e ela até diz que “deve” isso a ele, porque ele também salvou a sua vida recentemente, mas quando Cléo vai atrás do pessoal do Sítio e Pedrinho chama o Dr. Madeira, já é tarde demais e o João já escapou, antes que muita gente o visse… o eterno medo de ser descoberto. Cléo não pode evitar ficar preocupada com ele, e o João também fica todo bobo, porque percebeu que ela ficou preocupada. AH, COMO EU AMO ESSES DOIS. João foge de volta para a mata, e acaba causando ainda mais confusão quando vai tentar tomar água no riacho da Iara e descarga toda a eletricidade do seu corpo na água do riacho, dando choque na sereia e desgranhando o seu cabelo.

Agora eu não sei se ele se salva dela, hein?

Por enquanto, no entanto, Iara está desmaiada, e João aproveita para sair correndo, e acaba se escondendo na caverna da Cuca quando escuta que ela vai sair. Enquanto o João mexe nas coisas da caverna da Cuca (ele mexendo no livro de feitiços inevitavelmente me fez pensar em “O Menino Bruxo”, de 2002), o pessoal no Sítio tem uma sequência EXCELENTE na qual conversam sobre o garoto que Cléo viu caído no Arraial, e Emília percebe que o Pedrinho e a Cléo sabem mais do que estão falando: eles sabem exatamente quem era esse menino. Da caverna da Cuca, João assiste, pela bola-de-cristal da jacaroa, o Sítio do Picapau Amarelo: “Olha, a casa do Pedrinho! Tão quentinha! A avó do Pedrinho… isso sim é uma avó de verdade”. Ele vê as meninas dormindo, vê a Cléo sentada na janela pensando justamente sobre ele, sobre onde ele está, se está bem…

Os dois estão completamente apaixonados.

Agora, no entanto, talvez o João tenha que parar de sonhar sobre a Cléo por um tempo e pensar nos perigos que ele está correndo… ele passa muito tempo assistindo à Cléo na bola-de-cristal da Cuca, por exemplo, e acaba pegando no sono sentado ali, à plena vista. Na manhã seguinte, Pedrinho e Saci saem cedo para procurar pelo João da Luz, se perguntando se está tudo bem com ele depois do choque no Arraial dos Tucanos, mas eles nem imaginam que o perigo que ele está correndo agora não tem nada a ver com o choque da noite anterior – quando a Cuca volta para a caverna, ela encontra o João ali, adormecido, e não sabemos se agora ele vai conseguir escapar de ir para o caldeirão… apesar de que, com o Pesadelo transformado em pedra, a Cuca está precisando de um novo ajudante. Assim como quando Cléo corria perigo e João sonhou com ela, agora Cléo acorda assustada, depois de um pesadelo.

Esses dois já estão completamente conectados! <3

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários