Vale o Piloto? – Entrelazados 1x01 – El Brazelete

1994.

“Entrelazados” é a mais nova produção argentina no gênero musical adolescente. Com o fim das produções para a TV, parece que não veremos mais produções longas como “Violetta”, “Soy Luna” e “Bia”, e “Entrelazados”, lançado no Disney+ no último dia 12, vem em formato série, com apenas 10 episódios – algo que me chamou a atenção. O número de capítulos e a temática de viagem no tempo é que me chamou a atenção, mas a estreia de “Entrelazados” ainda não conseguiu me conquistar como eu esperava – não é uma série ruim, e entrega os elementos que estamos habituados nessas produções, mas faltou algum carisma que não sei bem identificar. De todo modo, vale conferir a sequência e descobrir mais sobre a relação de Caterina e Cocó, e como isso interfere, atualmente, na Caterina impedindo a filha, Allegra, de realizar o seu sonho no teatro.

Allegra me parece uma boa protagonista, e Félix me parece aquele tipo de melhor amigo por quem eu rapidamente me apaixono. Como Allegra deseja ir até o Eleven O’Clock e fazer audições para uma produção do musical de “Sexta-Feira Muito Louca”, mas a mãe se recusa a permitir, ela falsifica a assinatura da mãe, coloca o amigo para se passar por ela, deixa uns áudios gravados para que ele ganhe tempo e vai… mas a audição acaba sendo um desastre muito rapidamente. Gosto de todo o cenário de bastidores de musical, e embora seja uma produção de “Sexta-Feira Muito Louca”, eu pensei em “A Chorus Line”, ou ainda mais em “Fame”, por causa do elenco jovem. É gostoso assistir às audições, enquanto Allegra tenta conseguir o papel da protagonista que já foi de sua família em uma produção de 1994, mas Caterina acaba descobrindo tudo e invade a audição para levá-la embora…

Toda a motivação para a série vem da relação conturbada entre Caterina e a mãe, Cocó. Alguma coisa aconteceu entre elas no passado, algo sobre o que Caterina se recusa a conversar com a filha, mas é o suficiente para que Allegra não possa ouvir música ou ter um pôster da avó na parede do quarto, por exemplo. Depois de Caterina a tirar da audição (mas Allegra tem tempo o suficiente de chamar a atenção por causa de seu talento, de sua família e, é claro, de sua atitude determinada para estar ali, mesmo que seja falsificando a assinatura da mãe), as duas discutem no carro e Caterina se distrai do trânsito enquanto proíbe Allegra de voltar a falar sobre a Cocó… e então elas sofrem um acidente. Com a mãe no hospital, Allegra precisa lidar com a própria culpa, e chega a ligar para a avó para que ela venha ver Caterina – Cocó não parece ser muito boa em demonstrar sentimentos.

Durante aquela noite, as coisas começam a mudar para Allegra… quando, frustrada, ela joga uma bailarina em miniatura contra a parede, ela acaba descobrindo uma caixa com um bracelete verde que brilha misteriosamente – diferente de “Club 57”, que tenta trazer uma explicação para a viagem no tempo através da Franken TV e dos experimentos de Manuel, “Entrelazados” optou por algo mais místico… mais ou menos como “Sexta-Feira Muito Louca”. “Sexta-Feira Muito Louca” não tem a ver com viagem no tempo, mas a troca de corpos entre mãe e filha também acontece de maneira mística e a base da história é a mesma de “Entrelazados”: a relação de mãe e filha. Levada para 1994 misteriosamente, Allegra desperta no quarto de Caterina, e então se torna espectadora da história de sua mãe e sua avó, e isso talvez a leve a entender algumas coisas.

Allegra não tem nenhum surto do tipo Marty McFly chegando a 1955, não pega jornal ou qualquer coisa para verificar a data, e parece entender bastante depressa o que está acontecendo, mas estou disposto a relevar isso… é interessante ver Allegra observando a tudo, mas estamos curiosos pelo momento em que ela vai começar a se tornar parte da história – e as consequências que, inevitavelmente, isso pode gerar. Infelizmente, pouco me chamou a atenção o possível nascimento de um romance entre Allegra e Marco Resco, tampouco aquela típica história de rivalidade num estilo Gabriella e Sharpay ou Eva e Vero, sei lá. De qualquer maneira, vamos ver como “Entrelazados” desenvolve essas histórias e como a série brinca com seus protagonistas, com as histórias paralelas e com as consequências da viagem no tempo… pode ser bem interessante.

O primeiro episódio termina com um ensaio de “Sexta-Feira Muito Louca” em 1994, com Cocó sendo bastante dura com Caterina – ela parece confiar na filha, fala sobre como ela precisa conseguir o papel, mas, ao mesmo tempo, a pressão é bastante grande e isso parece pesar sobre Caterina, até Allegra chega a perceber isso. Uma das melhores cenas do episódio é a de Caterina ensaiando sozinha no palco enquanto Allegra espia, e então Allegra começa a dançar com ela, os mesmos passos, porque busca o mesmo papel na nova montagem de “Sexta-Feira Muito Louca”, em 2021. Então, Caterina torce o pé e cai, e Allegra corre para o palco para saber se ela está bem, e, empolgada, quase a abraça de felicidade porque, afinal de contas, ela é sua mãe e está bem, enquanto no presente está no hospital. Caterina, por sua vez, só acha aquela garota estranha…

Afinal de contas, quem é ela?!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários