¿Quién es Quién? – O assassinato de Armando

“¿Eres un asesino, Ignácio? ¡Dímelo!”

Ignácio está realmente assumindo a posição de PRINCIPAL VILÃO da novela, mas Chamoy também é um grande candidato a asqueroso mor de “¿Quién es Quién?” Quando os dois se juntam, então… Fabíola, a mãe de Ignácio, tinha o seu casamento com Humberto Fuentemayor por um fio sob as ameaças de seu amante… Armando a estava chantageando para que ela fosse a “encontros” com ele, em troca de não mandar um vídeo picante dos dois juntos para Humberto, e recentemente começou a pedir dinheiro. Fabíola estava apavorada, Connie estava provocando o Humberto porque detestava que a mãe estivesse fazendo isso com ele, e então Fabíola recorre a Ignácio, pedindo que “ela dê um susto” em Armando para que ele parasse de chantageá-los… ela só queria que o cara a “deixasse em paz”, mas Ignácio não pensou duas vezes…

Mandou matá-lo.

A cena fez um pouco de mistério sem mostrar quem segurava a arma que matou Armando, mas a morte do estilista tomou conta dos noticiários logo em seguida, e foi um estardalhaço que só – Perico estava dando um jantar para celebrar que Fernanda aceitara casar-se com ele, em um dia turbulento depois que ele tinha acabado de perder 30 milhões de dólares investindo em uma empresa errada, e o jantar ainda foi interrompido por policiais que vieram convocar Humberto para depor… afinal de contas, ele era um dos principais suspeitos do assassinato, depois de a mulher ter supostamente tido um caso com Armando e ele já ter dado um show de ciúmes público em outra ocasião. Eu gosto de como Perico acompanha Humberto até a delegacia, e como é um bom filho, o defendendo e o apoiando nesse momento bastante complicado.

Fabíola, enquanto isso, está ENLOUQUECENDO. Ela estava sendo atormentada por Armando, mas ela tampouco queria que ele fosse MORTO. Por isso, sem saber quem o matou e temendo que ela tivesse uma parcela de culpa nesse assassinato, ela fica paranoica, e é um tanto quanto desesperador… especialmente pela maneira como ela, descarada, pergunta a Humberto se foi ele quem matou o cara (!), ou, pior, quando ela acusa Connie de também ter culpa por essa morte, dizendo que foi ela quem ficou provocando o Humberto, e se foi ele quem matou Armando, então ela também é culpada! Isso não é coisa a se dizer a Connie. Com as coisas ficando cada vez mais complicadas, Connie acaba indo embora de casa, porque não aguenta mais viver com a mãe, e vai morar na comunidade… felizmente, Nora vai visitá-la, oferece seu apartamento, e é uma mãezona.

A mãe que Fabíola não sabe ser.

Eventualmente, Fabíola não pode mais negar que sabe quem está por trás da morte de Armando: só pode ter sido Ignácio. E o cerco poderia estar se fechando, mas Ignácio astutamente se livra de qualquer acusação – Fernanda fica furiosa ao saber que Armando morreu e Ignácio nem pensou em contá-la, e lhe explica que esse era um assunto importante do qual ela devia se inteirar! Quando Fabíola vem perguntar a Ignácio se “foi ele quem matou Armando”, o telefone convenientemente fica fora do gancho e Fernanda, do outro lado da linha, ouve parte da conversa… infelizmente, ela não ouve o suficiente para pegar a confissão de Ignácio (que diz que ele não matou ele mesmo Armando, mas que mandou matá-lo, porque alguém que a está chantageando desse modo por dinheiro nunca vai parar), mas é o suficiente para que isso fique em sua mente.

Fernanda, coitada, está sofrendo cada vez mais com tudo o que está acontecendo. Ela não entende o que sente por “Leonardo”, não entende o porquê de ele ter contado a ela sobre a morte de Armando com tanta sinceridade, e agora não pode deixar de pensar que talvez Fabíola tenha razão e Armando seja um assassino… Armando pode negar o quanto quiser, e tentar convencer Fernanda de que não foi ele quem matou Armando e que nunca faria isso, mas Fernanda já está desconfiada, e não é de hoje que ela não confia nele 100%. Até porque ela já percebeu que ele tende a assumir uma posição bastante violenta quando as coisas não saem do seu jeito, ou quando ele está com ciúmes de toda a historinha que ele mesmo criou para Fernanda viver com “Leonardo”. Mas embora eu ache Fernanda uma mulher inteligente, perguntar diretamente a ele foi burrice…

Ela está furiosa, bastante ameaçadora, e realmente em dúvida… mas é claro que Ignácio nega qualquer envolvimento com essa morte. Fernanda o lembra de que tudo o que ele faz também a envolve, e se ele passa a ser investigado por um crime como esse, eles podem descobrir a relação entre eles, da qual ninguém deveria se inteirar, e então também descobrirão o que eles já fizeram. Fernanda está nas mãos de Ignácio e espera que ele não jogue sujo com ela. Ignácio tenta “virar o jogo” e dizer a ela que “tudo o que faz é por ela”, mas Fernanda está muito no limite… na verdade, toda a situação com Santiago no hospital a está deixando maluca, e isso a deixa à beira de uma explosão o tempo todo… não apenas contra “Leonardo”, mas também contra o próprio Ignácio. Por isso, ela não acredita simplesmente em tudo o que ele diz…

E eu adoro que ela diga que “ele também se beneficiou” com a parceria deles.

Vide onde ele está agora… Ignácio finalmente conseguiu “subir” na empresa como planeja há muito tempo. Depois do investimento errado de Perico, Humberto tira o cargo de “Leonardo” e o passa a Ignácio, e eu tenho UMA RAIVA da expressão de Ignácio, fazendo-se de surpreso, e tomado de uma falsa modéstia desprezível… adoro como Fernanda tenta defender “Leonardo”, dizendo que isso não vai parecer bom na imprensa, mas Perico a impede de seguir falando, porque ele já está resignado… ele sabe que fez errado ao investir 30 milhões em uma empresa falida, e ele sabe que “merece” perder o seu cargo de direção, e a maneira como Fernanda olha para ele quando ele aceita de cabeça baixa a decisão do pai meio que nos confunde: o que ela estava sentindo? Certamente, no entanto, essa não seria a reação do verdadeiro Leonardo.

Tampouco a reação que Fernanda esperava.

Perico está TRISTE. Triste de verdade, e me doeu o coração quando ele vai falar com Basílio e lhe pede desculpas, dizendo que o desapontou: que desapontou a ele, a Fernandíssima, ao Santiago e ao seu clone. É muito injusto o que Humberto está fazendo, e eu fico com muita pena de Perico com aqueles olhinhos cheios de lágrimas dele… quando Humberto vai falar a sós com Perico, ele diz que espera que ele entenda porque fez o que fez, e diz que “lhe dói muito ter que fazê-lo”, especialmente porque “Leonardo” tem sido um bom filho, sempre presente quando ele precisa – e realmente, parece um desrespeito com Perico depois de TUDO o que eles passaram juntos nas últimas semanas, e da maneira como ele o acompanhou em todo o processo da morte de Armando. E quando Humberto se justifica com Nora pela sua decisão, ela lhe dá uma BAITA LIÇÃO sobre como nem tudo na vida é sobre “dinheiro”.

Adorei.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários