The Lost Symbol 1x07 – Noögenesis

Birth, death, rebirth.

Decaiu. Com críticas pesadas sobre ela, “The Lost Symbol” não agradou ao público, fãs e não-fãs do livro original de Dan Brown, e embora eu tenha defendido a série em várias ocasiões (realmente gostei do sexto episódio, me empolgou bastante!), esse sétimo episódio foi realmente bastante fraco. “Noögenesis” segue a grande revelação do fim do episódio passado, depois de Langdon e os demais terem conseguido resgatar Peter Solomon: que Mal’akh, a figura por trás de tudo o que está acontecendo, é Zachary Solomon, o filho de Peter. Acredito que o episódio tenha sido bastante ambicioso ao tentar contar a história de Zachary à Mal’akh, e acabou caindo em algo que fica forçado, além de termos ganhado um episódio mais longo que o normal e com flashbacks que não chegam necessariamente a adicionar algo importante à trama.

Por exemplo, ganhamos várias informações sobre o relacionamento de Langdon e Katherine, e preciso confessar que, em alguns momentos, eu nem sabia bem em que tempo estávamos, e comecei a presumir que tudo estivesse acontecendo no passado, na época em que Zachary estava preso na Turquia – quer dizer, quando Kat estava de cabelo comprido era fácil de saber que sim, mas e quando ela estava de cabelo preso? De todo modo, vemos Langdon como um coadjuvante (e essa não é a ideia do personagem de Langdon nos livros de Dan Brown, certamente) na história da Família Solomon, e alguém que Katherine afasta quando as coisas complicam e o irmão é supostamente assassinado na prisão… é depois disso que Langdon vai embora para se tornar um professor, algo que ele promete que não fará novamente: dessa vez, ele ficará com eles.

Na prisão, acompanhamos contexto para as cenas de Zachary, entendemos como ele foi dado como morto, mas escapou da prisão, e o vemos se transformar em Mal’akh – uma sequência cheia de simbolismo, provavelmente, mas que não me empolgou como eu gostaria que tivesse me empolgado. Vemos Zachary encontrar um novo “mentor” na prisão, o que me deixa com a impressão de que Mal’akh não surgiu “sozinho”, como originalmente pensávamos, e que Zachary deixou a sombra do pai para viver à sombra de um outro homem que lhe dizia o que fazer… pelo menos agora eu acho que Mal’akh vive sozinho. Tivemos poucas explicações em relação às suas tatuagens, e toda uma trama de uma cirurgia plástica que estava ali, em primeiro lugar, para justificar a troca de atores, que na verdade só acontece porque a série não queria entregar esse “plot twist” desde o começo.

No presente, vemos Mal’akh sendo capturado pela CIA depois de escapar no fim do episódio anterior, levando consigo a pirâmide e a pedra angular, e agora Sato é enviada para tentar conseguir alguma informação com ele… tem toda aquela coisa da Sato e do Zachary terem se conhecido no passado e, supostamente, serem importantes um para o outro, e Sato realmente parece ter afeição por Zachary, mesmo que Mal’akh não seja mais o Zachary que ela conhecera. De qualquer modo, Mal’akh acaba tendo um momento de humanidade (ou de pura manipulação, é claro) no qual se comove com a presença de Sato e conta para ela onde ela pode encontrar a pirâmide, mas Sato jamais terá a chance de ir até o lugar indicado, porque ele acaba se soltando sozinho e a esperando em uma arapuca, e então a mata. Triste, porque eu adorava a Sato…

A Sato é uma das minhas personagens favoritas na série! Vai fazer falta!

 

Para mais postagens de The Lost Symbol, clique aqui.

 

Comentários