Primeiro Capítulo de “¿Quién es Quién?” (26 de Outubro de 2015)

“Será que tem um cara igualzinho a mim por aí?”

QUE PRIMEIRO CAPÍTULO PERFEITO! Eu só assisti ao primeiro capítulo de “¿Quién es Quién?”, mas a minha sensação é de que AMO ESSA NOVELA! O roteiro me fascina, com essa história de gêmeos separados que se encontram por acaso, acabam até trocando de lugar… também adorei como um irmão é diferente do outro, e como Leonardo é todo sério e cheio de manias, enquanto o Perico é divertido e carinhoso com a família. Mas acho que o que mais nos conquista nesse primeiro capítulo é o CARISMA imenso do elenco. Se Laura Flores e Danna Paola fazem um belo trabalho nesses primeiros 46 minutos de novela, Eugenio Siller ARREBENTA, como ambos os irmãos… essa é a novela dele, de fato. Além de ser lindo (!), ele tem muito talento, ele convence como ambos, ele nos conquista com poucas falas… e queremos continuar o acompanhando.

Leonardo e Pedro (mais conhecido como Perico) não sabem da existência um do outro. Inicialmente. A novela nos apresenta ambos simultaneamente. Um sedutor e cheio de graça, outro sério e cheio de manias. Eu devo dizer que a minha paixão imediata é destinada a Perico – PORQUE ELE É UMA FOFURA QUE SÓ! O conhecemos trabalhando como mariachi em um mercado, e ele acaba entrando numa confusão divertida quando a plateia joga tomates sobre ele e ele aproveita a primeira oportunidade para fugir da briga e sair correndo de volta para casa… e quando ele chega em casa, ele é A COISA MAIS FOFA DO MUNDO, com o rosto machucado e uma carinha envergonhada, enquanto ouve as broncas da mãe, mas tenta se justificar… afinal de contas, a culpa não foi dele, não é? E também é aí que conhecemos a linda Paloma…

Paloma aparece para cuidar dos machucados de Perico quando a irmã dele vai à sua casa pedir álcool emprestado. A cena é MARAVILHOSA, e é engraçado como, de imediato, eu já posso torcer por eles – deve ser a excelente atuação. Acontece que eu AMEI a maneira como ele olhava para ela, ou como falava, e aquele “Gracias, Palomita. Eres un ángel” meio que me arrepiou todo! Naquele momento, eu já tinha me dado conta de que queria ficar olhando para o Perico e o ouvindo falar o tempo todo. Em paralelo, acompanhamos Leonardo, o gêmeo rico, que está prestes a se casar, mas que não parece particularmente animado com isso. Ou talvez ele apenas não tenha tempo para “futilidades” como a despedida de solteiro ou a lua de mel… ele parece daquelas pessoas que não dão muita atenção para a diversão, e apenas pensam em trabalho.

As coisas mudam para ele na despedida de solteiro…

Uma mulher misteriosa se aproxima dele dizendo que “o conhece de algum lugar”, e então subitamente se lembra de onde: ela o viu cantar como mariachi no mercado! Ele acha um absurdo – afinal de contas, ele não canta. Tampouco acho que já esteve em um mercado na vida! A mulher tem uma foto para provar que está dizendo a verdade, mas ele ainda acha que pode ser uma montagem. Pelo menos no início, porque Leonardo acaba, eventualmente, caindo no jogo dela – ela parece estar muito convencida do que está dizendo, e tem até um cartão do rapaz: PEDRO PÉREZ. Até o fim da festa ele continua tentando fazer a mulher falar o nome de “quem pagou-lhe para que ela fizesse essa brincadeira estúpida”, mas ele acaba dando o seu e-mail, para que ela mande as outras fotos que diz ter, e então ele decide que a história vale a pena ser averiguada.

No mínimo.

Perico parece ser mais profundamente explorado durante o capítulo – temos vários momentos dele, e entendemos que ele é carismático, bom e um pouco mulherengo. E ele tem uma espécie de “paixão platônica” por uma modelo loira que é capa de uma revista. E devo dizer que, como Perigo, Eugenio Siller ficou ainda muito mais bonito… provavelmente por causa do tipo de roupa que usava ou pelo cabelo mais descuidado. Como Perigo, ele tem uma cena divertida procurando pelo quarto a capa da revista, por exemplo, e devo dizer que a calça mole valorizou seu bumbum. E os braços descobertos também são de nos fazer suspirar. Mas Perico é LINDO em todos os sentidos, e quando percebemos a maneira como ele é amoroso e tudo o mais… bem, Perico meio que é um sonho de consumo. Seu único defeito é não aceitar a relação da mãe com Jonathan.

Mas ele deve ter um motivo para isso.

Porque Perico é bastante protetor – acho que ele se sente na obrigação de cuidar da mãe, e no fundo a relação deles é MUITO BONITA. Ele tenta impedi-la de “sair procurar emprego”, por exemplo, porque diz que ele vai trabalhar para sustentar a casa e, em breve, vai conseguir uma chance na TV como cantor e então o dinheiro vai chover sobre eles, ou qualquer coisa assim, mas ela diz que, enquanto isso não acontece, ela precisa trabalhar… também gosto de como Perico usa a avó como CÚMPLICE, impedindo que a mãe saia em busca de emprego e, depois, a levando até o mercado onde ele, Paloma e todo mundo no mercado que a ama estão preparando UMA FESTA SURPRESA PELO SEU ANIVERSÁRIO. O legal disso tudo é o tom divertido da novela, que nos ajuda a gostar dos personagens de cara… a avó dele, por exemplo, é UM MÁXIMO!

“Eu até tava passando mal, mas daí me lembrei do bolo… e passou”

A cena da festa surpresa de Inês é um dos momentos mais lindos do capítulo – adorei ver a emoção com que ela recebe aquilo tudo, a maneira como Perico abraça a mãe e canta uma música tradicional de aniversário, e a felicidade dela, como uma mãe orgulhosa e que chama seus filhos de “seus maiores presentes”. Aquilo é lindo! Enquanto isso, em outra parte da cidade, Leonardo recebe fotos por e-mail, demasiadas para serem todas montagem… “Será que tem um cara igualzinho a mim por aí?”, ele se pergunta. Então, embora esteja a apenas horas de seu casamento e tudo já esteja sendo arrumado para a festa, ele resolve averiguar aquilo naquele momento mesmo. E, para complicar a situação, seu “amigo” Ignácio colocou uns homens suspeitos no seu encalço, e eles o seguem durante todo o caminho até o mercado, onde a confusão acontece.

É a típica sequência de novela sobre gêmeos!

E NÓS ADORAMOS!

Os dois, sem saber da presença do outro, caminham pelo mercado, um tanto quanto atordoados. Perico acabou de encontrar a mãe beijando Jonathan escondido e está um pouco furioso com isso, e Leonardo está sendo perseguido. Leonardo, então, bate num dos caras que o seguem e corre, e durante a corrida de ambos pelo mercado, ELES SE ESBARRAM! E, como casualidade do destino, eles estavam vestidos de forma muito parecidas… a cena é perfeita. Os dois começam a discutir um com o outro, mas apenas por um breve segundo até que vejam em quem acabaram de esbarrar. QUE CENA F*DA! Amei como cada um reage, amei as expressões de Perigo e de Leonardo, em paralelo, amei como, para Leonardo, era a confirmação de que aquele cara existia, enquanto, para Perico, tudo era absolutamente novo… ele não sabia da existência de Leonardo.

Mas eles não têm muito tempo juntos.

Leonardo diz que estão tentando sequestrá-lo e sai correndo. Perico sai correndo logo atrás dele, porque quer saber quem ele é, mas ele não tem outra chance de conversar com o irmão gêmeo – Leonardo é atropelado enquanto sai do mercado, e o acidente é mais grave do que parecia… quando ele tenta se levantar e continuar andando, ele desmaia. ADMIREI DEMAIS a construção do capítulo, porque a cena aqui não deixa perguntas soltas no ar. A maneira como os irmãos são confundidos e trocados é muito real. E ENTÃO TEMOS A SENSAÇÃO DE QUE A NOVELA ESTÁ COMEÇANDO DE VERDADE! Enquanto as pessoas se juntam ao redor de Leonardo, caído no chão, Perigo se preocupa e tenta ajudar, procurando um documento em seus bolsos… quando ele grita, pedindo ajuda, os sequestradores o levam achando que se trata de Leonardo, porque ele acabou de virar o outro…

Então não dá para ver que eles são iguais.

ASSIM, LEONARDO E PERICO TROCAM DE LUGAR! De um lado, Leonardo é levado para o hospital no lugar de Perico. De outro, Perico é levado até o casamento de Leonardo, e acha que tudo isso é uma confusão tremenda. A novela é exímia em separar os estilos de um e de outro gêmeo, e as cenas ajudam a construir isso. A sequência de Leonardo é dramática, quando ele acorda no hospital e não sabe quem são Paloma e Inês… Paloma ainda diz que “esse não é momento para as suas brincadeiras”. Enquanto isso, a sequência de Perico é muito mais divertida, com uma trilha sonora leve enquanto ele é arrastado para o casamento, tentando dizer que “isso é uma confusão”, mas sem que ninguém o escute, porque ele já estava atrasado e todos parecem ansiosos para iniciar a cerimônia… então, Perico vê quem é a noiva, e acha que está sonhando

E A SUA EXPRESSÃO É ÓTIMA!

Assim começa a MARAVILHOSA “¿Quién es Quién?”, com um primeiro capítulo de tirar o fôlego, e que teve de tudo: ele nos empolgou, nos divertiu e nos deixou curiosos para saber como a história de Leonardo e Perico vai se desenvolver… é um capítulo recheado de acontecimentos, com um bom desenvolvimento e, embora muita coisa aconteça, não existe a sensação de que tudo foi “corrido”. O capítulo apresenta habilmente aos dois irmãos, e apresenta brevemente os personagens que acompanham cada um deles, e então nos guia já para o primeiro encontro, que é uma cena IMPACTANTE no mercado, que possivelmente marcará o restante da novela… além disso, o primeiro capítulo ainda conta com a PRIMEIRA TROCA dos gêmeos, por causa de uma tremenda confusão que joga Leonardo na família de Perico, e Perico no casamento de Leonardo.

Wow.

CURIOSO POR MAIS!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Fiquei curioso! onde você assiste à novela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, me mande um e-mail em jejonathan@yahoo.com.br que eu te explico :)

      Excluir

Postar um comentário