Último Capítulo de “Chiquititas” (14 de Agosto de 2015)



“Era uma vez…”
Chegou o momento de nos despedirmos desses personagens que aprendemos a AMAR, e enquanto assisto ao último capítulo com lágrimas nos olhos, eu descubro que não estou preparado para isso. Foram muitos e muitos meses acompanhando o pessoal do Raio de Luz, torcendo por cada um deles, rindo das mais variadas situações, me emocionando em tantos momentos comoventes que nos marcaram… e agora, os caminhos estão trilhados e eles estão se despedindo… o último capítulo começa com a Carol e a Maria Cecília chegando ao hospital ao mesmo tempo para ter seus filhos, com direito a uma cena divertida de Júnior e Tobias nervosos do lado de fora, e um dos momentos mais lindos, ainda mais do que ver os bebês e os familiares visitando, foi ver a comemoração no orfanato quando o Chico anuncia que o bebê NASCEU.

MESES DEPOIS

Essa primeira passagem de tempo do último capítulo me confunde, porque embora ele aconteça antes de cenas que deviam acontecer meses depois, mesmo, há cenas que deviam ter vindo antes, ao que tudo indica. De todo modo, Matilde está agora saindo da prisão, e Ernestina está lá do lado de fora para esperá-la, e foi o momento do capítulo em que eu comecei chorar… afinal de contas, as duas foram personagens incríveis que acompanhamos ao longo desses 545 capítulos, cada uma à sua maneira, com sua peculiaridade. Ernestina, mesmo com todo seu medo de aranha, cuidou da Brunilda para a irmã nesse período, e agora, como vemos nas redes sociais, a Matilde está por aí, viajando o mundo levando com ela a Brunilda e tirando fotos na praia e onde quer que seja…
A cena que eu digo que está deslocada é a da festa no orfanato para receber Carol e o bebê… ela demorou meses para ir ver as crianças que acabou de adotar? Acredito que não, mas o pequeno erro de continuidade me privou um pouco de curtir o momento. É nessa cena o momento em que vemos Marian pela última vez, quando ela vem visitar e ficamos sabendo que ela está morando em outro orfanato. Ali, ela pede para segurar o bebê da Carol, e Bia comenta: “Melhor não”, e eu devo dizer que gosto disso. Eu aprendi a confiar na Marian. Ou melhor, “a dar um voto de confiança” para a Marian, e como disse há alguns textos, eu acho que ela realmente se arrependeu e deu o primeiro passo rumo a ser uma pessoa melhor, o que é um caminho longo que ela tem que estar determinada a dar. Mas eu gosto de como “Chiquititas” não fantasiou isso excessivamente, não a tornou “boa” do dia para a noite, nem colocou pessoas como Bia para simplesmente confiar na Marian.
Isso tornou tudo muito mais real, e consequentemente mais significativo.
Outra grande novidade é a que Oscar e Cícero agora são os novos donos do sambão, com uma parceria também entre Eduarda e Shirley (ah, como isso é fofo!), que abrem o “Bar das Amigas”. Eu acho que isso não podia ser diferente, e é um bom anúncio da Eduarda, toda fofa, na presença de todo mundo que importa para as famílias, como a Maria Cecília, o Tobias e as netas, ou também a Tati e a Vivi, que por sua vez está com o Samuca… e ainda temos mais uma coisa que era algo que eu me perguntava se ia acontecer, e que queria muito que acontecesse: Eduarda chama o Paçoca lá para a frente e anuncia que “Hoje nós ganhamos um novo membro na família. O Paçoca é o meu novo filhote. Eu e o Oscar adotamos o Paçoca”. Achei uma atitude bonita dela, e tem tudo a ver com a maneira como ela confiou nesse garoto e o protegeu, especialmente de uns tempos para cá!
As vilãs maiores da novela, aquelas que não se arrependeram e não tentaram seguir em frente, ganham um final merecido. Cíntia e Carmem, elegantes e produzidas, descem novamente em busca do tesouro, dessa vez carregando malas e dinamites para explodir obstáculos, como aquela parede que o Júnior mandou subir depois da primeira excursão. Elas vão direto até a sala do tesouro, sem nada que as impeça, e celebram as riquezas infinitas que conquistaram, embora elas não tenham mais porta de saída quando deixam a sala do tesouro… assim, elas tentam explodir a parede com todas as dinamites que trouxeram e restauram, mas elas foram avisadas de que o tesouro era amaldiçoado. Assim, por mais macabro que possa ser se você para para pensar nisso, o teto cai sobre elas e elas MORREM SOTERRADAS lá em baixo…
Mas foi merecido.
E elas morreram com o tesouro que tanto amavam.
Por fim, também temos o Miguel incomodado com a sua cicatriz, procurando um cirurgião para resolver esse “problema”.

UM ANO DEPOIS

A segunda passagem de tempo do último capítulo de “Chiquititas” nos leva direto à finalização do capítulo, NO BAILE DE DEBUTANTE DE MILI. Ela está comemorando seus 15 anos, com uma grande festa no lugar em que ela cresceu, ao lado de pessoas que ela ama: no Orfanato Raio de Luz. Ela desce as escadas, absolutamente linda, e a verdade é que todos estão vestidos de gala, lindos, sorridentes, emocionados. A emoção é grandessíssima, e enquanto eu os via dançar, eu estava só como o David Tennant em “The End of Time”: “I don’t wanna go!” Sem mais falas ou diálogos, tudo está nas expressões e nos movimentos, na última dança, que reúne quase todo o elenco da novela… então, Mili e Mosca dançam sozinhos em um cenário que agora está vazio, a não ser por eles, e isso é tão simbólico que o coração chega a apertar… estamos nos despedindo de “Chiquititas”.

“A Rosa Branca retornou ao seu reino e desfez o encanto da Bruxa Má. E no Castelo se comemorava, pois o encanto da Bruxa Má se desfez, e a Rosa Branca, que foi levada para longe, voltou ao seu reino e se transformou em uma bela princesa. E a Princesa Mirela, e o Plebeu Gabriel passarão a ser Rainha Mirela e Rei Gabriel. Os dois, finalmente juntos com suas filhas princesas, viveram um verdadeiro conto de fadas, sendo felizes para sempre

Então a novela chega ao fim, ao som de “Chiquitita Dança Assim”, uma música e um clipe preparado especialmente para esse emocionante encerramento. Aqui, não temos nenhuma cena nova, nada gravado especialmente para esse momento, mas é um apanhado de vários momentos e trechos de outros clipes, ao longo desses mais de 2 anos em que “Chiquititas” esteve no ar. É uma edição belíssima que nos leva a uma verdadeira viagem no tempo, relembrando momentos divertidos, momentos emocionantes, momentos memoráveis que vamos carregar conosco para sempre. A sensação, ao assistir “Chiquitita Dança Assim”, é de que JÁ ESTAMOS MORRENDO DE SAUDADE. Agradecemos às “Chiquititas” por tudo o que vivemos ao longo desses 545 capítulos, e choramos, mas não são lágrimas de tristeza. De saudade, sim, mas não de tristeza… são lágrimas de amor.
<3

“Dançando você revive
As tristezas se vão
E tornam-se alegria
E o mundo se renova”

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

P.S.: Acabou o capítulo e eu estou tipo isso:



Comentários

  1. Autor, o que aconteceu com as postagens de As aventuras de Poliana? Você quase não comenta mais sobre a novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele comentava sobre Poliana? Eu fiz o mesmo pedido para ele mas não sabia que ele já havia falado sobre, a novela é muito boa.

      Excluir
    2. Então, como comentei em outra postagem: infelizmente, tive que deixar a novela para trás devido aos tamanhos absurdos do SBT. Não ia nem começá-la, só pelo tamanho, porque sempre AMEI o livro, e então ela me prendeu bastante no início, mas eventualmente tive que abrir mão. Estou me dedicando a outras novelas, e é triste pensar que poderei ver umas 5 ou 6 novelas enquanto o SBT exibe apenas uma. Por isso, fiz essa escolha. Sinto muito :(

      Excluir
  2. A única coisa que eu não concordei nessa resenha foi a mudança da Marian. A garota não era simplesmente uma Bully, ela era uma psicopata mesmo. E a mudança dela foi muito forçada. Do nada, ela ficou com medo da Carmen e se arrependeu após ver que ela sequestrou a Mili, sendo que ela própria já tinha tentado matar a Mili. A mudança dela foi literalmente do nada.

    Mas por outro lado, gostei do resto. Sem falar que você disse exatamente o que eu pensei da Carmen e da Cíntia. As duas morreram enterradas com o tesouro que tanto amavam. Agora vão passar a eternidade lá com ele, sendo que a riqueza era o que elas mais amavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre achei a mudança da Marian em ambas versões brasileiras bem forçada, tanto é que na versão Argentina, ela vai para um colégio interno!

      Excluir

Postar um comentário