[Season Finale] Supernatural 13x23 – Let the Good Times Roll



“You’re family, kid. And we look after our own”
QUE SEASON FINALE ESPETACULAR! Na verdade, eu confesso que na sua primeira metade eu estava curtindo, mas não estava sentindo a vibe de Season Finale não. Era um episódio bom lá para o meio da temporada… depois, no entanto, A SÉRIE NOS SURPREENDEU. Tivemos uma finalização incrível que contou até com um curto flashback da quinta temporada, e aquilo foi de arrepiar. Agora, as coisas mudam drasticamente para a 14ª temporada, e a única coisa que me entristece é saber que “Supernatural” não vai ter coragem de manter essa trama por muito tempo, assim como foi em todos os anos anteriores… quando o Dean virou demônio e achamos que teríamos uma temporada inteira diferente, por exemplo, e esse plot chegou ao fim rapidinho… deve acontecer novamente, mas isso não quer dizer que não tenha sido fenomenal.
Ainda espero a conclusão da série, no entanto.
Sério.
O episódio começa quase “leve”, e como se ainda faltasse muito para a temporada chegar ao fim. Depois que Sam apresenta para o pessoal da Terra-2 o nosso mundo, que também é um pouco macabro, Bobby conta para Mary que já se deu conta de que sem a Graça de um Arcanjo, eles não poderão voltar, e ele não se importa com isso. “I like it here”. Enquanto isso, Sam, Dean, Castiel e Jack trabalham em um caso de lobisomens, que parece um pouco deslocado no episódio, mas ele está ali para render aquele comentário de Dean, que começa a pensar em se aposentar… podem ser indícios de um final de série se aproximando? Ele chega a falar com Sam sobre como seria, e a sua sensação é de que agora, com Jack ao lado deles, eles podem conseguir livrar a Terra de todo mal, e então eles poderiam descansar, depois de todo esse tempo lutando.
Achei particularmente bonita a cena de Dean com Jack, quando ele vai até o garoto, que está tendo um pesadelo, e fala com ele com muita atenção e carinho, e conclui: “You’re family, kid. And we look after our own”. Essa é uma mudança que o Jack CONQUISTOU de Dean ao longo desses 23 episódios, e é importantíssimo para o final… até porque uma das visitantes da Terra-2 acaba assassinada, Maggie, e Jack acredita que ele é o culpado. Afinal de contas, ele prometeu protegê-la. Assim, ele age impulsivamente e vai atrás de Nate, o crush de Maggie que é o primeiro suspeito de tê-la matado. Mas ele é intenso demais, e chega atacando, machucando o garoto, que acaba sendo inocente, e não sei o que ele teria feito se Cass e os Winchesters não tivessem chegado para impedi-lo. Assim, a culpa o corrói enquanto ele anda sozinho, chorando, batendo no peito… arrasado.
“You keep hurting people. You keep hurting people. WHY DO YOU KEEP HURTING PEOPLE?!”
Para intensificar a cena, vemos uma série de flashbacks da temporada das pessoas que Jack realmente machucou, mesmo que não intencionalmente. Assim, talvez ele esteja vulnerável demais quando Lucifer aparece de volta para encher a sua cabeça. Ele e Michael retornaram do Apocalypse World, e enquanto Michael ataca os Winchesters e Castiel, que tentam fugir dele, Lucifer tenta convencer o “filho” a ir embora com ele, iludindo-o com coisas de “Star Wars”, inclusive (!), e o Jack, inocente, cai na conversa – embora, antes de realmente ir embora com Lucifer, Jack o faça trazer Maggie de volta à vida, porque sente que ela era sua responsabilidade. Depois disso, Jack REALMENTE VAI EMBORA COM LUCIFER. Enquanto isso, Michael invade o bunker em uma cena REPLETA de desespero, e ataques brutais, e a vida de Dean quase é tirada pelo Arcanjo.
Em desespero, Sam reza para Jack…
FOI LINDO como o Jack ouviu a oração de Sam e retornou para salvar o Dean, em uma cena INCRÍVEL que novamente demonstra o seu imenso poder. Ali, ele está furioso: “You hurt my friends! You hurt my family!” O seu poder é tão grande que enfraquece Michael, o deixa à beira da morte, e assustado com isso, Michael clama por Lucifer e diz que “eles tinham um acordo”, e ali a casa cai para Lucifer, porque toda a verdade vem à tona. O acordo que tinha com Michael, o fato de estar fugindo com Jack e deixando o mundo para ser destruído, e o pior: O FATO DE TER SIDO ELE MESMO A MATAR MAGGIE, como parte de um plano doentio para controlar Jack. Ali, possuído pela RAIVA, Jack consegue usar o seu poder contra Lucifer, enfeitiçando-o para que ele diga toda a verdade, e tudo se confirma. Então, finalmente, Jack conclui: “You’re not my father. You’re a monster”.
\o/
Então, uma das cenas MAIS REVOLTANTES do episódio, quando Lucifer percebe que perdeu o apoio do filho, e diz que “não precisa dele, apenas de seu poder”, e então ELE BEBE A GRAÇA DE JACK. Naturalmente, eu fiquei tranquilo pelo fato de o Jack não precisar morrer, mas agora temos um Jack sem seus poderes impressionantes, basicamente um humano como qualquer outro… portanto, agora, ele está vulnerável demais. Lucifer leva Jack para um lugar isolado onde provavelmente planeja matá-lo, e Sam dá um jeito de ir com eles (“Daddy Sammy coming to the rescue!”), enquanto o grande vilão da temporada se torna o Lucifer, e Dean pede ajuda a Michael, sabendo que, com ele, Michael tem uma chance contra Lucifer: “It’s me. I’m your sword. The perfect vessel”. Uma atitude corajosa, talvez estúpida, mas Dean não tinha outra alternativa…
…Lucifer estava com Sam e Jack!
Por isso, ele se entrega como RECEPTÁCULO DE MICHAEL.
Enquanto isso, Lucifer brinca com Sam e Jack, e é angustiante vê-lo bater em Jack, ver o garoto sangrando e sofrendo… e tudo o que eu queria era que ele fosse protegido a todo custo. O plano doentio de Lucifer é fazê-los matar um ao outro, e por um segundo eu achei que o Jack fosse MESMO se matar, e aquilo me doeu o coração, especialmente com suas últimas palavras sendo “I love you. I love all of you”. Felizmente, DEAN CHEGA NO MOMENTO CERTO. E que ENTRADA FENOMENAL! Chegou a arrepiar quando o Dean chegou iluminado daquela maneira, com os olhos brilhando, as asas de Arcanjo atrás dele. Dean como o receptáculo de Michael, mesmo tantos anos depois. QUE CENA, MINHA GENTE, QUE CENA! E dali em diante, o nível do Season Finale só subiu sem parar, em uma sequência alucinante em que Dean luta contra Lucifer, com a ajuda de Michael.
Uma luta intensa, poderosa, que começa com aquele chute que “Dean” dá em Lucifer, mostrando que talvez ele seja páreo para ele. A luta termina lá em cima, com os dois voando, e quando Lucifer está quase matando Dean, Sam joga a Lâmina do Arcanjo para ele, e Dean mata Lucifer. E me pareceu que dessa vez foi real, acho que Lucifer está MESMO morto agora. E a cena da morte foi GRANDIOSA, no mínimo, que coisa impactante. Sam, Dean e Jack, no entanto, tem um curtíssimo momento de celebração, de alívio, de sorrisos, comemorando porque “eles conseguiram”. É rápido porque então vem o gancho para a próxima temporada… Michael toma conta do corpo de Dean, independente do acordo que eles tenham feito antes: “Thanks for the suit”. Agora, Michael está andando livremente pelo mundo no corpo de Dean Winchester, como mostra a cena final.
Pode render uma boa 14ª temporada!


Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários