3% 2x03 – Estática



“Talvez você nunca entenda isso… mas eu estou fazendo isso por você”
Eu sinceramente não esperava que um episódio focado em Fernando pudesse ser TÃO BOM. Acontece que, distante de Michele, o personagem tem potencial para crescer, e sua interação com Glória é poderosa, vide aquela introdução que mostra, primeiro, Fernando e Glória brincando juntos quando eram crianças e, depois, um pesadelo de Fernando que ameaça mudar tudo daqui por diante. Eles estão no dia do Processo, e o que Fernando entrega de “presente” a Glória é uma bomba, então ele imagina a explosão, imagina a morte de Glória, e você sabe que ele deve se unir a Joana não por defender a Causa ou suas crenças, mas em defesa de sua amiga. Embora o Fernando esteja, sim, muito distante da “igreja” e dessa baboseira que eles estão pregando, alienando geração após geração a respeito do Processo, QUE É UMA GRANDE MENTIRA:

“O que eu aprendi? Eu aprendi que o Processo é uma mentira. Eu estava lá! Eu vi de perto. Tudo uma mentira que o lado de lá criou só para nos convencer de que essa é a vida de merda que merecemos, de que uns com muito e outros com tão pouco é normal. Enquanto o Processo não acabar nada vai mudar. Era só isso mesmo. Eu quero é que se foda o Processo e quem trabalha pra ele! Está bom? Amém, igreja!”

Essa cena, que aconteceu logo após o Processo 104, foi o que de certa forma nos lavou a alma, e talvez nos permitiu começar a olhar para Fernando de outra maneira. Não como um capacho tapado qualquer, mas como alguém que vai dizer o que pensa, que vai chamar a atenção de todos para essa baboseira absurda na qual acreditam, nessa alienação tão descabida e tão nojenta. A humanidade tem, sim, a necessidade de acreditar em algo, mas acreditar no Casal Fundador, acreditar no Maralto, e nessa “vida melhor que apenas 3% deles podem ter” é RIDÍCULO, é UMA MENTIRA. Mas Fernando é espancado por pessoas alienadas que acham um absurdo ele estar dizendo isso, e aquela cena é revoltante… quem o defende é Glória, e eu lamento pela Glória. Tão alienada quanto os demais, ela tem uma aura de ingenuidade que me entristece…
Ela acredita tão piamente nesse “Processo”.
Se houver uma terceira temporada, quero ver Glória se transformando. Fernando tem a esperança de que Glória vá ser impedida de participar do Processo quando algo dá errado em seu registro, mas é apenas uma pequena falha, e então tudo volta ao normal. Isso serve, no entanto, para que ele tenha uma ideia para ajudar Joana e Ivana com um plano alternativo que não implique na morte de todos os candidatos: eles vão invadir o prédio e apagar todos os dados, sem os quais o Processo não pode acontecer. É triste, no entanto, quando Glória vê Fernando com Joana e entende que “ele é da Causa”, e embora ele não seja, ele não pode deixar Joana e ir com ela, porque está fazendo isso pela amiga. “Talvez você nunca entenda isso… mas eu estou fazendo isso por você”. Algo acaba de se partir entre Fernando e Glória, mas ele vai seguir fazendo o possível para salvar sua vida.
Enquanto isso, Ezequiel entrega a Michele as suas ordens: contatar os líderes da Causa, fingir que ainda é uma infiltrada e descobrir o plano com os explosivos roubados, e a Causa pode ser mais inocente do que parecia. Animados com o contato de Michele (!), Silas é o único que diz que está na cara que é uma armadilha, se demoraram um ano inteiro para fazer contato. Assim, ele quebra o rádio. Rafael, por sua vez, está escalado para o Prédio do Processo, mas determinado a ir para as ruas, porque é a única maneira possível de contatar a Causa e avisar que Michele é uma traidora. Eu adorei como ele interpreta isso tudo, distanciando-se do posto para “fazer xixi” e simulando um ataque batendo a cabeça contra a parede e “derrubando” o seu capacete… assim, ele pode correr até a Causa, embora ele não o faça em tempo suficiente para esclarecer tudo…
Porque Michele também já está lá.
Fernando encontra Michele, e temos uma cena eletrizante em que Silas tenta matar a traidora, e Joana tenta avisar Fernando por rádio para que ele sai de perto dela. Tudo fica muito mais complicado quando Ivana aponta uma arma para a cabeça de Rafael, ainda sem saber se pode confiar nele depois de tanto tempo, e ele tenta avisar que eles não podem confiar na Michele. Em seguida, no entanto, Michele também chega, E TEMOS UM REENCONTRO E TANTO, embora a situação seja bastante crítica e nós fiquemos apreensivos… é um final muito bom, mas totalmente desesperador. Aqui, Michele e Rafael estão de volta à Causa, apenas um deles fiel, o outro traidor, sem maneiras concretas de provar o que estão dizendo. Enquanto isso, Ezequiel escuta a absolutamente tudo pelo ouvido de Michele, e pode reconhecer a voz de Rafael: um morador do Maralto.
Problemas à vista!

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários