The Flash 4x20 – Therefore She Is



Plano e futura queda de DeVoe.
Outro episódio perfeito para mostrar como essa temporada não sabe o que está fazendo. É legal termos novas visões da “garota misteriosa”, mas eu começo a achar que isso pode ser só um cliffhanger para a quinta temporada, e isso é lamentável, uma vez que haja paciência para retornar para mais um ano! Aqui, descobrimos que depois que tudo que Clifford DeVoe fez ao longo da temporada, aparentemente ele detesta tecnologia (?) e quer resetar a mente da humanidade para uma versão mais simples em que a tecnologia ainda não fosse essencial, porque aparentemente “o ser humano pode corromper qualquer invenção”. Não discordo disso, de maneira alguma, mas ainda me parece um plano um tanto quanto falho, sem contar que não condiz muito com o que estávamos vendo de Clifford DeVoe até esse episódio. Ou eu entendi tudo errado.
Mas não, o roteiro que não sabe bem o que fazer mesmo.
De todo modo, o episódio traz duas narrativas separadas de DeVoe, embora com conexões que não vou mencionar agora. Em uma delas, Cisco e Gypsy estão agindo estranho por causa do trabalho que lhe foi oferecido, e Barry está forçando a barra para que eles “se acertem”, mas não porque realmente se importe com eles, só porque quer usar os seus poderes contra DeVoe e, para isso, eles precisam estar em sincronia… é verdadeiramente vergonhoso, e nos enche de raiva do Barry. Novamente. Outra trama traz o time descobrindo sobre o problema com o cérebro de Harry, e eu mais uma vez pouco consigo me importar, porque é tudo culpa dele… “The more I try to use my brain, the sooner I’m gonna lose it”. Ao menos agora toda a questão da Cecile ouvindo pensamentos parece fazer algum sentido, porque é o que pode ajudá-lo a se salvar.
Sabíamos que o episódio era sobre Marlize e DeVoe quando o episódio começou com um antigo flashback deles, lá no momento em que se conheceram e ele discordou dela na frente de todo mundo, a respeito de tecnologia e essa capacidade que o ser humano tem de manipulá-la e corrompê-la. No segundo flashback, eles estavam em um encontro romântico, enquanto no terceiro eles estavam indo morar juntos, momento em que Marlize descobre um diário que parece um “manifesto radical”, sobre como ele planeja trazer o “Elightenment” e resetar as mentes para uma versão sem tecnologia, mais ou menos fazer com toda a humanidade o que já está acontecendo com Harry. No presente, percebemos que Marlize está se afastando do marido cada vez mais, duvidando dele um pouco mais a cada segundo, porque ela não vê necessidade no assassinato de pessoas inocentes, por exemplo.
Barry Allen lidera o time vergonhosamente, achando que dessa vez eles “sairão um passo à frente de DeVoe”, o que só mostra a sua imensa pretensão e como não entendeu muito do que tem acontecido em seus embates contra o Thinker até aqui. De todo modo, o plano de Clifford DeVoe dessa vez está às claras, e Marlize está questionando ele na frente de todos, com aquele maravilhoso “I won’t watch you kill an innocent life again”, quando ele está prestes a matar Gypsy, para o desespero de Cisco… por um minuto, achei mesmo que Gypsy morreria (afinal, já mataram até Ralph Dibny, a melhor coisa que aconteceu nessa temporada de “The Flash”!), mas ela sobrevive. Ao fim do episódio, talvez tenhamos enfim presenciado o início da queda de Clifford, porque Marlize diz que seus planos mudaram e que seu marido “morreu” há muito tempo:
“I’m leaving you, Clifford”
Isso deve dar o pontapé inicial para a finalização da temporada.

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários