Power Rangers Zeo – David Trueheart e a Ponta de Flecha



Ou, como eu gosto de chamar: A JORNADA DE TOMMY.
Bem, não é segredo para ninguém que o Tommy não é, exatamente, dos meus personagens favoritos, mas também convenhamos que ele traz algumas boas histórias para Power Rangers! A temporada Zeo conta com uma espécie de “episódio em 4 partes”, embora, diferente do normal, os episódios não estejam marcados como “Parte I”, “Parte II” e assim por diante… além disso, o último deles, “Brother, Can You Spare an Arrowhead?” só foi ao ar mais de três meses depois da terceira parte, depois de um hiatus no meio da temporada. São episódios muito bons que, além de apresentar um novo Megazord, ainda introduz um novo personagem à série: David Trueheart, o IRMÃO DO TOMMY. Começamos com um flashback lá da jornada de Mighty Morphin Alien Rangers, para percebermos o quanto as tramas estão conectadas.
E eu gostei MUITO do roteiro, foram os melhores episódios da temporada até aqui!
“Focus on your journey, not your destination”
Lá em Mighty Morphin Alien Rangers, antes de Tommy retornar à sua idade normal, ele conquistou o seu pedaço do Cristal Zeo e, também, uma ponta de flecha: “Only those Pure of Heart can achieve this. And also, Tommy, you have earned this”. No presente, as coisas começam a ficar estranhas a partir de sonhos de Tommy, que funcionam como sinais, e picos de energia sentidos na Escola, durante a Exibição de Arte Nativa, e na Câmara do Poder, até que Tommy encontre Sam Trueheart, o curador da exibição, e lhe dê uma carona “até o meio do nada”. Tommy está em busca da outra metade de sua Ponta de Flecha que carrega sempre consigo, e eu gosto dessa narrativa mais mística no meio de uma temporada que fala de tecnologia e tem tudo a ver com máquinas. Inner Spirit, o primeiro dos quatro episódios, exibido em 16 de Maio de 1996, coloca Tommy no início dessa jornada.
No primeiro episódio, o Zeo Megazord ainda está desativado, por causa de problemas recentes, e por isso começamos a testar um novo zord: O BATTLEZORD VERMELHO, que se parece um pouco com os Beetleborgs, mas com o capacete igualzinho ao do Zeo Ranger V. O novo zord ainda é experimental, e trabalha de uma forma diferente, com menos comandos manuais e mais comandos telepáticos, por isso Tommy precisa ficar absolutamente calmo e com mais nada na cabeça para que possa controlá-lo. No entanto, os seus sonhos, a Ponta de Flecha e aquela esquisita carona que ele deu a Sam Trueheart o deixam distraído, e por isso é um pouco complicado de se usar o zord, embora ele consiga, eventualmente. Por fim, Tommy consegue controlar o Battlezord Vermelho e derrota o monstro sozinho usando-o, e o episódio tem um final misterioso quando vemos um rapaz quando Tommy volta ao lugar onde levou Sam.
A segunda parte do episódio, Challenges, foi exibida em 18 de maio de 1996, e continua nos provocando com o homem no cavalo que se parece com Tommy, mas Sam adverte que Tommy precisa ter paciência. Primeiro ele precisa se mostrar digno, para só então descobrir a verdade que lhe cabe. Assim, ele entra na Jornada em Busca da Visão, na qual ele poderá aprender mais sobre ele mesmo. Tommy é interrompido de sua jornada durante o episódio e só pode retomá-la no final, depois do monstro da semana ser destruído e tudo, e então ele tema que não vá mais ter tempo de saber a verdade… no fim de sua jornada, ele resgata o homem que está quase caindo de um penhasco, e ambos falam sobre como as suas jornadas chegariam ao fim ao encontrar a outra metade de sua Ponta de Flecha, agora unidas. “My name is David Trueheart… I’m your brother”, ele se apresenta.
No entanto, independente da jornada de Tommy, quero comentar o restante de Challenges, porque é um episódio parcialmente centrado em Adam, e vocês sabem que, depois do Billy, ele é meu favorito! Com aulas gratuitas de boxe com o Tenente Stone, oferecidas por Ernie, Adam resolve tentar, E ELE É UM FOFO. Como ele estava envolvido com o boxe (para ter novas ideias para suas próprias artes marciais), e o monstro da semana era um boxeador, ele teve todo o destaque merecido, e foi ele quem disse “It’s morphin’ time!”, o que eu achei um máximo! Dá vontade de segui-lo. Fora que eu gosto de vê-lo lutar sozinho, e aquela versão pocket do Zeo Ranger IV, o Adam, era adorável! Queria um daqueles para mim, sério! Os Rangers conseguem derrotar o monstro do Príncipe Sprocket em um ringue, por fim, e Adam é trazido de volta ao seu tamanho normal…
Mas que ele ficou fofo em miniatura, ficou!
Depois, ainda antes do hiatus, tivemos Found and Lost, exibido em 20 de Maio de 1996, o episódio em que Tommy e David CONVERSAM, e Tommy o leva para apresentá-lo a seus amigos: “Hey, everyone, I would like to introduce my brother: this is David Trueheart”. Enquanto o King Mondo planeja sequestrar David, “por causa dos sentimentalismos humanos”, e usá-lo para chantagear Tommy e roubar dele a Ponta de Flecha, por causa de seu poder, Tommy e David lutam no Youth Center, e a cena teria tudo para ser muito bacana, se o David não desse um showzinho infantilóide de ficar todo sentido porque Tommy ganhou dele, supostamente “se sentindo envergonhado”. Achei aquilo bem imaturo da parte dele, e ele parece o irmão mais velho! De todo modo, não temos muito tempo para lidar com isso, porque King Mondo o sequestra depressa…
“Oh, man, I just found him. I can’t lose him now”
A princípio, o Billy não consegue detectar nenhum tipo de poder na Ponta de Flecha, mas como o King Mondo a quer para si, deve ter um motivo. E é através dela que Tommy consegue ver o irmão e, mais tarde, usá-la para quase chegar até ele, mas ele é interceptado por King Mondo, que exige a Ponta de Flecha em troca da liberdade de David… e, sem opção, Tommy aceita o acordo. Então a série entra em hiatus, e só retorna em 09 de Setembro de 1996, com Brother, Can You Spare an Arrowhead?, quando Tommy descobre que o King Mondo não pensa em cumprir a sua promessa (!), e se faz a mesma pergunta que todos nós já tínhamos feito: “Man… how could I’ve been such a fool?” INDEED! Enquanto não consegue libertar o irmão, um novo monstro surge, o Autochthon Monster, um dos mais primitivos monstros da Terra, independente do Machine Empire…
Mas King Mondo o quer a seu lado, naturalmente. É só aí que entendemos, de fato, o grande poder da famigerada Ponta de Flecha: ela pode controlar esses espíritos, e caso o King Mondo possa ativá-la, ele poderá controlar monstros que, supostamente, nem os Power Rangers podem vencer. O episódio traz Tommy salvando David dos monstros como o Zeo Ranger V, e David todo preocupado com o irmão (o que até que foi bonitinho!), até que Tommy tire o capacete e revela a sua identidade… “I can’t believe my brother is a Power Ranger!” Por enquanto, com a Ponta de Flecha recuperada, essa parte da trama chegou ao fim, uma boa jornada de quatro bons episódios, mas ganhamos um novo personagem: David. Achei um final muito bacana, com a Ponta de Flecha dividida em duas metades, novamente, para que os irmãos as guardem separadamente…
E agora, sabendo da existência um do outro, eles podem ser irmãos!
Realmente GOSTEI MUITO desse arco!

Para mais postagens de Power Rangers Zeo, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários