A Usurpadora – Paulina reencontra Osvaldo


“Yo soy la novia que Osvaldo abandonó para casarse con usted”
Se tem uma coisa que aprendemos assistindo novelas, séries e filmes é que o mundo é um lugarzinho pequeno. E, embora às vezes sintamos que “não é assim na vida real”, eventualmente nos deparamos com uma situação que nos prova que é exatamente assim sim. Por isso, depois que Paulina Martínez foi descoberta por Carlos Daniel e Rodrigo e precisou escapar da casa, com o seu lugar assumido novamente por Paola Bracho (que, inclusive, está tendo que se adaptar a ser uma “usurpadora” em sua própria vida, com as mudanças para melhor que Paulina fez ao longo desse último ano), ela foi parar convenientemente bem na casa onde Osvaldo está morando com a sua nova esposa, uma velha rica de quem ele se aproveita descaradamente… e se Paulina já fez muita diferença na vida dos Bracho, não custa nada seguir fazendo-a.
Conhecemos Osvaldo lá no início da novela, quando Paulina ainda era apenas Paulina, uma garota simples com uma vidinha pobre, trabalhando e sofrendo para comprar remédios que acalmassem a dor de sua mãe, para amenizar o seu sofrimento de uma morte que não podia ser evitada. Na época, Paulina era noiva de Osvaldo, e queria se casar com ele para dar esse prazer à mãe antes de sua morte, porque então ela sentiria que “a filha estava segura” e poderia morrer em paz… Osvaldo, por sua vez, fez de tudo para fugir rapidamente da responsabilidade. Com uma amante na Cidade do México, ele abandona Paulina sem dar-lhe nenhuma satisfação, e ela nunca mais escuta falar dele. Até porque a sua vida muda drasticamente quando a mãe morre e, abandonada, ela acaba aceitando se passar por Paola Bracho ao longo de um ano, não sem uma pressão.
Mas, como era de se esperar, os caminhos deles voltam a se cruzar. Uma vez fora da casa dos Bracho, Paulina Martínez precisa de emprego para que possa se sustentar, e acaba na casa de Lourdes para cuidar de uma anciã, sua mãe. O que ela não esperava, naturalmente, era que Lourdes fosse justamente a mulher rica por quem Osvaldo a abandonou há tanto tempo, e outra empregada da casa fala com Paulina sobre como Lourdes é “uma vítima desse sem-vergonha em seu casamento infeliz e aproveitador”. E Paulina já sente raiva de quem quer que seja capaz de fazer isso, sem saber a identidade do homem. Enquanto isso, ela trabalha muito bem na casa, conseguindo a confiança da senhora e sendo a única mulher de quem a mãe de Lourdes gosta, e a única cuidadora que não abandona o emprego depois de um dia por não suportá-la.
Enquanto na casa, Paulina pensa em Carlos Daniel, pensa na casa que deixou para trás, que quase sente como se fosse sua, embora soubesse o tempo todo que era uma “usurpadora”. Ela sabe que a Vovó Piedad, e as crianças Carlitos e Lisette sentem a sua falta, mas se pergunta se Carlos Daniel também, embora acredite que ele deve detestá-la por tê-lo enganado ao longo de todo esse tempo. As coisas mudam no novo trabalho de Paulina quando ela descobre quem é o marido de Lourdes, e precisa dizer-lhe a verdade: “Yo soy la novia que Osvaldo abandonó para casarse con usted”. Assim, com propriedade sobre o assunto, Paulina consegue mudar mais duas vidas, livrando Lourdes de seu marido aproveitador, e reestabelecendo a relação dela com a sua mãe velha… então, ela está pronta para retornar aos Bracho, devido ao desaparecimento de Carlitos.


Para mais postagens de A Usurpadora, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários