Legion 2x04 – Chapter 12



“Love is not gonna save us”
Um episódio maravilhoso e dedicado à Syd quando David entra em seu Labirinto Pessoal para tentar livrá-la do domínio da praga. Voltamos a momentos-chave de sua vida, em uma introdução brilhante, antes de apresentar David. Vemos Syd no ventre materno, representado por um iglu, vemos o nascimento, a infância, a adolescência… a relação com a mãe, e aquela belíssima cena em que a mãe (interpretada por Lily Rabe) a abraça sem tocá-la. Vemos um momento no museu, quando ela observa um casal se beijando de forma triste, e as interpretações para o motivo de ela estar triste, naquele momento, são infinitas. Então a fase rebelde de Syd, o momento em que ela tira suas luvas e decide ir para uma festa. É uma infinidade de momentos pessoais, e uma infinidade de possibilidades que David precisa explorar para libertá-la.
Inicialmente, David aparece como um segurança do Museu, onde Syd observa, sozinha, a um quadro. Ele acha que aquilo é o seu “Labirinto”, um lugar onde ela possa ser parte do mundo, sem precisar tocá-lo. No entanto, ela o adverte: “You don’t know anything. […] Watch it again”. Assim, voltamos às cenas que vimos anteriormente, com outro ponto de vista agora, e a participação constante de David. O frio e o fogo, o nascimento de Syd, a cena do berço, bullying na escola… então temos uma cena sensacional na qual ela se vinga. Um cara estúpido está tentando forçá-la a beijá-lo, e as garotas maldosas estão por perto para rir dela, e então ela faz o que tinha que ser feito e destrói os quatro de uma só vez: ela beija o garoto, assume o seu corpo, e com ele bate nas outras três meninas… depois, quando o efeito do seu poder chega ao fim, ele é levado por ter batido nas garotas.
Ela foi maravilhosa por fazer isso.
Agora, David acredita que sabe o que significa o seu Labirinto: é o casal, o beijo, mas ela lhe diz novamente: “Wrong. Watch it again”. O “Labirinto” de Syd é infinitamente mais complexo que qualquer um visitado no episódio anterior, e voltamos às cenas insistentemente, enquanto David tenta entender o que precisa fazer, vez após vez após vez. De novo e de novo e de novo. Ele tenta falar com a pequena Syd, colocando as meninas chatas do bullying pra correr, mas Syd diz que “ele está trapaceando, o objetivo é ele descobrir sozinho”. Então ele chega à conclusão de que não é o Labirinto propriamente dito, mas a própria Syd lhe mostrando o seu eu mais profundo, para que ele a conheça de verdade, e ele insiste no que já disse antes: “There’s nothing you can show me that will scare me”. Mas ela o manda tentar novamente. E novamente. E novamente.
Vez após vez falhando.
Para mim, a mãe era a chave. Momentos como a segurança do ventre ou do abraço na infância são os mais fortes, emocionalmente. Mas também temos uma cena fortíssima em que Syd propositalmente troca de corpo com a sua mãe para transar com o namorado dela, e aquilo foi bizarro. Ela vê o cara tomando banho, e troca de lugar com a mãe. Se despe, entra no chuveiro com ele, e toca o seu peito, lentamente, descobrindo essa nova sensação… então ele a pega com tudo, acreditando que é a mãe dela. Até que o efeito acaba. Eu vou dizer que FIQUEI COM PENA dele, porque ele realmente não tinha como saber que era a Syd, e por isso ele foi preso injustamente em uma cena forte em que a mãe briga com ele, grita que “ela só tem 15 anos”, e Syd se encolhe no canto do boxe, sem dizer nada. Acho que foi um momento traumatizante para os três.
Então, David finalmente entende tudo, e eles conversam ao redor da fogueira no iglu que representa o ventre da mãe de Syd. Ali, eles entendem que não se trata de uma coisa em específico, mas de todas as coisas às quais ela sobreviveu, e como isso a tornou mais e mais forte. Eles falam, também, sobre o AMOR, e ela diz que “o amor não os salvará, mas eles precisam salvar o amor”, ou qualquer coisa assim, e foi um momento muito bonito. Então, ela pede que ele “queime com ela”, e aceita a sua mão, finalmente pronta para deixar o seu Labirinto, e eles saem juntos, acordando de volta no laboratório, de volta à vida normal, onde uma infinidade de coisas está acontecendo. Dentre elas, inclusive, uma surpresa que deve movimentar o restante da temporada: LENNY ESTÁ DE VOLTA. E eu sinceramente não sei o que isso significa!

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários