Lost in Space 1x07 – Pressurized



“Your mom can handle any version of Dr. Smith”
A ideia de que o grande vilão da temporada é o PLANETA em que eles estão se intensifica, embora seja cada vez mais difícil acompanhar a fajuta Dra. Smith e suas mentiras, e também o Victor, que se acha dono da verdade e grande líder, e é apenas um grande babaca. O episódio é intenso, cheio de TENSÃO, e algumas das melhores cenas da série até aqui, como aquela sequência toda de Maureen e John presos sob o piche, e também foi um episódio cheio de controversas. É difícil dizer o que faríamos em uma situação dessas (porque já aprendi que só sabemos de fato como “agiríamos” em determinada situação quando estamos de fato nelas), mas assistindo ao episódio eu apoiei totalmente a atitude de Judy, e explico o porquê ao longo do texto… no entanto, vejo que a grande maioria dos telespectadores, na internet, apoiaram o Victor, ainda que reconheçam que ele é um lixo.
As atividades sísmicas intensificadas no planeta moribundo tornam difícil o retorno para casa do pessoal que foi buscar combustível na Jupiter abandonada de Don West, e eles precisam atravessar um “campo minado” onde gêiseres estão para explodir novamente a qualquer minuto. Assim, eles precisam calcular e acelerar o quanto puderem no curto espaço de tempo que têm entre uma sequência de explosões e outras. Assim, em uma sequência angustiante, vemos o tempo correr lentamente enquanto as Chariots passam pelo campo inativo. 3 minutos. Então um cabo se solta do lado de fora e Evan, para SALVAR O COMBUSTÍVEL, sai pelo teto solar, enquanto o tempo segue correndo. 2 minutos e 30 segundos. 1 minuto e 45 segundos. 30 segundos. E ele consegue prender o cabo de volta, mas os gêiseres começam a explodir alguns segundos antes do previsto.
E um acidente prende Evan sob o tanque de combustível tombado.
Dali em diante, tudo é DESESPERO, e eu fiquei com um ódio tremendo de Victor por aquela sua atitude de deixar que Evan morra para salvar o combustível. E a minha razão quer que eu o entenda, quer me dizer que eles arriscaram muito por isso e é a única maneira de deixar o planeta, mas eu não consigo aceitar. Eu pensei exatamente como Judy, e não podia deixar Evan morrer ali, simplesmente – e seria ironicamente injusto, tendo em vista que Evan fez o que fez para SALVAR o combustível para todos eles! Assim, Judy enfrenta Victor e acaba ganhando o apoio de Don West, mesmo que ele perca o dinheiro prometido, o que nos mostra novamente como ele é uma pessoa boa. Embora insista que não é. Adorei ele dizendo aquele “You’re an asshole!” para Victor e ajudando Judy… eles tiram o tanque de combustível de cima de Evan, para salvar sua vida.
Judy e Don West são uma dupla e tanto. Infelizmente, a princípio, a perca de combustível compromete a partida do planeta moribundo, pelo menos para todo mundo, e parece triste que, mesmo depois de tudo, Evan não consiga sobreviver. Adorei ver Judy cuidar dele, vê-la fazendo-o falar, mas então ele entra em choque, morre, e não há nada que ela possa fazer. Quando Don West comunica a morte, o único comentário que ouvimos da outra Chariot é “We sacrificed the fuel for nothing”, o que é absurdamente FRIO e DESPREZÍVEL, independente do que se pense. E eu tenho a convicção (talvez equivocada) de que se eles não tivessem perdido tempo em salvar Evan e feito isso assim que Judy mandou, talvez ele não precisasse ter morrido, então isso tudo foi culpa do Victor, e eu espero sinceramente vê-lo morrer dolorosamente. Junto com a Dra. Smith.
Porque QUE ÓDIO DA DRA. SMITH!
Ao menos agora tanto Judy quanto Don West sabem de suas mentiras e é uma questão de tempo até que ela seja desmascarada. Ela, no entanto, tem seus próprios planos, e vai cantarolando de forma desprezível até os destroços do robô, na esperança de reconstruí-lo, trazê-lo de volta à vida e usá-lo para “acabar com tudo”. O robô ainda não acordou, mas ele não está morto, embora eu me pergunte como ela conseguiu carregá-lo sozinho para a Jupiter! Enquanto isso, Will está ARRASADO por causa do robô, e eu achei FOFÍSSIMO da parte de Penny deixar de sair com Vijay para poder ficar com o irmão e tentar animá-lo um pouquinho… não que ela tenha tido lá muito sucesso a princípio. Funciona, eventualmente, quando eles montam um robô em miniatura para ser uma recordação que Will vai guardar para sempre de seu melhor amigo.
Que ele não precisava ter feito se matar, diga-se de passagem.
E uma das melhores partes do episódio foi protagonizada por Maureen e John, que ficaram presos em um poço de piche e acabaram engolidos por ele, em uma cena repleta de tensão e sufoco, enquanto eles pensavam numa maneira de se salvar. Nesse suspense, eles têm uma conversa lindíssima em que dizem como realmente se sentem, e confessam que “ainda se amam”, o que é muito bonito e emocionante… bem como a maneira como ele pensa em se sacrificar por ela, mandando-a de volta à segurança, com lágrimas dela, um beijo dele e um “I love you” corajoso e em tom de despedida. Felizmente, depois de TUDO o que disseram um para o outro, ela tem uma ideia mirabolante e os dois acabam se salvando por um balão de hélio, que culmina em um “I love you” com voz de “Alvin e os Esquilos” e os dois rindo, felizes e a salvo… foi uma cena linda.
Agora só preciso ver June Harris e Victor Dhar serem destruídos.

Para mais postagens de Lost in Space, clique aqui.


Comentários