As Aventuras de Poliana (2018) – Marcelo, o Anjo da Guarda de João!



Nasce a dupla JOÃO e FEIJÃO.
Poliana e João estão bastante curiosos com “o misterioso amor do passado” da Tia Luísa, e essa curiosidade só aumentou quando eles encontraram um vídeo em seu computador, meio sem querer, no fim da primeira semana de novela. Ali, depois de quase serem pegos pela carrancuda Luísa, as duas crianças ficaram escondidas esperando a tia cair no sono, mas não conseguiram sair despercebidos no fim das contas… engatinhando para fora do escritório, os dois acabam descobertos, e embora seja um momento de apreensão, porque todos sabemos que uma imensa bronca tem que estar a caminho, também foi um momento divertido, especialmente com aquela tagarelice toda da Poliana: “Tia, eu posso te explicar! Tudo começou lá no Ceará”. No fim, ambos assumem a culpa, e eu acho isso muito honesto e amigo da parte dos dois!
O mais bonito, e surpreendente, é que A TIA LUÍSA DEIXA O JOÃO PASSAR A NOITE ALI. Como Poliana diz, está tarde e ele não tem para onde ir. Eu quase morri com o João agradecendo a ela: “Dona Luísa, obrigado por ter me deixado ficar aqui”, ele diz, sincero, com uma felicidade tão PURA que é chega a aquecer os nossos corações – breguinha, eu sei, mas foi como eu me senti. Antônio o coloca para dormir no sofá da sala (destaque para o fato de o João estar usando a camiseta que já foi figurino do Vicente, em “Cúmplices de um Resgate”, e que eu tenho uma igual, por sinal), e é claro que Poliana acaba descendo para conversar com ele, e é OUTRA CENA LINDA. Ali, ela faz perguntas e o instiga a contar a sua história, e por que veio sozinho do Ceará a São Paulo… no fim da cena, eles se abraçam, e é um dos momentos mais bonitos de “As Aventuras de Poliana” até agora.
Na manhã seguinte (“Valei meu padinho Ciço, já é de manhã!”), João sai apressado para não dar à Dona Luísa a oportunidade de ligar ao juizado, e o mais lindo de tudo é ver que Poliana dormiu ali ao seu lado, na cadeira, e ele a cobre e diz um “Te cuida” fofo, antes de ir embora. Sozinho na rua, João toca a sua viola por um pouquinho de dinheiro, e o danado daquele cachorro apronta novamente quando rouba o lanche que lhe foi deixado – mas aqui, Igor Jansen tem novamente a chance de BRILHAR em sua atuação impecável, fazendo cara feia para o cachorro e sorrindo para a sua plateia… também foi MARAVILHOSO ver a aproximação de João e Marcelo, com o João disfarçando para não responder a perguntas sobre “onde estão os seus pais” e sobre se “ele estuda” e tudo o mais… então, Marcelo resolve levá-lo para almoçar, e a sandália do João arrebenta antes de ele ir embora.
Então, Marcelo resolve comprar um calçado novo para ele.
Marcelo: QUE HOMEM! Em vários sentidos.
Enquanto isso, a Tia Luísa começa um “treino pesado” para que Poliana possa fazer uma entrevista para um rigoroso colégio para o qual espera que ela vá… achei fofa a cena sobre os livros, em que Poliana já conhecia a maioria deles, inclusive os de Monteiro Lobato (!), e ela prova para a tia que é bastante inteligente e tem um monte de conteúdo… embora não seja lá muito boa em matemática… quando a tia descobre que a Poliana não tem nada “aceitável” (na opinião dela, é claro) para a entrevista na escola, ela resolve levar a garota ao shopping para comprar roupas novas, e esse passeio reserva UM DOS MELHORES MOMENTOS desse início de novela, quando Poliana está no shopping com a tia para comprar roupas, e João está no shopping com Marcelo, porque ele o levou para almoçar e comprar um tênis novo… uma dupla descendo as escadas e outra subindo, os olhos se cruzam.
E enquanto Poliana exclama: “João!”
…Marcelo exclama, confuso: “Luísa!”
QUE CENA! \o/
Dali em diante é uma confusão, claro. Luísa fica num humor insuportável, Marcelo fica impressionado, relembrando o passado, perguntando ao João o que sabe sobre ela, e Poliana se dá conta de que esse tal de “Marcelo” pode ter sido o grande amor da vida da tia, no passado. Vale notar o fascínio dos dois com o shopping, ambos nunca tendo andado de escada rolante antes… me lembrou uma historinha antiga do Chico Bento! Mas vamos falar do meu personagem favorito, até agora: JOÃO! Ele ganha tênis novos de Marcelo, e a cena me comoveu profundamente, porque ele nunca teve algo assim. A emoção dele provando o tênis, achando que foi caro e tudo o mais… daí toda aquela felicidade é corrompida por um grupinho de meninos que roubam o seu tênis, e aquilo é TÃO INJUSTO. Mas, infelizmente, é tão real. Novamente, Igor Jansen arrasa na atuação, representando tão bem todo o sofrimento na sua carinha triste.
L
Mas se alguma coisa surgiu de BOM nessa situação toda, FOI O FEIJÃO! Corajoso e imprudente, João vai atrás dos meninos que o roubaram (“Cadê aqueles ladrões abestados?”), mas acaba encurralado e carregado para ser levado ao “líder” do beco, ou qualquer coisa assim, e quem o salva, no fim de tudo? O CACHORRO! Tudo bem que o cachorro já fez xixi nele e roubou o seu lanche DUAS vezes, mas eles têm uma história, eu acho. Assim, eles viram melhores amigos, e João pensa em chamá-lo de “Abestado”, o que não agrada muito ao animal. Assim, ele o nomeia FEIJÃO – afinal de contas, ele roubou o seu feijão outro dia, e depois João o ajudou salvando-o da sacola na qual se enrolou todinho. Agora, eles são melhores amigos e companheiros, uma dupla imbatível: João e Feijão. Gostei muito dessa “brincadeira” que fizeram com o nome.
Ansioso por mais dessa dupla!
Assim como estou ansioso e AMANDO a parceria bacana entre João e Marcelo. Nos últimos capítulos, Igor Jansen, além do carisma inegável e da atuação maravilhosa, mostrou que tem mais um talento: O DE CANTAR! Foi fofíssimo vê-lo na feira, comprando aquele chapéu característico do Ceará, colocando uma gravatinha-borboleta, xadrez, e se apresentando com o Feijão, que por sinal também estava usando uma gravata! Ele canta “Eu Só Quero um Xodó” e “Bate Coração”, e tudo é maravilhoso… tanto que ele reúne um público, recebe aplausos e dinheiro, e vira o grande DESTAQUE da feira. Eu mesmo poderia ficar ali ouvindo o menino cantar por muito mais tempo ainda! Mas as coisas se complicam novamente quando os meninos que o assaltaram o veem, então ele dá um jeito de sair correndo, encerrando o show às pressas, pegando o violão e o Feijão, e fugindo…
Ele não teria ido muito longe, não fosse o seu ANJO DA GUARDA, o Marcelo. O João estava FOFO DEMAIS, correndo com o chapéu na cabeça, o violão nas costas e o Feijão no colo, e o Marcelo aparece no momento exato, mandando ele entrar no carro, e então o leva embora… antes de se despedir, Marcelo o deixa com o seu telefone, para o caso de ele precisar de ajuda, e novamente pergunta sobre onde ele mora, com o João fazendo de tudo para desconversar e não ter que responder… quando o Marcelo segue o João de carro até “descobrir onde ele mora”, ou tentar, o João percebe que vai ter que enganá-lo de alguma maneira, por isso invade uma casa qualquer e, um pouquinho folgado, pega coisa para tomar na geladeira, deita no sofá e sai às pressas quando o dono da casa, pai de Vinicius, chega… pelo menos por ora, Marcelo está tranquilo.
Mas espero que ele continue por perto!

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

  1. Eu estou começando a achar que o João será adotado pelo Marcelo mais pra frente, do jeito que o Marcelo começou a se preocupar com ele é bem provável. P.S: essa vontade besta da Poliana de querer estudar na escola Ruth Goulart é muito irritante e estraga a personalidade da Poliana, fazendo dela uma reclamona, às vezes queria que a Ruth Goulart fosse uma escola normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria LINDO ver o Marcelo adotar o João, já quero! HAHA <3
      E sim, sobre a vontade de Poliana de estudar na Ruth Goulart: embora eu a entenda, em relação à história da mãe e tal, difere bastante do que esperaríamos da Pollyanna, porque ela nunca "reclamaria" desse jeito ou ia querer que a sua vontade fosse atendida. A Poliana da novela ainda precisa se tornar MESTRE no Jogo do Contente. Acredito que essa "dificuldade" dela em jogar o jogo, às vezes, vai privar-nos de um choque maior quando ela sofrer o acidente. No livro, ela SEMPRE foi muito forte e determinada, nunca deixou o Jogo, e quando ela desanima, por causa do acidente, é mesmo DE PARTIR O CORAÇÃO. Acho que o impacto será menor na novela, tendo em vista que ela já falhou no Jogo antes...

      Excluir
  2. Esse João é mesmo um personagem muito comovente e cheio de carisma, pelo pouco que eu vi, eu pude estar um pouquinho mais perto do meu Ceará apenas através de sua maravilhosa interpretação: esse menino é um prodígio! Está dando muita vontade de assistir a novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O João é decididamente meu favorito! <3
      Semana que vem sai mais um texto dele :)

      Excluir

Postar um comentário