Legion 2x05 – Chapter 13



“See, we have these concepts. The past, the present, the future. The past I get. It's everything that happened before. And the future is everything that's still to come. But what is the present? Think about light... about the speed of light. Yeah, no matter how close something is, it still takes time for its image to reach your eye. My glasses, say. I show them to you, and it takes time for the image to reach your eye. And more time for that signal to go from your eye to your brain, and even more time for your brain to process what you're seeing into information your body can react to. Sure, it's millionths of a second, but still, it's not now. So, my theory is... there is no present. There's only past and future. The past and future of what?

Eu assisti ao “Capítulo 13” de “Legion” com a nítida impressão de que era o episódio que menos estava entendendo, até que eu fui dar uma olhada nas minhas anotações e debater o episódio com o meu namorado, e então chegamos a algumas conclusões… eventualmente, o episódio faz todo sentido, e a trama deve ficar ainda mais séria agora que David está preparado para ir atrás de Farouk, de uma vez por todas. Chegamos ao meio da temporada, e nós sabemos que o episódio vai ser absurdamente genial ao começar diferente, e não trazer um “Previously…”, mas um “Apparently on Legion…”, que eu achei simplesmente IMPECÁVEL. Eu ri, eu achei preciso, e representa muito bem o que é “Legion”, como ela brinca com essas possibilidades, e como brinca consigo mesma, em uma verdadeira forma de arte que nos encanta mais a cada episódio…
Lenny está de volta, como vimos no final do episódio passado, e não sabemos como isso é possível, já ela era “aparentemente” uma consciência que agora está andando por aí em carne e osso. Não sabemos qual seu jogo, não sabemos se ela trabalha para Farouk ou não, mas tudo o que ela diz é que é uma VÍTIMA, que era uma prisioneira do Shadow King, e que quer falar com David. A pergunta que permeia todo o episódio é “Whose body is that?”, e isso é extremamente importante para a finalização perfeita do episódio. Em uma conversa com Ptonomy, que sempre se lembra de tudo, ele diz que os olhos de Lenny são marrons quando, agora, são azuis, e isso intensifica essa noção de que “ela está em outro corpo”, e aquela dúvida perturbadora: “de quem é esse corpo”? Quando Ptonomy tenta ver dentro de sua mente, ele tem uma visão apavorante de Fukiyama.
Mas que diz muita coisa.

“Have you ever seen a shape in a cloud, or a face in a knot of wood? Every few months Jesus appears to the unsuspecting in a piece of toast. Or does he? Human beings are pattern seeking animals. For thousands of years, our survival depended on being able to spot patterns in nature to find predators hiding in the wild. And so now, centuries later, we are still looking, still searching every cloud for faces, as if our lives depend on it. So strong is our belief that a pattern must exist that the human mind will project the pieces that don't fit. So, where the pessimist sees danger hiding behind every back, the optimist sees friendship. Which is why, when we encounter coincidence, we often see conspiracy

CHAPTER 6: CONSPIRACY.
Estou simplesmente APAIXONADO por essa separação da temporada, e por essas definições nos episódios, que são verdadeiras obras-primas para serem ADMIRADAS. A explicação da ideia de CONSPIRAÇÃO vem a calhar nesse momento, e antecipa o encontro de Lenny, finalmente, com DAVID. Ele faz perguntas, testando-a, tentando saber se ela é uma pessoa de verdade, ou o que ela quer de fato. Ele pode ler sua mente, saber que ela está “trabalhando para Farouk”, mas as coisas são muito mais complexas que isso. “Lenny… how are you real?” Vasculando as memórias de Lenny, no entanto, David descobre que ela não está mentindo. Ela realmente não sabe como chegou ali (“I told you. I just woke up”), e é assim que vemos o “nascimento” de Lenny nesse novo corpo que ainda não sabemos de quem é… “What did they do with my old body? In the wall?” Aquele outro corpo, na parede, foi enterrado no deserto.
E isso é crucial!
O final do episódio traz UMA SÉRIE DE REVELAÇÕES. Vemos Amy de volta, a irmã de David, falando sobre um sonho (?) bizarro em que tinha um bigode e uma voz musicalizada, enquanto Lenny chega à conclusão de que “Farouk não encontrou o corpo dele, encontrou o corpo dela”. Então, em uma sequência bem macabra e de trilha sonora calma, quase melancólica, que intensifica o quão surreal tudo parece, Amy é “torturada” por Farouk, sacrificada por ele e convertida em Lenny. Ou seja, o “corpo” que Lenny está usando pertencera a Amy, a irmã de David. Enquanto Lenny ganhou novamente uma forma física, David perdeu a irmã, e isso faz toda a diferença na sua postura, quando Lenny o abraça, e ele pensa em Farouk: “I’m coming for you!” Adoro como Dan Stevens pode fazer David parecer macabro em cenas como essa.
E que venha a guerra.

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários