No.1 Sentai Gozyuger – Ep. 12: Demon, Roar!!

“Obrigado… e adeus, Luna”

A CONCLUSÃO DO ARCO DE GAIA, O GUERREIRO DO UNIVERSO QUE APARECEU COMO O NOVO GAORED. Exibido originalmente em 11 de maio de 2025, “Demon, Roar!!” é o décimo segundo episódio de “No.1 Sentai Gozyuger” e nos traz mais detalhes de uma trama iniciada no episódio anterior, e ainda que a história de Gaia seja muito bem finalizada, eu confesso que sentirei falta dele… mesmo em pouco tempo, eu pareço ter me afeiçoado tanto ao personagem! Mas sei que “Gozyuger” precisa abrir espaço para os próximos Guerreiros do Universo que ainda aparecerão, conforme segue essa homenagem aos 50 anos de “Super Sentai”. Atualmente, estou me perguntando se há espaço para um membro extra na equipe desse ano!

Gaia, o Guerreiro do Universo com o uniforme de GaoRed que conhecemos no episódio anterior, tem uma história triste a resolver: Luna, sua parceira e sua noiva, foi levada por uma criatura maligna de um chifre só, e precisa ser salva de alguma maneira. Quando aconteceu, Gaia e Luna trabalhavam juntos para proteger espécies ameaçadas de extinção – ele como protetor da fauna, ela como veterinária –, e Luna caiu de um penhasco e foi levada por essa criatura. No-Ones só são capazes de se materializar nesse mundo ao se fundir com humanos e descobrimos que Luna está morta desde o momento em que isso aconteceu. Inicialmente, eu questionei e achei que haveria alguma reviravolta, alguma maneira de trazer a Luna de volta à vida…

Mas não. Ela está morta mesmo.

No fundo, Gaia sabe disso. O que antes entendíamos como uma vontade imensa de libertar Luna daquela fera e como incredulidade na veracidade de sua morte, agora entendemos, com a ajuda de Rikuo, como um anseio pela morte. Rikuo, com sua audição apurada, consegue “ouvir” esse anseio, e ele e Gaia compartilham uma cena bonita na qual todas as muralhas de Gaia são derrubadas e o vemos mais sincero do que nunca… Gaia sabe que não existe retorno para Luna, então ele quer se juntar a ela, e parte disso é motivado por sua culpa, porque ele se sente responsável por sua morte naquele dia. Enquanto ele fala isso, ele chora. Aquela imagem de Luna que aparece através do No-One e que de fato parece odiar Gaia, no entanto, não pode ser ela…

Não ela de verdade…

É fácil, para Gaia, acreditar nas coisas que aquele “avatar” está dizendo com o rosto transfigurado de Luna, porque ele acredita naquelas coisas, mas as falas não refletem de verdade os sentimentos de Luna a seu respeito. Ele aceitou o seu destino… mas Rikuo está ali para impedir que ele se entregue de verdade. Através da música que representava tanto para Luna, Rikuo consegue mostrar para Gaia que Luna está lá dentro, esperando por ele e por sua música, e os dois se unem juntos à canção: Rikuo com a voz, Gaia com a flauta. É uma cena surpreendentemente bonita que nos mostra que aquela não é uma batalha normal, mas um resgate de Luna, porque o No-One, já gigante, parece quase impossibilitado de entrar em uma batalha…

Pelo menos por um tempo.

Eventualmente, o No-One quer lutar, e Rikuo e Gaia precisam entrar nessa luta com ele. Assim, temos o Tega Sword Azul lutando ao lado do GaoKing, que é trazido de volta à vida para ajudar Gaia nessa batalha, e o foco da cena não é a luta em si… Gaia acaba dentro do No-One, podendo falar diretamente com Luna, e ali vemos a VERDADEIRA Luna, a Luna que vê Gaia, que o entende, que o perdoa e que quer que ele siga vivendo… aquela cena lá dentro do monstro é uma prova e uma jura de amor, que termina em despedida – mas que também acaba, de uma vez por todas, com a mágoa e a culpa. É um adeus temporário que permite que Gaia siga em frente e, como ela pediu, viva. Antes de partir, Gaia deixa seu Anel Sentai com Rikuo…

Ele não precisará mais dele.

 

Para mais episódios de “No.1 Sentai Gozyuger”, clique aqui.

 

Comentários