Friends 3x17 – The One without the Ski Trip

“Look what you’re doing to Chandler!”

Exibido originalmente em 06 de março de 1997, “The One without the Ski Trip” é o décimo sétimo episódio da terceira temporada de “Friends” e lida com um problema que, no fundo, todos sabiam que estava por vir enquanto estavam escondidos dentro do quarto de Monica, ouvindo a discussão de Ross e Rachel: se eles não fazem as pazes, como ficam as coisas para todos eles? Não há como fazer as pazes agora… Ross errou, Rachel está certa em estar brava, mas que a situação é complicada para os demais, isso com certeza. Afinal de contas, os seis sempre foram muito amigos e sempre fizeram as coisas juntos, e agora Ross e Rachel não podem estar no mesmo cômodo sem começar a gritar um com o outro – não podem nem tomar café no Central Perk!

Monica, Phoebe, Chandler e Joey precisam, agora, dividir a atenção entre os dois, dar prioridade a quem os tiver convidado para as coisas primeiro, e tentar se manter afastados das brigas e não se envolver, porque eles não têm nada a ver com isso… enquanto todos têm alguma dificuldade com a nova dinâmica problemática do grupo, Chandler é quem lida pior com a situação, provavelmente, porque ele sente como se estivesse revivendo a separação dos seus pais, com as brigas constantes, a incapacidade de estar no mesmo recinto e a pressão para “escolher um lado”. Inclusive, Chandler volta a fumar, algo que já foi tema de outro episódio de “Friends”, e que faz todo o sentido retornar agora, com o Chandler sob tanta pressão – e ele é o melhor personagem do episódio.

Quando Rachel convida os amigos para um desfile que vai acontecer – e no qual o Joey tem muito interesse, por causa das modelos de lingerie e salto alto –, todos declinam o seu convite porque já se comprometeram em ir à casa do Ross naquela quinta-feira à noite, e agora as coisas terão que ser assim… essas são as novas “regras”. Então, Rachel retorna pouco depois para convidá-los para passar o fim de semana com ela para esquiar na casa da irmã, e fica contente com o fato de que, dessa vez, ela os convidou antes. Sem ter com quem passar o fim de semana, então, Ross acaba tentando se enfiar na casa da Carol, com direito a estragar um jantar de aniversário que ela tinha preparado para a Susan, enquanto tenta fazê-la ouvir sua história à sua maneira.

A viagem para esquiar, por sua vez, é um grande e gelado desastre… primeiro, quando o Chandler fica pressionando a Phoebe para parar o carro para ele poder fumar e o Joey diz que precisa ir ao banheiro, a Rachel fecha a porta do carro com as chaves para dentro, o que poderia deixá-los presos ali sabe-se lá até quando – e isso não acontece, por enquanto, porque o Joey garante que pode abrir o carro com o arame do sutiã de uma das garotas, E ELE REALMENTE CONSEGUE! Mas eles ficam presos ali de qualquer maneira, porque o carro está sem gasolina. Eu ficaria irritadíssimo se eu estivesse lá, é verdade, mas, como espectador, EU DOU BOAS GARGALHADAS com a reação da Phoebe ao carro parando e ela dizendo que “isso já aconteceu antes”.

É MUITO BOM!

O problema é que não tem nenhum posto de gasolina por perto, nenhum carro passa naquela estrada durante todo o tempo em que eles estão ali e a polícia não vai ajudar porque eles não sabem dizer exatamente onde estão… a única alternativa que eles têm é o Ross – Rachel é veementemente contra pedir a ajuda de Ross, mas Phoebe e Monica ligam para ele às escondidas, porque, de um jeito ou de outro, eles precisam sair dali… e isso gera toda aquela sequência que é mais desconfortável do que engraçada, com o Ross e a Rachel brigando assim que se veem, e os dois tentando envolver os amigos no meio da discussão deles, mas algumas coisas são acertadas ali: eles não podem ficar fazendo isso, não se eles não quiserem que aquele grupo se separe para sempre.

No fim, acho que é um episódio importantíssimo!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários