Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 16) – Influenciadora Digital



A profissão do futuro.
Uma edição de qualidade bastante duvidosa. Eu entendo o tema e acho que falar sobre YouTubers e “influenciadores digitais” é algo extremamente atual e que precisa ser falado, mas um tema bastante similar já foi tratado na 1ª Fase com “Surge uma Estrela”, uma história em duas partes que tratou do assunto com muito mais credibilidade e competência. Em “Influenciadora Digital”, tudo só parece jogado abruptamente, sem desenvolvimento do roteiro, sem que pareça crível… é apenas uma aula didática a respeito da necessidade de termos responsabilidade com o assunto, mas definitivamente não funciona como história. Acostumamo-nos, infelizmente, com roteiros abaixo da média desde a estreia da segunda fase da “Turma da Mônica Jovem”, e depois de “Portal das Trevas”, que foram as MELHORES EDIÇÕES em muito tempo de revista, é realmente bem difícil engolir uma edição fraca como “Influenciadora Digital”.
Lamentável.
Aqui, Mônica fica famosa depois de salvar uma garotinha de um acidente em um kartódromo, talvez um pouquinho baseado em “Premonição 4” ou algo assim. Depois que o vídeo da ação heroica da garota vai parar na internet e viraliza, todo mundo está em busca da Mônica para entrevistas, e as coisas começam a sair de controle depressa, com Mônica ganhando fama nacional e chamando a atenção de um empresário, o Sr. Evandro, que vem falar com ela e com seus pais sobre a possibilidade de ela se tornar uma “influenciadora digital”, a profissão do futuro… ou do presente. O principal problema da edição é a falta de cuidado com a verossimilhança, e então tudo é rápido e forçado. Interessante notar que, em “Portal das Trevas”, tínhamos uma história com o sobrenatural e outras dimensões, e ela pareceu muito mais palatável e real que essa.
Tudo está no desenvolvimento do roteiro!
Então, Mônica começa a trabalhar demais, está sempre cansada, afasta-se dos amigos, e a Magali comenta que “deve ser assim mesmo”, o que é um comentário que já prejudica toda a proposta da edição, tendo em vista que a Magali deveria SABER como as coisas são, já que ela também já passou por isso quando virou uma das Star Stars. Distante dos amigos, Mônica começa a viver e a propagar uma farsa, falando de viagens que nunca vez, sobre gostar de fazer coisas que não gosta de fazer, usando roupas que não tem nada a ver com ela, e apresentando “melhores amigos” que nunca conheceu antes! Então o empresário decide que ela precisa de um “namorado novo”, um “namorado famoso”, e inventa a história de seu namoro com Lukaz, um cantor de pop do momento. Cebola, então, tem a ideia de um “Plano Infalível”: tornar Mônica impopular para que Evandro mesmo cancele o contrato.
Mas como todo Plano Infalível do Cebola… ele falha.
Mônica começa a dizer o que realmente pensa, até fala mal de um produto que a estava patrocinando, e ISSO A DEIXA AINDA MAIS FAMOSA. As pessoas admiram a sua sinceridade, e sua popularidade aumenta estrondosamente. Então, o Sr. Evandro decide lançar uma “biografia” da Mônica, inventada por uma pessoa que nunca nem falou com ela, mas como a Mônica está determinada a cancelar o contrato de qualquer maneira, o Sr. Evandro tem um plano maluco: O DE MATAR A MÔNICA. Eu não duvido de nada disso nesse meio, mas ainda assim, como toda a edição, parece forçado. É o Xaveco, com seu novo drone, que descobre o plano quando o empresário vai buscar o livro intitulado “Biografia Póstuma de Mônica”. Então, ele corre desesperado até os amigos para avisá-los de que a Mônica pode estar correndo risco de vida!
Então, na parte final da edição zoada, o Sr. Evandro planeja matar tanto a Mônica quanto o Lukaz em um “acidente” na inauguração de um Shopping, com um show em um palco suspenso que não parece lá muito seguro, especialmente quando o palco é controlado por um guindaste do lado de fora, pelo próprio Evandro. O lance de acidente no shopping com gente famosa me fez pensar em “Cabeça de Vento”, da Meg Cabot, mas eu não acho que isso venha ao caso agora… de todo modo, com os meninos do lado de fora impedindo o Sr. Evandro, o acidente do lado de dentro do shopping acaba sendo menos grave do que poderia ter sido, embora o Lukaz acabe fraturado no hospital. De todo modo, agora Mônica está livre do contrato, Evandro vai ser preso e pagar por todos os crimes que cometeu, e se a garota ainda quiser ser uma “influenciadora digital”…
…bem, vai ser da sua própria maneira!

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários