MacGyver 2x23 – MacGyver + MacGyver



“I cannot work with someone I don’t trust, so I quit”
Derrubando teorias por terra de quem achava que Richard Dean Anderson apareceria interpretando o pai de Angus MacGyver (eu, inclusive), o episódio final da segunda temporada de “MacGyver” realmente traz o pai de Mac à cena, e com ele algumas revelações importantes, dentre elas não apenas o lugar onde James MacGyver estava e o porquê de ele ter abandonado o filho, mas coisas que envolveram a Matty e que me comoveram. Por fim, um final deveras surpreendente, pelo qual eu não estava esperando, não depois de tudo o que tínhamos passado. Acho que a relação entre James e Angus MacGyver ainda deve ser um dos pilares da próxima temporada, mas eu gostei de como as coisas não foram “fantasiosas” ao longo desse Season Finale. Aqui, James MacGyver aparece como um ser humano real e repleto de falhas, e é um pouco difícil gostar dele.
Senti isso no começo, achei que minha opinião mudaria eventualmente…
…mas ainda não mudou.
Angus MacGyver começa o episódio confrontando Matty a respeito do dossiê que ela tem de seu pai, da época da CIA, e exige respostas: “You lied to my face. And now you will tell me why”. Matty, no entanto, como uma ótima agente da CIA, se recusa a responder qualquer pergunta de Mac, a “confirmar ou negar qualquer informação”, e então Mac faz algo surpreendente: PEDE DEMISSÃO, com aquela poderosa fala de “I cannot work with someone I don’t trust, so I quit”. Matty, no entanto, diz que não pode aceitar sua demissão ela mesma, por isso o manda falar com o “Oversight”, que é quem aparentemente está acima dela de alguma maneira, e Matty criou toda essa teoria de que “ele só pode se demitir pessoalmente” para mandá-lo até o lugar onde ele descobririam que o “Oversight”, que manda na Phoenix Foundation, é o próprio James MacGyver.
O impacto foi forte… a decepção maior ainda. Foi com certo choque que vimos Mac descobrir a verdade sobre seu pai, mas mais do que o choque veio a sensação de que fomos traídos, e a sensação de que o pai de Mac é um grande insensível que o deixou sofrer por anos sem necessidade. O pai, AUSENTE durante todo esse tempo, sempre foi o seu chefe, e a verdade é que ele parece bem chato. Li suas primeiras cenas de um modo bem peculiar: ele se assemelha ao Angus, de algum modo, tanto na forma de pensar em bugigangas como na forma de falar, mas ele não tem o lado mais humano do filho, e em contrapartida só parece absurdamente FRIO e DISTANTE. Angus, no entanto, não está disposto a aceitar qualquer coisa enquanto não tenha respostas… quem são essas pessoas que estão atrás dele para matá-lo, por exemplo, e por que eles estão fugindo?
Assim, Angus e Jack acabam envolvidos em uma MISSÃO com James MacGyver, e eu achei revoltante como ele disse “I was never really gone, son”, insistindo no fato de tê-lo observado ao longo desses anos, de tê-lo manipulado para que ele se juntasse a Jack no Afeganistão, por exemplo, e o contratando para a Phoenix Foundation, mas a verdade é que MAC ESTEVE SOZINHO ESSE TEMPO TODO, SIM! James pode dizer o que quiser, mas essa presença remota não anula sua ausência. No caso da semana, ele está em busca de Jonah Walsh, basicamente seu “Jack Dalton”, porque quem outrora fora um dos melhores agentes deles, agora é um dos piores inimigos da Phoenix Foundation, e é como Jack diz a Mac: “So, basically, this is like you hunting for me”. Enquanto eles estão em campo, a Phoenix Foundation ganha um novo integrante: LEANNA.
Quando questionado a respeito do porquê de ter abandonado Angus, James enrola dizendo que queria “protegê-lo” de perigos como o Murdoc, que foi atrás de pessoas com quem Mac se importava, mas sinceramente isso não pareceu tão forte em sua fala. Sabíamos que tínhamos algo off, e demoramos para voltar a isso, porque a trama da semana se desenvolve, numa junção de “Capitão América” com “Resident Evil”, com um soro para fazer “super-soldados” cujos efeitos colaterais incluem superforça e violência acentuada. A expectativa do cartel é que James MacGyver ajude-os a terminar a fabricação da droga KX7, e se ele se recusar a fazê-lo, eles matarão Angus ali na sua frente… James sabe, no entanto, que eles planejam matá-lo de todo modo, portanto eles precisam fazer alguma coisa a respeito disso, e os dois SÃO MACGYVER JUNTOS!
\o/
“So, what’s next?”
“Haven't really figured that one out, yet”
“Man, that is really annoying. I got to stop doing that to people”
Aqui, quando eles colocam fogo no lugar como parte do novo plano, Angus pergunta novamente ao pai: “Why?”, e dessa vez o pai é sincero, mas a sua explicação fez com que eu o desprezasse e que ignorasse qualquer indício de começar a gostar dele que eu pudesse estar apresentando. Sua explicação, extremamente egoísta e imatura, diz que “estava tentando proteger MacGyver”, mas não de “pessoas perigosas”, como disse antes, mas dele mesmo, porque a morte da esposa o mudou, e Angus o fazia lembrar-se da mulher, e então ele ficava bravo… ao menos o nosso amado Mac responde à altura, pergunta se ele está dizendo, agora, “que a culpa é dele”, e eu adorei como ele DESTRÓI o pai ao dizer que ele também perdeu a mãe, e era só uma criança, QUE PRECISAVA DO PAI. Ele disse tudo o que realmente precisava ser dito!
Sobre as pistas para encontrá-lo, Mac descobre que nunca foi James quem as enviou, e então OS MOMENTOS MAIS LINDOS. Mac aprende que não devia estar buscando seu pai quando a única família que importa estava o tempo todo com ele, e ele vai até Matty, sabendo que só pode ter sido ela a mandá-lo aquelas coisas: “Thank you, Matty. The watch, the dossier... all the bread crumbs. I know it was you. You couldn't tell me the truth about my father without violating your oath and any number of laws, so you gave me the tools to find him myself. You took an enormous personal risk... because you care about me”. QUE COISA MAIS LINDA. Ela não pode “confirmar nem negar nada”, mas o Mac a abraçando e o sorriso dela, ao retribuir o abraço, meio sem jeito… TEM COMO AMAR MAIS A MATTY?! Mas a surpresa vem a seguir: Mac mantém sua decisão de se demitir, não por causa de Matty, mas por causa do pai, e diz a ele:

“I'm really glad I found you, and that we were able to talk about... things that haven't made sense to me over the years. And as for me working here, I'll tell you the same thing I told Matty. I can't work with someone I don't trust. I'm sorry, Dad, but I can't work for you”

Então Mac se demite da Phoenix Foundation…
…e caminha prédio afora!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários

  1. Vai ver o Richard Dean Anderson não quis participar. Mas fiquei muito CHATEADO por não ser o MacGyver verdadeiro. Acho que nem vou continuar assistindo ao seriado.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu não gostei justamente porque o Richard Dean Anderson não apareceu no final.

    ResponderExcluir

Postar um comentário